Eleitas as "7 Maravilhas de Portugal"

No sábado, 07/07/2007, a cerimônia que antecedeu o anúncio internacional das Novas Maravilhas do Mundo, em Lisboa, anunciou os monumentos escolhidos pelos portugueses como as 7 Maravilhas de Portugal.

António Cotrim/Lusa

Show de fogos no encerramento da cerimônia oficial da declaração das 7 Maravilhas do Mundo em Lisboa, 7 Julho de 2007

São eles a Torre de Belém, mosteiros dos Jerónimos, de Alcobaça e da Batalha, o Palácio da Pena e os castelos de Guimarães e Óbidos.

A cerimônia contou com a presença da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, além do primeiro-ministro José Sócrates, o presidente português Cavaco Silva, e o presidente da Assembléia da República, Jaime Gama.

Um evento grandioso no gramado do Benfica, que contou com fogos de artifício, um palco dinâmico de 10 mil metros2, e muita animação num dos shows mais esperados da noite, de Jennifer Lopez.

Além dela, participaram da cerimônia personalidades nacionais e internacionais da música, do cinema e esporte como Cristiano Ronaldo, e ainda a fadista Dulce Pontes, a americana Chaka Khan, o italiano Alessandro Safina, o tenor espanhol José Carreras e o dançarino Joaquín Cortés. Além dos artistas José Carreras, Mariza, Camané, Rui Veloso e Carlos do Carmo.

Antes do anúncio dos eleitos, os espectadores assistiram a um filme promocional sobre a história, a paisagem e a arquitetura de Portugal. Em outro vídeo, foi mostrado pontos de maior animação cultural e noturna de Lisboa, um Portugal moderno e o litoral do continente e das ilhas.  

Miguel A.Lopes/Lusa

A portuguesa, Dulce Pontes na chegada da cerimônia em Lisboa, Portugal. 07 Julho de 2007

Os demais candidatos a Maravilhas de Portugal foram: Castelo de Almourol, Convento de Cristo Tomar, Convento e Basílica de Mafra, Templo Romano de Évora, Castelo de Marvão, Fortaleza de Sagres, Fortificações de Monsaraz, Igreja de São Francisco (Porto), Igreja e Torre dos Clérigos (Porto), Universidade de Coimbra, Paço Ducal de Vila Viçosa, Palácio de Mateus, Palácio Nacional de Queluz, Ruínas de Conímbriga.  

40 mil pessoas O Estádio da Luz recebeu mais de 40 mil pessoas para assistir o anúncio das novas 7 Maravilhas do Mundo.

O espetáculo custou cerca de 12 milhões de euros e foi acompanhado por 1,6 milhões de telespectadores, em 170 países. A votação popular aconteceu através da internet, mensagens SMS, ou ligações telefônicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend