Português palestra sobre a “Descida do Amazonas – O Caminho de Pedro Teixeira” na Embaixada

Da Redação

AntonioCarrelhas_ExpedicaoAmazonas

 

A Embaixada de Portugal em Brasília vai promover uma palestra com o escritor António Bacelar Carrelhas ao tema “Descida do Amazonas – O Caminho de Pedro Teixeira”, no dia 07 de março às 18h30, no auditório do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua em Brasília (SES – Avenida das Nações, quadra 801, lote 02 Brasília – DF).

Em 2014 – 2015 o palestrante refez em território brasileiro a Expedição de Pedro Teixeira (1637 – 1639), descendo os rios Solimões e Amazonas, da fronteira com Colômbia (Tabatinga) e Peru (Benjamin Constant) até Belém do Pará e apresentará, na ocasião, uma palestra sobre a sua experiência nesta viagem.

Pedro Teixeira nasceu na Vila de Cantanhede, situada a cerca de 20 km de Coimbra – Portugal, em 1585. Pouco se conhece sobre sua família e os seus primeiros anos de vida. Figura histórica da maior relevância a quem é atribuído um papel fundamental na demarcação das atuais fronteiras brasileiras.

“Comecei a desenvolver esse projeto quando percebi que Pedro Teixeira não era conhecido no Brasil, nem em Portugal. É importante que a população saiba quem foi o viajante, porque ele deu ao povo o território e também a língua portuguesa. Nas palestras, procuro reviver as histórias de Pedro Teixeira e como ele tomou posse e conquistou a Amazônia”, explica o escritor.

Carrelhas e uma equipe formada por profissionais diversos – como jornalistas, médicos, fotógrafos, operadores de imagem, entre outros – desceram o rio Amazonas, da Colômbia a Manaus, programando dez paradas nas cidades homônimas. Já a segunda parte da viagem, saindo de Manaus para Belém e, da mesma forma, com paradas nas cidades homônimas, tinha ideia que a “Expedição Pedro Teixeira” fosse parte das comemorações dos 400 anos de Belém e, também, pelo centenário da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil – da qual o escritor é presidente de honra.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: