Destaques da Semana: CR7 novamente finalista na disputa do melhor do mundo

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

CR7 novamente finalista na disputa do melhor do mundo

A FIFA divulgou nessa segunda-feira o nome dos 3 finalistas para a escolha do melhor jogador do mundo que no dia 11 de janeiro recebera a Bola de Ouro; e mais uma vez o craque luso e atual bicampeão da disputa, Cristiano Ronaldo, esta entre eles. Cristiano (que já faturou o premio em 2008, 2013 e 2014) terá como adversários o argentino Messi (que já ganhou o premio 4 vezes) e o brasileiro Neymar, que pela primeira vez esta entre os 3 na disputa final

Proposta milionária recorde pelos direitos televisivos do Benfica

O Benfica, que na temporada de 2012 rompeu contrato com a empresa que detinha os direitos televisivos encarnados (Olivedesportos), investindo no seu canal próprio de TV que chegou a dar um lucro liquido de 17 milhões de euros na 1a época e também retransmitindo outras modalidades esportivas e ate a Premier League (com quem o contrato termina no final dessa temporada); recentemente recusou da mesma empresa uma proposta de 111 milhões de euros por 5 temporadas (algo em torno de 22,4 milhões de euros por ano). Porem agora, abordado pela NOS (patrocinadora do campeonato português) com proposta recorde e milionária, alem de inédita no futebol português, vendeu seus direitos televisivos da equipe principal por 10 anos pela “bagatela” de 400 milhões de euros, ou seja, 40 milhões de euros por ano, ou de 3,3 milhões de euros por mês (mais de 13 milhões de reais mensais). A principio porem o contrato terá uma vigência experimental de 3 anos e ao termino do mesmo, havendo concordância de ambas as partes, será sacramentado por mais 7 temporadas. O inicio da vigência do contrato acontecera já na próxima temporada. Como curiosidade vale destacar que o valor do contrato corresponde, hoje, a 93% do passivo encarnado que é de 429 milhões de euros. Com o anuncio da negociação as ações encarnadas subiram mais de 18% nesse meio de semana. Contudo, o novo contrato encarnado gerou um tremendo rebuliço no futebol português, primeiro com criticas ao presidente da Liga, Pedro Proença, que tinha baseado sua campanha para o cargo no projeto de centralizar os direitos televisivos de forma a dividir melhor as verbas geradas a fim de fortalecer os clubes menores, ou seja, justamente o contrario do que acaba de acontecer. Depois com o descontentamento por parte de Sporting e Porto relativo às verbas que recebem da Olivedesportos (com quem tem contrato ate 2018) e que correspondem a menos da metade do que o Benfica recebera (o Porto recebe pouco menos de 20 milhões de euros por temporada; e o Sporting recebe 15 milhões). Agora entram no circuito, para concorrer com a NOS e tentar aliciar os rivais diretos do time da Luz, a Fox Sports, a Eurosport e a Altice. Porem de antemão já sabem que no mínimo terão de igualar os valores pagos ao Benfica para poderem iniciar as tratativas.

Taças Europeias
Liga dos Campeões
Porto

No caso de as 3 equipes que lutam por 2 vagas (Porto, Chelsea e Dínamo) terminarem empatadas com 11 pontos, no primeiro critério de desempate, que é o confronto direto, haverá uma tríplice igualdade  com o Porto levando a melhor sobre o Chelsea (2×1 e empate no ultimo jogo), mas perdendo no confronto com o Dínamo (2×2 e 0x2), que por outro lado perde no confronto para o Chelsea (0x0 e 1×2). Dessa forma parte-se para o segundo critério de desempate que seria o saldo de gols onde o Chelsea leva a melhor com 8 de saldo ate agora (11 marcados e 3 sofridos), seguido por Porto e Dínamo com 3 de saldo (o Porto fez 9 e sofreu 6, e o Dínamo fez 7 e sofreu 4). Porem, na perspectiva que o Dínamo goleie o Macabi e Chelsea e Porto terminem empatados, Dínamo e Chelsea classificam-se por saldo de gols.

Benfica

Benfica e Atlético, a 8 de dezembro, decidem na Luz quem será o campeão do grupo (ambos possuem 10 pontos mas o Benfica venceu o Atlético no jogo de ida na Espanha), enquanto Galatasaray e Astana decidem na Turquia quem fica em 3º e garante vaga para a Liga Europa (o Galatasaray, com 4 pontos, joga por um empate visto que o Astana tem apenas 3 pontos).

Liga europa
Sporting

Na ultima jornada a 10 de dezembro o Sporting precisa vencer o Besiktas em Portugal para conseguir a vaga, ou em caso de empate torcer para que Skenderbeu vença o Lokomotiv, pois ai lusos e russos terminariam empatados em pontos e no primeiro critério de desempate (confronto direto) o Sporting se classificaria por ter feito mais gols na casa do adversário (derrota em Portugal por 1×3, mas vitoria na Rússia por 4×2).

Belenenses

Para o milagre da classificação o Belenenses precisa vencer a Fiorentina fora na ultima jornada e torcer para o Lech não vencer em casa o Basiléia. Caso Belenenses e Lech vençam, como ambos empatam no confronto direto (empate sem gols nos dois jogos) que seria o primeiro critério de desempate, a decisão será inicialmente pelo melhor saldo de gols e depois pelo melhor ataque. Ate agora o Lech fez 2 e sofreu 5 (saldo negativo de 3), e o Belenenses fez 2 e sofreu 7 (saldo negativo de 5).

Braga

O Braga conseguiu a classificação antecipada na ultima jornada. Já o Liberec, para se classificar, precisa vencer o Marselha na jornada final semana que vem. Já em caso de vitoria do Marselha, e derrota do Braga na ultima jornada, ambos terminariam com 12 pontos e empatados no confronto direto (3×2 para o Braga em Portugal, e 1×0 para o Marselha na França), porem o Marselha seria o 1o colocado por ter marcado mais gols fora no confronto com o Braga.

Superliga Portuguesa De Futebol

Em jogo atrasado da 9ª jornada o Porto venceu nessa quarta-feira, na Madeira, o União por 4×0.

Já 11ª jornada terminou só nessa segunda-feira com os seguintes resultados:

Sporting 1×0 Belenenses (19:00h) – jogando em seus domínios e tomando sempre a iniciativa do ataque o Sporting teve a sorte, que é comum aos campeões, de conseguir um pênalti no ultimo minuto da partida (mão de Tonel na bola dentro da grande área), convertido por Willian Carvalho e que mantém o time de Alvalade na liderança isolada do campeonato.

Braga 0x2 Benfica (21:00h) – jogando na pedreira de Braga o Benfica conseguiu dois gols madrugadores (Pizzi aos 3 minutos e Lizandro Lopes aos 11) que nocautearam os donos da casa, os quais ainda assim mandaram 3 bolas nas traves de Julio Cesar, mas sem a objetividade que pudesse reverter a primeira derrota caseira.

Já a 12ª jornada começou nessa sexta com os seguintes resultados:

Sexta (27/11)

Benfica 3×0 Acadêmica (20:30h) – com 2 gols de Jonas e 1 do jovem estreante Renato Sanches (das bases encarnadas) o Benfica passou fácil pela Acadêmica vencendo por 3×0.

Sábado (28/11)

Belenenses 0x3 V.Setubal (16:15h)

Porto 2×1 Paços de Ferreira (18:30h) – jogando no Dragão e com um gol de pênalti duvidoso o Porto bateu de virada o Paços de Ferreira por 2×1

Marítimo 0x1 Sporting (20:45h) – com um gol solitário de Adrien aos 8 do 2º tempo o Sporting manteve a liderança do campeonato vencendo o Marítimo por 1×0.

Domingo (29/11)

União 2×0 Tondela (16:00h)

Estoril 1×1 Nacional (16:00h)

Arouca 3×2 Boavista (16:00h)

Moreirense 0x0 Braga (17:00h)

A jornada só termina amanha, as 20:00h, com o jogo V.Guimarães x Rio Ave.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS
Sporting

A imprensa turca comentou essa semana o interesse do Besiktas em Téo Gutierrez (cujo desempenho em Alvalade não esta agradando nem dirigentes nem o técnico Jorge Jesus), aliado ao interesse do Sporting em ter de volta Quaresma; o que poderia gerar uma negociação envolvendo os dois jogadores.

Boavista

Depois de muitas especulações em torno dos nomes de Jaime Pacheco inicialmente, e depois Domingos Paciencia, para substituir Petit no comando técnico do time axadrezado, a SAD do Boavista anunciou oficialmente nessa 2a feira que o boliviano Erwin Sanchez (que só devera chegar nesse final de semana) é o contratado para comandar a equipe já na próxima jornada.

Portugueses no Exterior

Após mais uma derrota (desta feita pelo campeonato espanhol para o Sevilha por 1×0), em coletiva de imprensa após o jogo o técnico Nuno Espírito Santos agradeceu ao elenco, citando-o como o mais jovem da Liga Espanhola, e a torcida, em tom de despedida, solicitando a todos que apoiem a equipe que tem muito ainda a dar. Apesar dos pedidos de reconsideração do presidente e dono do time, Peter Lim, Nuno manteve-se irredutível no seu pedido de demissão e deixou o Valencia, onde conseguiu a proeza de na época passada classificar a equipe para a presente temporada da Liga dos Campeões, e conseguir a maior pontuação que o Valencia já houvera feito na Liga da Espanha (76 pontos). Foram 63 jogos no comando do time com 32 vitorias 16 empates e 14 derrotas (porem 8 delas na presente temporada). O novo técnico do Valencia, anunciado ao meio dessa semana, é o inglês Gary Neville.

Já pelos lados da Grécia o técnico Marco Silva continua imparável, conseguindo domingo passado mais um recorde que pertencia ao mesmo Olympiakos, mas da temporada 1966/1967. Ao vencer o Asteras Tripolis por 3×1 igualou o recorde do time de 66/67 com 11 vitorias consecutivas em 11 jogos disputados no campeonato grego. Na segunda-feira novo recorde foi quebrado, o da 12a vitoria consecutiva, quando a federação grega puniu o Panathinaikos com a perda de 3 pontos que foram revertidos ao Olympiakos que por sua vez foi considerado vencedor da partida inacabada na casa do adversário por conta da invasão do gramado e onda de violência gerada pela torcida local quando ambos se defrontaram no começo do campeonato. Alem disso o Panathinaikos foi punido com uma multa de 190 mil euros e também a jogar 4 partidas de mando com portões fechados.

O futebol português conseguiu na temporada de 2014/2015 um feito mundial inédito dentre todas as modalidades futebolísticas ao consagrar os 3 melhores jogadores do mundo em cada uma das modalidades, ou seja, Cristiano Ronaldo melhor do mundo no futebol de campo, Ricardinho melhor do mundo no futebol de salão, e Madjer melhor do mundo no futebol de praia.

Com a fratura sofrida na tíbia e que o afastara dos gramados por pelo menos 4 meses, Tiago (34 anos) voltara aos gramados quase no final da temporada, quando terminaria seu contrato com o Atlético; mas perante esse cenário o presidente do clube já adiantou que devera prorrogar por mais uma temporada o seu vinculo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: