Carnaval em Portugal

Em Portugal, as festas de Carnaval aconteceram em diversas vilas e cidades de todo o país, entre sábado e terça-feira, com atrações que abrangeram desfiles de máscaras, bonecos com a caricatura de políticos portugueses, desfiles de trajes tradicionais, blocos de palhaços e homens vestidos de mulheres, até espetáculos de raios a laser e efeitos luminosos. Confira como foi o Carnaval em algumas cidades portuguesas. Mealhada: Carnaval com galã de novela

Considerado um dos mais brasileiros entre os carnavais de Portugal, o Carnaval da cidade de Mealhada (centro de Portugal) contou com um galã português de novelas brasileiras. O ator Ricardo Pereira, que participou das novelas “Como uma Onda” (Rede Globo) e “Prova de Amor” (Rede Record) foi o Rei do Carnaval neste ano. 

Luis Forra/Lusa

Carro alegórico do Carnaval de Loule.

Tendo o samba como principal atrativo, a festa de Mealhada contou com 30 carros alegóricos, 2 mil figurantes, 6 escolas de samba, um grupo de percussão e um grupo de crítica social. Em todo o país, milhares de foliões saíram às ruas entre sábado e terça-feira, na esperança de que a chuva não estragasse a festa. Em Torres Vedras (região de Lisboa) as festas noturnas e os desfiles de domingo e terça-feira, com os tradicionais carros alegóricos, mantiveram a tradição portuguesa, abertos à espontaneidade e à crítica e sátira social.

O desfile do Carnaval de Ovar (litoral-norte), no domingo, envolveu cerca de dois mil participantes, 70 carros alegóricos, 20 blocos e quatro escolas de samba. A cidade vizinha de Estarreja apostou este ano em personalidades que estão nas televisões portuguesas, para um desfile com mais de mil figurantes, distribuídos por 11 blocos e quatro escolas de samba.

Em Viseu, o Carnaval de Cabanas de Viriato apresentou mais uma vez a peculiar “dança dos cus” (em português brasileiro, algo como “dança dos bumbuns”), reunindo milhares de pessoas. Madeira: Blocos levam milhares às ruas

Milhares de pessoas assistiram no sábado de Carnaval ao desfile do cortejo alegórico com 1,5 mil figurantes e sete grupos, que é uma das propostas do programa oficial de Carnaval do Funchal (capital da região portuguesa da Madeira).

A programação teve início na sexta-feira, com música de Carnaval na baixa da cidade, associada à cor proporcionada pelas iluminações e decorações, e terminou na terça-feira com o denominado “cortejo trapalhão” e um espetáculo na praça do município.

O grande desfile carnavalesco percorreu as principais avenidas do Funchal, tendo sido os “Veteranos da Folia” o primeiro grupo a desfilar, com cerca de 150 figurantes. O bloco desenvolveu o tema “a folia do rock”, baseando toda a sua atuação no filme “Grease”, com John Travolta, Elvis Presley e Frank Sinatra.

 

Luis Forra/Lusa

Carro alegórico, com Eusébio, desfila no corso carnavalesco de Loule.

“Vamos divertir-nos neste inferno” foi a proposta da Associação Fura Samba, um grupo com cerca de 150 pessoas vestidas com 26 fantasias diferentes e que se inspirou no “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente. Na trupe não faltou o diabo, uma figura a cargo da transformista “Bianca”, além de muitas mulheres como representações da sedução e tentação. Seguiram-se os “Cariocas”, que, com uma centena de elementos, que procuraram demonstrar que a riqueza não pode comprar a felicidade, perguntando “Diamantes! Para quê?”. A “Turma do Funil”, com 190 figurantes, convidou a população a participar no seu “Baile de Carnaval”; a Escola de Samba Caneca Furada apresentou o “Circo da Caneca”; e o grupo de João Egídio resolveu apostar na “Magia das Cores”, homenageando vários eventos que se realizam ao longo do ano na Madeira. 

Elvas abre Carnaval luso-espanhol

No sábado de Carnaval, a cidade de Elvas (Alentejo, Portugal) abriu os desfiles de quatro dias de folia. O desfile inicial contou com 1,5 mil figurantes, 13 carros alegóricos e diversos blocos de carnaval espanhol. Esta é a 11ª edição do Carnaval Internacional de Elvas, que contou ainda com mais 2 desfiles, no domingo e na terça-feira, com carros alegóricos e grupos de mascarados alentejanos. Já durante sábado a tarde, os foliões percorreram o centro da cidade, na fronteira com a Espanha, contagiando milhares de portugueses e espanhóis, principalmente de Badajoz e Olivença.

Durante os quatro dias de festejo, Elvas recebeu milhares de visitantes, entre muitos espanhóis. No país vizinho, a tradicional em festejos carnavalescos, Badajoz, também recebeu muitos visitantes, com destaque para o desfile de domingo que marcou o ponto alto do programa.

Deixe uma resposta