Capes prorroga inscrições para intercâmbio entre Brasil e Portugal

Programa prevê custeio de atividades no valor de até R$ 10 mil. Pesquisadores podem enviar seus projetos até sexta.

 

Da Redação

Bandeira_BrasilPortugalPesquisadores interessados em participar do programa Capes/FCT poderão se inscrever até a próxima sexta-feira, 12 de setembro. O prazo prorrogado foi divulgado em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, dia 9.

Objetivo do programa é apoiar o intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa brasileiras e portuguesas por meio da mobilidade de docentes e discentes de pós-graduação. No Brasil, a entidade responsável pelo programa é a Capes e, em Portugal, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Para participar, os pesquisadores brasileiros deverão realizar a inscrição pelo site da Capes, enquanto a equipe portuguesa pela página do FCT. Ao formulário de inscrição deverão ser anexados os documentos mencionados no edital.

A intenção é aprovar de até 30 projetos de pesquisa conjuntos com início das atividades previsto para 2015.

Projetos
O projeto de pesquisa deverá limitar-se a 30 páginas, ser escrito em língua portuguesa e conter breve fundamentação teórica, metodologia, objetivos e referências bibliográficas.

Além disso, deverá incluir a descrição das metas de produção intelectual, a justificativa da parceria internacional, a especificação da infraestrutura disponível, o cronograma de implementação de bolsas de estudos, entre outros.

Requisitos
A instituição de ensino superior brasileira participante deverá atentar a diversos requisitos necessários para candidatura.

Deve possuir cursos de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pela Capes com nota igual ou superior a 3; fornecer garantia e local de trabalho, além de infraestrutura apropriada para realização das atividades; providenciar aos pesquisadores e especialistas visitantes acesso à biblioteca, ao Portal de Periódicos da Capes, laboratórios, entre outros.

É necessário ainda assumir o compromisso de manter as condições de qualificação, habilitação e idoneidade necessárias ao cumprimento e execução do projeto; comprovar finalidade não lucrativa e aplicar seus excedentes financeiros em educação.

Quanto ao coordenador brasileiro, este deve cumprir algumas exigências, como ser brasileiro ou estrangeiro com visto de residência permanente no País; estar em efetivo exercício durante todo o período da pesquisa; possuir título de doutor há mais de cinco anos; não ter projeto em andamento no âmbito do programa em cooperação entre Capes e FCT.

Os pesquisadores aprovados poderão usufruir de alguns bene´ficios, como passagens aéreas internacionais para brasileiros em missão em Portugal; diárias para pesquisadores brasileiros em missão em Portugal; bolsas para brasileiros em missão de estudos em Portugal, nos termos das normas vigentes da Capes; e custeio de atividades correntes para a equipe brasileira (até o valor máximo de R$ 10.000,00).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: