Campanha do Agasalho conta com folclore do Rancho PHM

Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada

Fatima Macedo e Justiniano Macedo entregam homenagem do Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello à primeira-dama Lu Alckmin.

Em 06 maio, o Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello foi a atração principal no almoço beneficente em prol da Campanha do Agasalho 2012, no salão de festas da Basílica do Carmo, na Bela Vista,em São Paulo. Oevento foi um almoço fechado para a Secretaria de Transporte do Estado de São Paulo, a qual comprou 370 lugares para o almoço que serviu feijoada. O evento contou com público fechado, incluindo diretores da Artesp e a primeira-dama de São Paulo, Lu Alckmin.

Ao Mundo Lusíada, a primeira-dama Lu Alckmin falou sobre a participação da comunidade portuguesa em mais uma edição da Campanha do Agasalho. “Foi um momento especial principalmente porque começamos com uma missa com o Frei Rothman, é tão importante rezarmos e agradecermos a Deus” disse a primeira-dama mencionando ainda a importância da família. “E a família portuguesa participa com tanto amor desta campanha, que não apenas veste mas dá dignidade às pessoas. Então estou muito feliz, a apresentação das danças portuguesas são tão lindas. Vemos a união de todos, e como sempre digo, peçamos a Deus que Ele esteja sempre presente na nossa vida”.

Lu Alckmin já conhecia a cultura portuguesa. “Encantador, o frei estava me contando do lamento das viúvas que cantam, tem toda uma história das raízes portuguesa. É muito gostoso nós aprendermos um pouco mais dessa cultura”.


Campanha

Roupa boa a gente doa é o mesmo slogan do ano passado, e que foi mantido para este ano já que muitas pessoas atenderam o chamado e fizeram boas doações em 2011. “Nós continuamos com o mesmo tema porque foi um sucesso o ano passado. Chamamos atenção das pessoas para que doassem roupa boa, que não fizesse faxina na sua casa mas que tirasse do seu armário aquela roupa lavada, cheirosa, passada e dividisse com aqueles que mais precisam. E quando eu fui abrir as caixas, a minha surpresa em ver roupas limpas e boas, então a população entendeu o nosso recado. Por essa razão este ano resolvemos continuar com o mesmo slogan”.

A igreja também participou da Campanha do Agasalho, doando algumas peças a crianças, de07 a15 anos, da sua creche. “Depois que atendermos as crianças aqui da creche, sempre sobra, fazemos entrega para outras instituições. Tem que ser uma doação organizada” diz o Frei Rothman de Campos que passa a abrigar neste espaço a comunidade portuguesa.

“Faz um ano que cheguei na Basília do Carmo, na Bela Vista” diz o responsável que é da Ordem dos 3 Carmelitas. Feliz com a presença do Rancho Folclórico na Basílica, o Frei espera que mais pessoas de boa vontade participem da comunidade.

“Há o desafio de ter pessoas dentro da comunidade para assumir serviços, ajudando a comunidade. A colônia portuguesa foi uma benção que apareceu para nós, ela veio para somar, não só espiritualmente mas também no arregaçar as mangas”. Entre as ações está o restauro da Basílica, um patrimônio religioso e cultural, segundo o Frei. “Fico imaginando essa Basílica restaurada e iluminada, como vai transformar a vida e atividade do próprio bairro”.

Segundo Dr. Ivan Agostinho, chefe de Gabinete da Secretaria, que esteve presente juntamente  com o secretário da pasta, Saulo de Abreu Castro, este almoço foi mais uma confraternização da Secretaria de Transportes entre os funcionários. “É uma parceria com o Rancho e com a Basília, e no convite nós solicitamos que as peças doadas fossem para crianças entre 7 e 12 anos que é o maior público da creche da Basílica do Carmo”.

De acordo com Dr. Ivan, esta parceria com o PHM está sendo muito proveitosa desde ano passado. “E ainda é minha origem, então o que depender de mim contaremos com os portugueses até o fim”, diz ele que é descendente de madeirenses, por parte do avô materno. Este ano, além da parceria com doações de grandes empresas, teve uma motivação maior do próprio pessoal da secretaria em doar e arrecadar doações para Campanha do Agasalho 2012.
PHM: Nova vida

Pelo segundo ano consecutivo o Rancho Pedro Homem de Mello promove este almoço beneficente em parceria com a Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo. Segundo o diretor do rancho, Justiniano Macedo, a data deste ano foi escolhida pela primeira-dama Lu Alckmin para que sua presença fosse possível no evento, já que no último ano, ela não conseguiu comparecer no almoço por conta de outros compromissos.

“O Rancho PHM é uma instituição social, não pode ficar alheia ao que acontece na sociedade. Está começando o inverno e as pessoas merecem ser ajudadas, e o Rancho faz este trabalho social com todo o gosto” diz Justiniano afirmando ainda que este é um projeto bom para o grupo, visto que conta com a presença de altos representantes do governo de São Paulo. “É para nós motivo de muito orgulho. Os ranchos folclóricos as vezes são vistos como peso. E não somos peso para ninguém. E quem dança sabe que não pesa, dá um alivio”.

Justiniano é o responsável pelo grupo que manteve este almoço beneficente, independente do local de sua sede. Ao sair do Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Sumaré, onde foi promovido o primeiro almoço em parceria com o Governo do Estado de SP, agora o grupo levou o mesmo evento para a Basílica do Carmo, onde passará a promover seus almoços com folclore português. “É uma parceria que o Rancho Pedro Homem de Mello tem com a Artesp. Agora, espero que não vamos, que fiquemos aqui por longos e longos anos na Basílica do Carmo” diz Macedo citando o convento como fantástico. Suas dependências contam com jardins e azulejos portugueses, o que inspirou o PHM a promover até mesmo uma Noite de Fados por lá.

Segundo ele, os folcloristas se sentiram em casa. “O Frei Rothman nos acolheu muito bem, a comunidade toda nos acolheu bem, nossa proposta de trabalho está sendo bem aceita”.

O próximo evento esteve previsto para dia 27 de maio, com o seu Cozido a Portuguesa, com vendas ao públicoem geral. Diferentedeste evento beneficente que foi fechado para a Secretaria de Transportes e seus funcionários, que custou R$ 45,00 mais um agasalho, e todos atenderam ao apelo da campanha. “Todas as pessoas, além de pagarem pelo convide, foram obrigadas a trazerem uma roupa nova ou em excelentes condições. Isso estava impresso no convite, e ninguém faltou”.

“Nós estávamos felizes com o trabalho no Santuário N.Senhora de Fátima, foi um trabalho de duas décadas. Mas o espaço deixou de existir, acabou sendo locado, e o PHM não tinha mais condições de ficar lá, e nós entendemos. As coisas acontecem e nós fomos muito bem acolhidos aqui na Basílica do Carmo, uma das mais bonitas de São Paulo”.

Veja mais em Galeria de Imagens: Campanha do Agasalho com Folclore do PHM

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: