José Carneiro esteve no Rio para anunciar projetos, ouvir fado, jogar futebol e visitar casas regionais

Carneiro_AroucaBarraRJ

Por Ígor Lopes

Durante visita ao Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 17 de abril, José Luís Carneiro, novo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (PS), mostrou-se atento aos anseios dos luso-brasileiros e esboçou aproximação com o público das casas regionais.
Nascido em Baião, onde foi presidente da Câmara Municipal entre 2005 e 2015, o titular da pasta das “Comunidades Portuguesas” desembarcou no Rio na sexta-feira (15/04). Ao lado de Nuno Bello, cônsul-geral de Portugal na cidade maravilhosa, o Secretário visitou as instalações da chancelaria do consulado-geral e as obras do futuro local de atendimento consular, que será no Palácio de São Clemente, que serve hoje como residência oficial do cônsul no Rio. Nesse mesmo dia, houve espaço ainda para uma reunião com os conselheiros das comunidades, almoço de trabalho em São Clemente com representantes da comunidade luso-brasileira e visita ao imponente Real Gabinete Português de Leitura. À noite, o governante recebeu a imprensa carioca e deu entrevistas abordando temas como os apoios aos imigrantes residentes no Brasil, os trabalhos desenvolvidos no consulado português local e projetos para os próximos anos.
No dia seguinte, sábado (16/04), José Carneiro esteve no Lar D. Pedro V e se disse “impressionado” com a estrutura dos serviços. O Secretário esteve ainda no Arouca Barra Clube, na Zona Oeste do Rio, onde foi recebido por integrantes da diretoria e pelo presidente da entidade. O cardápio privilegiou a típica feijoada, ganhando aprovação por parte do político. Carismático, o Secretário, que esbanjou simpatia, aproveitou para “bater uma bola” no campo de futebol de grama sintética do clube, o que pegou a todos de surpresa.
A cena inusitada aconteceu quando José Carneiro visitava as instalações do Arouca. Ao visualizar o gramado, o Secretário não se conteve e mostrou que portugueses e brasileiros nutrem um amor especial pelo futebol. O ex-autarca de Baião decidiu bater um pênalti e, como bom anfitrião, o diretor social Antônio Marques se voluntariou para fazer as vezes de goleiro. Triste sina! Sem rodeios, José Carneiro tirou o paletó, arregaçou as mangas e mirou de forma certeira o canto superior esquerdo da baliza defendida por Antônio Marques, que teve pouco tempo para reagir. A alegria do gol foi inevitável e mereceu registro da imprensa. Após demonstrar habilidade com a bola, o socialista posou para fotos e seguiu caminho, apressado pela sua assessoria, que monitorava o cumprimento da agenda oficial.
Nesse mesmo dia, as atenções do Secretário estavam também voltadas para a fadista Maria Alcina. José Carneiro ficou encantado com a história de vida da cantora e pediu que ela brindasse o encontro com um fado, logo após o almoço. Alcina apresentou, à capela, “Povo que Lavas no Rio”, arrancando lágrimas e aplausos da comitiva portuguesa. Na bagagem, o Secretário leva para Portugal o CD “Fado e Choro”, gravado por Alcina em parceria com Ronaldinho do Cavaquinho, e o livro “Maria Alcina, a força infinita do Fado”, que retrata a vida e obra da fadista, sendo o seu autor um jornalista luso-brasileiro.
No domingo, dia da despedida, José Carneiro participou em um almoço promovido pela Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, na Zona Norte carioca, onde se encontrou, novamente, com a comunidade portuguesa. Durante a visita, o Secretário conversou com a radialista Rosa Ramadas, que lhe entregou um CD, gravado com composições suas, que contempla músicas originárias da região de Baião, terra natal do governante. No final da tarde, o Secretário deixou o Rio de Janeiro com destino a Lisboa.

De autarca a Secretário de Estado
Nascido em outubro de 1971, José Luís Carneiro é licenciado em Relações Internacionais, Mestre em Estudos Africanos e é doutorando em Ciência Política e Administração. É também presidente da Federação Distrital do Partido Socialista (PS) do Porto desde 2012.
É docente universitário, com funções suspensas, na Universidade Lusíada e no Instituto de Ciências da Informação e Administração (Aveiro). Tem trabalhos publicados nas áreas da ciência política e relações internacionais, e no âmbito dos poderes locais e regionais.
Passou pela autarquia de Baião e atuou como deputado na Assembleia da República entre fevereiro e novembro de 2005, e, nesse período, integrou a Comissão dos Negócios Estrangeiros e foi eleito membro da Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica.
Integrou ainda o Comité das Regiões da União Europeia, entre 2006 e 2015, as Comissões de Educação, Juventude, Ciência e Cultura (Educ) e a comissão de Coesão Territorial (Coter), tendo presidido à Comissão de Recursos Naturais (Nat).
Foi membro do Conselho Geral da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e do Conselho Econômico e Social, entre 2013 e 2015. Desempenhou as funções de Chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar do Partido Socialista entre 2000 e 2002.
Eleito deputado para a XIII Legislatura, integrou as Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação; e, como suplente, integrou as comissões de Assuntos Europeus e Agricultura e Mar. Foi, ainda, eleito vice-presidente da Direção da Bancada Parlamentar do PS. Entre 1998 e 2005 foi vereador sem pelouro na Câmara Municipal de Baião.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: