Casa de Portugal de São Paulo distingui Google Brasil

Em 13 de junho, data em que o poeta completou 123 anos, o Google fez uma homenagem a Fernando Pessoa na sua página inicial disponível para todo o mundo.

Por Luis Almeida

O presidente da Casa de Portugal de São Paulo, Julio Rodrigues, distinguiu o Google Brasil com a medalha “Comendador Pereira Queiroz”. A homenagem ocorreu na sede da entidade, no bairro da Liberdade, na capital paulista, durante o tradicional “Almoço das Quintas”, realizado semanalmente há quase 70 anos.

O Google foi representado por Felix Ximenes, diretor de comunicação da empresa no Brasil. “No Google, gostamos de usar o nosso logo, uma das marcas mais valiosas do mundo, para homenagear grandes figuras da humanidade, que com sua obra têm contribuído para fazer um mundo melhor. Um mundo mais humano, com mais conhecimento e arte”, lembra Felix Ximenes.

O presidente da Casa de Portugal, que preside também o Banco Banif no Brasil, confessou-se surpreso quando recebeu a informação através de sua assessoria de que o Google havia destacado uma homenagem ao poeta Fernando Pessoa na sua página inicial. “A princípio imaginei que esta homenagem ao grande poeta português Fernando Pessoa estivesse disponível apenas em países de língua portuguesa, mas não, foi para todo o planeta”, comentou Julio Rodrigues.

“Fernando Pessoa foi um desses artistas iluminados, que posicionam a língua e a cultura portuguesa lado a lado com as grandes obras literárias do mundo e portanto merece uma homenagem igualmente global. O logo em homenagem ao Fernando Pessoa esteve visível não só para os usuários do Google em Portugal e no Brasil, mas também para os usuários no mundo inteiro”, disse o responsável de comunicação do Google Brasil, em comunicado.

Segundo Dr. Julio Rodrigues, a homenagem foi imediatamente solicitada ao site “que promoveu de modo incomensurável um pouco da cultura lusófona, propagada em milhares de páginas de informação e, consequentemente dando acesso a milhões de internautas. Tudo isso, em poucas horas do último dia 13 de junho, data em que o poeta completou 123 anos, comprovando, através da sua obra, estar cada vez mais vivo entre nós, perpetuada por homenagens como esta do Google”, disse o presidente da Casa de Portugal de São Paulo.

Na ocasião a fadista Glória de Lourdes prestou uma homenagem ao poeta Fernando Pessoa com a apresentação cantada do poema “Mar Português”.

O ex-jogador Palhinha, campeão mundial pelo São Paulo Futebol Clube e 1992, esteve prestigiando ao evento como convidado especial da presidência da Casa de Portugal que já sinalizou uma homenagem ao craque. “Palhinha é um exemplo de pessoa, nota-se, pela sua humildade, pela disciplina de vida, mantendo visivelmente sua forma física e comportamento social, relevantes aos 43 anos. Apesar de nunca ter atuado pela minha Portuguesa, a Casa de Portugal reconhece seu valor e, brevemente nossa homenagem será feita ao campeão do mundo, sem falarmos das dezenas de títulos conquistados”, disse Julio Rodrigues.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: