Globo lança dois canais de TV em outubro em Portugal

 

Da Redação Com Lusa

A rede brasileira de televisão lançou no final de setembro, no serviço digital da TV Cabo (empresa do grupo Portugal Telecom), a TV Globo Portugal, um canal pago voltado ao entretenimento familiar. “É a primeira vez que uma grade de programação é feita para um país”, afirmou o diretor de Distribuição Internacional da emissora, Marcelo Spínola. Nos mais de cem países onde a rede brasileira está presente, é exibida apenas a TV Globo Internacional.

A Rede Globo e a portuguesa TV Cabo anunciaram o lançamento dois canais: a TV Globo Portugal e a emissora especializada em futebol brasileiro PFC. As duas estações serão integradas na TV Cabo como canais Premium – para ter acesso ao sinal das duas emissoras é necessário pagar uma mensalidade suplementar, segundo fonte da operadora portuguesa.

Numa fase promocional, o sinal dos canais vai estar em aberto no primeiro mês de emissão para todos os clientes digitais da TV Cabo. Eles serão comercializados por 10 euros mensais (R$ 26,10) cada e em pacote por 15 euros (R$ 39,15).

A TV Globo Portugal vai apostar numa programação diversificada, voltada para o entretenimento familiar, com destaque para talk-shows, minisséries, novelas, programas infantis e documentários. Já o canal PFC – Premiere Futebol Clube vai transmitir, com exclusividade e ao vivo, todos os jogos das principais séries (A e B) do Campeonato Brasileiro, bem como a Copa do Brasil e os duelos dos campeonatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A apresentação desses dois projetos aconteceu na quarta-feira, 26 de setembro, num evento realizado na Estação do Rossio, em Lisboa.

Programação Específica O novo canal corresponde a uma programação totalmente adaptada aos hábitos do público local, na primeira iniciativa deste gênero da emissora brasileira. “É estratégico para a Rede Globo estar em Portugal”, disse o responsável, justificando a aposta com os laços históricos, mas também com cada vez mais freqüentes ligações empresariais entre os dois países.

Durante três meses a Globo em parceria com a TV Cabo realizou estudos avaliando os hábitos e os gostos televisivos dos assinantes da operadora. “Foi analisado um universo bastante representativo que permitiu ter uma radiografia muito ampla dos gostos, ver que tipo de programação e de horários preferiam”, explicou Spínola. “A TV Globo Portugal vai ter uma programação diversificada, de qualidade e de perfil internacional”, adiantou destacando que a estação vai combinar programas da TV Globo, alguns inéditos em Portugal, com os grandes sucessos do canal GNT, que deixou de ser distribuído em Portugal em abril de 2006.

Com o lançamento destes canais, a TV Cabo passa a oferecer um total de 94 canais (69 canais base, 12 canais Premium e 13 canais rádio), um número que em breve será aumentado. A operadora da PT Multimédia divulgou este mês que quer ultrapassar os cem canais de televisão até ao final do ano, tendo já anunciado o lançamento do canal de cinema e séries Mov + e dos canais da rede internacional Fox, FX e Fox Crime.

Deixe uma resposta