Português Nuno Camarneiro lança seu novo livro em Brasília na Semana da Europa

Da Redação

EmbaixadaPtBrasiliaIntegrando a programação oficial da Semana da Europa 2016, a Embaixada de Portugal e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua no Brasil convidaram o premiado escritor português Nuno Camarneiro para duas apresentações em Brasília.

O primeiro encontro será na Cátedra Agostinho da Silva da Universidade de Brasília, com um “bate papo” com estudantes e professores de literatura portuguesa. O segundo será no auditório do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, na Embaixada de Portugal, onde apresentará o seu mais recente livro, “Se Eu Fosse Chão”, seguido de uma conversa com o público sobre questões ligadas a este trabalho e a literatura em língua portuguesa.

Nesta ocasião, haverá uma sessão de autógrafos com o autor. O lançamento, contará, ainda, com a participação da Prof. Dra. Ana Cláudia da Silva, Chefe do Departamento de Literatura de Língua Portuguesa da UNB.

Nuno Camarneiro nasceu em 1977. Natural da Figueira da Foz licenciou-se em Engenharia Física pela Universidade de Coimbra, onde se dedicou à investigação durante alguns anos.

Foi membro do GEFAC (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra) e do grupo musical Diabo a Sete, tendo ainda integrado a companhia teatral Bonifrates. Trabalhou no CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) em Genebra e concluiu o doutoramento em Ciência Aplicada ao Património Cultural em Florença.

Em 2010 regressou a Portugal, onde passou a ser investigador na Universidade de Aveiro e professor do curso de Restauro na Universidade Portucalense do Porto. Começou por se dedicar à micronarrativa, tendo alguns dos seus contos sido publicados em coletâneas e revistas. “No Meu Peito não Cabem Pássaros” foi a sua estreia no romance e em 2013 lançou “Debaixo de Algum Céu”, com o qual venceu o Prémio LeYa.

Mantém, desde 2009, o blog Acordar um Dia, no qual tem vindo a publicar a sua poesia e micronarrativa.

Sobre o livro

Em um grande hotel, as paredes têm ouvidos e os espelhos já viram muitos rostos ao longo dos anos: homens e mulheres de passagem, buscando ou fugindo de alguma coisa, que procuram um sentido para os dias. Num quarto pode começar uma história de amor ou terminar um casamento, pode inventar-se uma utopia ou lembrar-se a perna perdida numa guerra, pode investigar-se um caso de adultério ou cometer-se um crime de sangue.

Em três épocas diferentes, entre guerras que passaram e outras que virão, as personagens de Se eu fosse chão – diplomatas, políticos, viúvos, recém-casados, crianças, atores, prostitutas, assassinos e até alguns fantasmas – contam histórias para quem quiser escutar.

SERVIÇO
Encontro literário com o escritor português Nuno Camarneiro
Dia 11 de maio de 2016  – 10H
UNB – Universidade de Brasília
Departamento de Teoria Literária e Literaturas, UNB – Universidade de Brasília
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro
19h00 – Auditório do Camões – Instituto da Cooperação e da Lingua Embaixada de Portugal
(SES – Avenida das Nações – Quadra 801 – Lote 2 Cep 70.402-900 – Brasília/DF)
Classificação livre. Entrada Gratuita

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: