Estrangeiros a viver em Portugal ultrapassam os 500 mil pela primeira vez

Da Redação
Com Lusa

Os estrangeiros a residir em Portugal ultrapassaram os 500 mil no ano passado, o que aconteceu “pela primeira vez na história” do país, segundo anunciou no parlamento o ministro da Administração Interna.

“Os dados preliminares levam a dizer que em 2019, pela primeira vez na nossa história, é ultrapassada a barreira do meio milhão de cidadãos estrangeiros a residir em Portugal”, disse Eduardo Cabrita no âmbito da discussão na especialidade, na Assembleia da República, do Orçamento do Estado para 2020.

Segundo o ministro, residiam em Portugal 580 mil cidadãos estrangeiros no final do ano passado e, em 2018, esse número era situava-se nos 490 mil.

O governante frisou também que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) passou de 35 mil para 135 mil novas autorizações de residência, comparando 2015 a 2019.

O ministro da Administração Interna avançou que está previsto no Orçamento do Estado para 2020 o aumento da validade dos títulos de residência, passando os títulos iniciais de um para dois anos e as renovações de dois para três anos.

Eduardo Cabrita disse ainda que Portugal pretende desenvolver acordos de imigração legal, que passam designadamente pelo alargamento da rede do SEF.

Ano passado

Já no Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo (RIFA) de 2018, divulgado no ano passado, o número de estrangeiros a residir em Portugal subia pelo terceiro ano consecutivo, sendo os cidadãos oriundos de Itália os que mais aumentaram ao registrarem um acréscimo de 45,9% face a 2017, com mais de 18 mil os italianos a viver no país.

No entanto, os brasileiros continuavam a ser a maior comunidade estrangeira residente no país, em 2018 com mais de 105 mil cidadãos, representando mais de um quinto do total, valor mais elevado desde 2012, e em 2018 registrando um aumento de 23,4% em relação a 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend