Fátima inaugura maior igreja de Portugal

 

Mundo Lusíada

Pool/Paulo Novais/Lusa

Vista geral da cerimônia de inauguração da Igreja da Santíssima Virgem, 12 de Outubro de 2007, em Fátima.

No Dia de Nossa Senhora, 12 de Outubro, peregrinos de todo mundo lotaram o Santuário de Fátima, em Portugal, neste ano que marca os 90 anos da primeira aparição da Virgem Maria aos 3 pastorinhos.

Nesta sexta-feira, com previsão da presença de 250 mil peregrinos, foi inaugurada a maior igreja de Portugal e a quarta maior no mundo, com 125 metros de diâmetro, uma altura média de 15 metros, e capacidade para quase 9 mil lugares sentados.

O projeto do arquiteto greco-ortodoxo, Alexandros Tombazis, é o maior templo religioso fechado no país, com uma capacidade de 8.760 cadeiras.

Na sua estrutura circular com base na doutrina de João Paulo II, os fiéis ficam num plano elevado, em frente ao grande palco central, com nenhuma coluna impedindo a visão do altar.

No altar, um mural de 500 metros com mosaicos de ouro, feito pelo artista esloveno Marko Ivan Rupnik, e ao centro um crucifixo de 7,5 metros em bronze. A obra constitui também três capelas com capacidade para 300 pessoas e 44 confessionários.

O Cardeal Secretário, Tarcisio Berto, enviado do Papa a Fátima, presidiu a cerimônia de inauguração da nova igreja da Santíssima Trindade. A inauguração da nova casa foi seguida da celebração de 12 missas em oito línguas: inglês, italiano, português, francês, espanhol, alemão, holandês e polonês.

90 Anos O enviado do Papa Bento XVI à Portugal, cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, participou das celebrações dos 90 anos da última aparição de Nossa Senhora, em Fátima.

Em 13 de outubro, ele presidiu a missa, no Santuário mariano, pregando para os milhares de fiéis presentes.

Segundo informações do Rádio Vaticano, o Cardeal Bertone salientou os sinais divinos no local mas afirmou que Fátima não é representada apenas por isso, mas por gestos de conversão, emenda, arrependimento e reparação dos pecados.

De acordo com Cardeal Bertone, a Virgem Maria não pediu veneração mas afirmou que "do Oriente ao Ocidente, o amor ao Coração Imaculado de Maria conquistou um lugar nos corações de todos os povos".

Deixe uma resposta