Destaques da Semana: Boavista em risco de não disputar 1ª Divisão na próxima temporada

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Boavista em risco de não disputar 1ª Divisão na próxima temporada
boavistaO Boavista esta correndo serio risco de não disputar a 1ª divisão na próxima temporada, apesar de sua inclusão já ter sido decidida em 27 de junho de 2013, quando a Assembleia Geral da FPF deliberou aprovar modificações ao regulamento de competições no sentido de aumentar para 18 clubes a partir de 2014/15, precisamente, o número de clubes na Liga, reservando uma vaga para o time axadrezado. Isso porque nessa mesma reunião ficou estipulado que se o Boavista não apresentasse candidatura (com os respectivos pressupostos financeiros exigidos) a norma aprovada de sua inclusão caducaria. Para conseguir os pressupostos o time axadrezado entrou com uma ação na justiça comum contra a Federação Portuguesa de Futebol reivindicando 20 milhões de euros por perdas e danos pelo tempo que ficou rebaixado de divisão (de 2008 ate o presente momento); e ainda um adiantamento imediato de 1 milhão de euros para conseguir regularizar os referidos pressupostos financeiros. Mas, para desespero dos dirigentes do Boavista, o Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa julgou há poucos dias improcedente o requerimento feito; com o que agora seus representantes terão de achar outra maneira para arrecadar fundos a fim de permitir a volta do time do Beça a divisão maior de Portugal.

Três cidades querem sediar a final da Taça da Liga
A Liga Portuguesa de Futebol promoveu um concurso para definir qual cidade sediara a final da Taça da Liga; e as candidatas foram Leiria, Braga e Coimbra (que já recebeu as últimas 3 edições, vencidas duas vezes pelo Benfica, e a última pelo Braga; sendo que as 3 primeiras aconteceram no Algarve, quando o V.Setubal venceu a 1ª e o Benfica venceu as 2 seguintes). Nos próximos dias a Liga definira se a final, que acontece a 26 de abril, acontecera no Estádio Cidade de Coimbra; no Estádio Municipal de Leiria; ou no Estádio AXA, em Braga.

TAÇA DA LIGA
Aconteceu nesse final de semana a 3ª jornada da 3ª fase da Taça da Liga que definiu os quatro semifinalistas da disputa.
Pelo Grupo A tivemos Paços de Ferreira 2×0 V.Setubal; e Covilhã 1×3 Rio Ave; com o Rio Ave se classificando para a próxima fase como o 1º do Grupo A.
Pelo Grupo B tivemos Porto 3×2 Marítimo; e Penafiel 1×3 Sporting; com o Porto se classificando para a próxima fase como 1º do Grupo B; mas de uma forma muito contestada pelo Sporting, uma vez que o gol da vitória portista saiu no 5º minuto de acréscimo da partida e de penalidade máxima (o arbitro, Manuel Mota, que em outras ocasiões foi acusado de prejudicar o Sporting, teve um dos açougues de sua rede, vandalizado ao final da partida, tal como aconteceu logo após um jogo polemico dos leões contra o Nacional, que na oportunidade também se sentiram prejudicados pela atuação de Manuel Mota). Leões e Dragões ficaram com 7 pontos e com 5 gols de saldo (o Porto fez 7 e tomou 2; e o Sporting fez 6 e tomou 1); porem o Porto classificou-se em 1º por ter feito um gol a mais que o Sporting.
Pelo Grupo C tivemos Braga 5×0 Belenenses; e Beira-Mar 1×3 Estoril; com o Braga se classificando para a próxima fase como 1º do Grupo C.
Pelo Grupo D tivemos Benfica 1×0 Gil Vicente (partida que foi realizada no Estádio do Restelo devido à revitalização que o gramado da Luz esta sofrendo); e Leixões x… Nacional, com o Benfica se classificando para a próxima fase como 1º do Grupo D.
Dessa forma, a semifinal da Taça da Liga terá dia 12 de fevereiro os seguintes jogos :
Porto x Benfica; e Braga x Rio Ave.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
Na conclusão da 16a jornada, Nacional e Estoril empataram em 2×2 nesta segunda a noite na Madeira. A 17ª jornada só volta semana que vem (devido aos jogos da Taça da Liga que aconteceram nesse final de semana), com os seguintes jogos e datas:
Sexta-feira, 31 de janeiro:
Estoril – Arouca, 20 horas
Sábado, 1 de fevereiro:
Marítimo – Porto, 17.15 horas
V. Setúbal – Rio Ave, 18 horas
Gil Vicente – Benfica, 19.15 horas

Domingo, 2 de fevereiro:
Belenenses – Braga, 16.15 horas
Sporting – Académica, 18.15 horas
Segunda-feira, 3 de fevereiro:
V. Guimarães – Nacional, 20 horas
Quarta-feira, 5 de fevereiro:
P. Ferreira – Olhanense, 20 horas
Critérios de desempate:
  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS
Porto
A torcida do Porto emocionou Lucho Gonzalez que domingo passado comemorou 33 anos. Exatamente aos 33 minutos do jogo contra o V.Setubal os torcedores em toda a arquibancada entoaram o “parabéns a você” que deixou surpreso e comovido o craque argentino.
O Porto aceitou reemprestar Valter, agora ao Fluminense, em troca do direito de preferência sobre os jovens da formação do clube carioca até ao final deste ano.
Lucho González abandonou a concentração do jogo frente ao Marítimo e nem foi a campo, sendo substituído por Herrera, por estar de malas prontas para o Qatar onde assinara um contrato milionário.

Sporting
Os 50% do passe que o Sporting detinha do brasileiro Elias foram finalmente negociados com o Flamengo, nas bases que a SAD leonina queria (6 milhões de euros) e ainda com aval bancário para quitação da transação em caso de inadimplência por parte do time carioca.

Benfica
Em respeito ao luto de um ano decretado pelo Benfica devido ao passamento de Eusébio, o time da Luz não realizara neste ano a festa de gala dos 110 anos de sua fundação, que aconteceria em fevereiro próximo.
Jorge Mendes, empresário português de Cristiano Ronaldo, Jose Mourinho e outros, acaba de comprar por 15 milhões de euros o passe do jovem meia do Benfica, de 20 anos, André Gomes. Especula-se que Liverpool e Manchester City já estariam interessados no jogador.

V.Guimarães
O time da cidade berço disputou um amistoso ao meio dessa semana em Marrocos, frente ao vice-campeão mundial, Raja Casablanca, e venceu por 2×0. O destaque da partida ficou para fora das 4 linhas, nas bancadas, onde a torcida do time local estampou uma faixa em homenagem a Eusébio, com os dizeres: “Eterno Pantera Negra, descanse em paz”.

Portugueses no Exterior
Cristiano Ronaldo recebeu na tarde desta segunda-feira em Belém a condecoração do governo português de Grande Oficial da ordem do Infante D.Henrique; honraria esta que apenas 3 esportistas portugueses receberam ate hoje: Carlos Lopes, Aurora Cunha e Jose Mourinho.
Bruma devera ficar afastado de 3 a 4 meses dos gramados, conforme previsão do departamento médico do Galatasaray, que não permitiu que o atleta se recuperasse de imediato em Portugal conforme ele pretendia.
Em Paris, ao meio dessa semana, Jose Mourinho foi submetido a uma intervenção cirúrgica no cotovelo, devido a um problema ósseo no mesmo, mas sem maiores complicações na recuperação.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: