A Mooca é um bairro seguro para morar em São Paulo?

Por Ricardo Agostinho

Para se escolher um bom lugar para se viver, uma das coisas mais importantes a se pesquisar é a segurança do possível local, Mooca é um bairro considerado seguro?

Mooca é um bairro fundado em XVI, caracterizado com a herança italiana, que o diferencia dos demais bairros da região e seu clima alegre aos finais de semana, com os amigos se reunido para comer uma pizza ou se deliciando com um belo vinho de qualidade, o sotaque das pessoas que vivem ali, é inconfundível e se você se tornar um morador da região, calma, a sua hora vai chegar, e você vai se enturmar falando com o mesmo sotaque e gesticulando com as mão enquanto conversa.

O bairro tem uma história que muitos não sabem diferenciá-la da história da própria cidade, pelo fato de terem nascido praticamente que juntas, 56 anos após o descobrimento do nosso querido Brasil e vem ganhando espaço como um dos importantes centros comerciais e industriais da capital paulistana.

 Pausa para uma curiosidade sobre o local: Os índios que moravam no local, antes dos portugueses chegarem ao Brasil que acabaram por dar o nome do bairro, eles olhavam os homens erguendo as casas e dizendo “môo oca” que traduzindo seria “môo – fazer e oca – casa”.

Morar nessa região é viver no aconchego devido a grande comodidade oferecida, dando aos moradores tudo o que é necessário para o dia-a-dia e caso você precise ter o acesso às outras regiões de São Paulo, essa atividade se torna bem prática, já que o bairro conta com algumas linhas de trêm, ônibus que fazem diversos trajetos, levando a vários pontos da capital e têm também o auxílio a Av. Paes de Barros, que faz a ligação da parte residenciais do bairro com os locais de empresa e comércio.

Os empreendimentos feitos na infraestrutura do local, foram de alto padrão, dando mais conforto aos moradores, juntamente com a qualidade oferecida nos serviços, como hipermercados, universidades que ganham destaque em seu desempenho e resultados, foram feitas melhorias em seu comércio, onde o giro de capital movimenta a economia de modo eficiente, hospitais que atendem de maneira satisfatória e locais que mostram a história e beleza natural do local, com várias opções de lazer. E tudo isso sem perder a essência deixada pela cultura italiana evidente na sua arquitetura, fazendo com que morar em um apartamento na Mooca seja um ótimo negócio.

A questão aqui é que em São Paulo não é vista como uma das mais seguras e a cada duas horas é registrado uma invasão de domicílio, então encontrar um local que seja mais tranquilo para se levar a vida é essencial.

Mas não se assuste, eu tenho uma boa notícia para te contar, Mooca está presente na lista dos bairros mais seguros da região (enquanto um dos bairros perigosos registrou 400 assaltos, na Mooca foi registrado 27 no mesmo período de tempo), ou seja, se deseja morar nesse local, pode ir tranquilo, até porque dentro dele há o 18º Distrito Policial, com profissionais da áreas circulando constantemente pela região. Além de ter uma segurança praticamente particular devido a esse fato, o bairro tem muito a oferecer aos seus habitantes.

E para a segurança da sua vida financeira (agora é a parte do artigo em que você fica feliz meu amigo), enquanto seu bairro vizinho custam por volta de 7 mil por m², uma casa a venda na Mooca vai lhe custar aproximadamente 6 mil, ou seja, você pode comprar uma casa na Mooca com 50m² por R$300.00,00 ao invés de gastar R$350,00 em uma casa do mesmo tamanho. Pode não parecer muito mas já é uma ajuda e tanto para o orçamento.

Morar nesse bairro tem suas vantagens, ele tem uma localização privilegiada na Zona Leste da cidade, próximo ao centro. Ele é como se fosse o filho mais velho de São Paulo e o queridinho dos paulistanos, a procura por imóveis para aluguel na Mooca vem sido bem volumosa por ele ser um local tranquilo e perfeito para se criar uma família, curtir a aposentadoria ou até mesmo focar na carreira, além de também ser rico em locais para quem quer aproveitar aquele tempinho livre na agenda.

A lista do que se fazer no bairro é consideravelmente muito boa, tem apresentações teatrais, museus, shopping para fazer compras e dar uma renovada no guarda roupa ou ver um bom filme, os inúmeros locais para se deliciar com a típica comida italiana, há muito o que se fazer na região, as opções variam de um passeio glamoroso num restaurante fino a até um piquenique sentado na grama, a escolha vai do seu gosto.

Segue abaixo, locais que você deveria conhecer:

  • Museu da Imigração

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, nº 1316

  • Biblioteca Affonso Taunay

Endereço: Rua Taquari, nº 549

  • Festas e eventos culturais “Nos Trilhos”

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, nº 1253

  • Roller Jam

Endereço: Rua Fernando Falcão, nº 393

  • Teatro Arthur Azevedo

Endereço: Avenida Paes de Barros, nº 955

  • Casarão do Vinil

Endereço: Rua dos Trilhos, nº 1212

  • Clube Juventus

Endereço: Rua Comendador Ugolini, nº 20

Dá para curtir todos os atrativos da região sempre que você tiver um tempo livre, tudo isso dentro do bairro e com toda a comodidade e segurança possível.

 

 O que acha de se mudar para um dos bairros usados como referência em segurança e comodidade em São Paulo! E aí, curtiu o artigo? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

 

Conteúdo terceirizado, não é de responsabilidade do Mundo Lusíada

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: