Elétrico descarrilha em Lisboa, feridos estão “conscientes”

Da Redação
Com Lusa

Um elétrico descarrilhou nesta sexta-feira na rua São Domingos na Lapa, em Lisboa, provocando feridos, mas que já foram resgatados e estão “conscientes”, segundo fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros da capital.

As autoridades conseguiram desencarcerar todas as vítimas do descarrilamento do elétrico da carreira 25, em Lisboa, que provocou 28 feridos ligeiros, segundo o balanço dos bombeiros feito no local.

O número estimado de pessoas transportadas pelo elétrico na altura do acidente era de entre 25 e 30, uma vez que o veículo estava cheio. Entre as vítimas, segundo apurou a TSF, estão 20 portugueses, cinco norte-americanos entre eles duas crianças, além de um chinês, um filipino e um guineense.

O descarrilamento ocorreu no cruzamento da Rua São Domingos à Lapa com a Rua Garcia de Orta, cerca das 18:00 (horário local). Inicialmente, as autoridades indicaram tratar-se do elétrico 28, mas o veículo pertence à carreira 25 (Campo de Ourique – Praça da Figueira).

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tinha no local três viaturas médicas, três ambulâncias, uma mota de emergência e uma ambulância de suporte imediato de vida.

“Há vários feridos no interior, mas ainda se está a avaliar a gravidade dos ferimentos”, indicou, pouco depois das 18:30, acrescentando haver desencarceramentos em curso.

Fonte dos Sapadores Bombeiros de Lisboa disse que o elétrico está “bastante danificado” e especificou que o regimento mobilizou para o local 25 operacionais e seis viaturas.

A página da Proteção Civil na internet referia um total de 64 operacionais e 24 veículos envolvidos nas operações.

Resposta rápida

O Presidente português enalteceu a capacidade de resposta “imediata e muito eficiente” ao acidente em Lisboa, considerando que se trata de uma “situação muito difícil”.

“Felizmente houve uma capacidade de resposta imediata e muito eficiente e o número de pessoas que já foi resgatado é muito superior àqueles que falta desencarcerar”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou ao local cerca de uma hora depois de o acidente ter acontecido.

Em declarações transmitidas pelas televisões, o Presidente da República disse ainda que é de “louvar” o “modo muito cuidadoso” como as operações de socorro decorreram.

A empresa rodoviária Carris informou que vai abrir um “inquérito minucioso” para apurar quais as razões que levaram ao descarrilamento do elétrico. O presidente da empresa, Tiago Farias afirmou que “a Carris lamenta profundamente o que aconteceu” e destacou que “a preocupação inicial foram as pessoas e todo o seu acompanhamento”.

Sobre outros acidentes que tenham ocorrido naquela rua, envolvendo veículos deste tipo, Tiago Faria afirmou que “nos anos” em que está à frente da Carris “nunca aconteceu um acidente desta matéria” na região.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: