Autoridades inauguram instalações no complexo hospitalar da Beneficente Portuguesa do Pará

Mundo Lusíada

No dia 13 de maio, começou um novo capítulo na história da Beneficente Portuguesa de Belém do Pará, foi a inauguração dos novos espaços do hospital São João de Deus e da Maternidade D. Luiz I, uma nova maternidade, o pronto atendimento e o centro oftalmológico.

Participaram do momento o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, o Presidente da Beneficente Portuguesa, Alírio Gonçalves, junto à sua diretoria, a vice-cônsul, Maria Fernanda Pinheiro, a deputada estadual, Heloisa Guimarães, deputada federal, Elcione Barbalho, o Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o representante do governo estadual, Bernardo Almeida, e o deputado federal, Joaquim Passarinho.

“A população é quem ganha, pois aqui é uma instituição beneficente, que destina 60% do seu atendimento e serviço para a comunidade que não pode pagar. Isso ajuda a salvar vidas de pessoas que não têm plano de saúde”, destacou o prefeito Rodrigues. De acordo com o prefeito, o complexo hospitalar da Beneficente Portuguesa tem grande importância para cidade. No serviço de maternidade prestado pelo hospital nascem, por mês, cerca de 300 crianças, de mães dos mais diversos perfis.

O presidente do Hospital Beneficente Portuguesa, Alírio Gonçalves, ressaltou o quanto é valioso o convênio entre Prefeitura de Belém e a instituição. “A Beneficente Portuguesa é um hospital de referência ao Sistema Único de Saúde (SUS). E a Prefeitura de Belém está de parabéns por esse importante convênio com o nosso hospital, o que amplia os serviços do sistema municipal de saúde, sempre pensando nos mais necessitados”, destacou.

“Este momento que estou vivendo aqui na Beneficente, com a inauguração dos novos serviços, é o momento mais bonito que já vivi desde que cheguei ao Brasil. Eu sei da importância da prestação de serviços de saúde adequados, com tecnologia, à população, e saber que uma instituição portuguesa oferece isso para Belém, me deixa muito feliz”, disse o embaixador Luis Ramos.

Ainda na área da Saúde, o embaixador informou que, neste fim de semana, chegam a Belém 8 mil frascos de medicamentos do chamado ‘kit intubação’ para a covid-19, com destino à Sociedade Beneficente. “Foram adquiridos a preços altamente competitivos a uma empresa portuguesa de Mortágua. (…) Estamos a ajudar nesta matéria e virão mais medicamentos a caminho, porque há outras possibilidades de cooperação”, disse à Lusa Faro Ramos.

Fundada no dia 8 de outubro de 1854, a Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará cresceu na capital paraense, aliando tradição e modernidade em Belém, por meio do Hospital D. Luiz I e, agora, do novo hospital São João de Deus. O complexo hospitalar da Beneficente Portuguesa serve de retaguarda para a rede pública municipal de saúde, nos atendimentos de maternidade e de paciente com Covid-19.

Autoridade de Portugal

O embaixador português, em visita a Belém do Pará, além de participar da inauguração na Beneficente Portuguesa em Belém, teve ainda um almoço de trabalho com a Federação das Indústrias do Pará.

Luís Faro Ramos visitou também a Universidade Federal do Pará, e foi recebido pelo Reitor da UFPA, Prof. Doutor Emanuel Tourinho. Foi assinado o protocolo de cooperação entre a UFPA e o Camões, IP referente à Cátedra João Lúcio de Azevedo – UFPA/Camões, IP. Em 2017, o Mundo Lusíada acompanhou a criação da cátedra com intuito de promover o estudo e a difusão da língua, da cultura e da história luso-brasileira.

Na sua visita de trabalho a Belém do Pará, o Embaixador de Portugal visitou ainda o Grêmio Recreativo e Literário e a Tuna Luso-Brasileira, cujo clube de futebol está na final do campeonato estadual do Pará, e reuniu com as associações portuguesas de Belém.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: