Sábado, 18 de Novembro de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Quinta cede casa e terreno para cultivo mas não acha candidatos

Por | 26 janeiro, 2012 as 4:24 pm | 7 comentários

Artur Martins, proprietário de uma quinta em Oliveira de Frades oferece gratuitamente habitação e terras para cultivar, mas não encontrou ninguém que queira aceitar a oferta e lamenta que no período de crise que o país atravessa não haja nenhum casal interessado, em Oliveira de Frades, 26 de janeiro de 2012. Foto: NUNO ANDRE FERREIRA / LUSA

Da Redação
Com Lusa

Em Portugal, o proprietário de uma quinta em Oliveira de Frades cede gratuitamente uma casa para habitação e os terrenos para cultivar e criar animais, mas não encontra quem queira aceitar a oferta.
A quinta de Artur Martins fica a poucos minutos de Oliveira de Frades, Vouzela e da auto-estrada A 25, permitindo chegar a Aveiro e a Viseu em meia hora, tem boas condições para cultivo, com duas nascentes de água, e equipamento para criar animais, “mas nem assim aparecem candidatos ao lugar”, lamenta o proprietário.
Há cerca de um mês, depois dos anteriores caseiros terem deixado a quinta, por ter surgido a oportunidade de emigrarem para Angola, Artur Martins colocou uns avisos na aldeia – Prova, Oliveira de Frades -, mas quem surgiu só queria a casa e não os terrenos.
Assim, colocou um anúncio no jornal de Vouzela, mas o resultado foi o mesmo: candidatos para ocupar a casa, sim, mas não para as terras.
“Não deixa de ser estranho que, numa altura em que o país atravessa uma crise, com desemprego acentuado, e com tantos apelos ao regresso às terras, não consiga encontrar um casal, numa região onde as pessoas estão habituadas a trabalhar as terras, que aceite esta possibilidade”, disse, desapontado, Artur Martins à agência Lusa.
Quem aceitar este «desafio» terá a garantia, explicou Artur Martins, de celebrar um «acordo de comodato» que permite garantias legais de ocupação por períodos de um ano com renovação automática “desde que seja cumprido o estipulado”.
O proprietário está a fazer uma remodelação completa da casa depois de ser ocupada durante 25 anos pelos anteriores caseiros. “Não é exigido sequer que cultive as terras ou crie animais. Exige-se apenas que as terras sejam mantidas limpas e, no caso da vinha, como é normal, a produção seja dividida em partes iguais”, adiantou.
Mas Artur Martins admite ainda que «existe uma condição a ser conversada exclusivamente com os candidatos», que não implica trabalho e diz respeito à sua presença em função de uma casa que o proprietário tem nas imediações da propriedade.
“Na verdade, pretendo apenas que as pessoas tenham gosto por isto, porque sendo uma quinta pequena, com cerca de um hectare, tem condições para ser rentável e gerar dividendos interessantes dos quais nada pretendo”, assinalou.
A propriedade possui ainda um lagar de vinho que pode ser entregue para exploração dos novos ocupantes da quinta.



+ Acessadas



 

7 respostas para “Quinta cede casa e terreno para cultivo mas não acha candidatos”

  1. Diana disse:

    Boa tarde, gostaria de saber o cantacto deste senhor, é possivel??

  2. alexandre manuel ribeiro da fonseca disse:

    bom dia! eu vi uma noticia hoje ke ha um senhora ke ker ceder uma casa gratuitamente uma quinta em oliveira de frades eu gostaria ter o numero desse senhor porque estou interessado nessa proposta mas n tenho o contato desse senhor gostaria de saber se me poderiam me fornercer esse contado! obrigada! o meu conctato e 917963744

  3. ana vilar disse:

    EXMO SR…
    CONFORME DIALOGO TELEFONICO, VENHO POR ESTE MEIO CANDIDATAR-ME, A PRATICAR AGRICULTURA NATURAL OU BIOLOGICA.
    TENHO CURSO DE AGRICULTURA BIOLOGICA E FUI AGRICULTORA DE QUINTAS PESSOAIS DURANTE DEZOITO ANOS.
    AO MESMO TEMPO QUE ERA AGRICULTORA ERA TAMBÉM PROFESSORA E MAE DE FILHOS…
    ESTOU PERTO DE ME REFORMAR E GOSTARIA DE VOLTAR A VIVER NUMA QUINTINHA… QUE ANDAVA PROCURANDO PARA ALUGAR…
    GOSTARIA DE MARCAR ENCONTRO CONSIGO EM BREVE PARA VER SE ESSA QUINTINHA…SERIA ADQUADA AO QUE PROCURO E SE EU SERIA A PESSOA INDICADA…QUE PROCURA….
    NA MINHA SEGUNDA QUINTA TINHA MUITAS E BOAS CASTAS…E FAZIA-SE LA O VINHO, POIS TINHA ADEGA PESSOAL….ERA EM DORNES…PERTO DE TOMAR….TRES HA.
    COM OS MELHORES CUMPRIMENTOS….

  4. Andreia disse:

    Boa noite gostaria de saber como entro em contacto com o senhor Artur Martins sobre a publicação no JN de 6ªfeira somos casal com muita experiencia e estamos muito interessados o meu contacto é 917537195 obrigado

  5. ricardo disse:

    se houver oportunidade de poder ver a casa o terreno e falar com o proprietario agradeco

  6. victor disse:

    boa tarde . se ainda não tem ninguem para a quinta , estou interessado. somos casal de trabalho e tomamos conta , teriamos a quinta sempre ocupada com a agricultura e limpa.
    para contacto +351913142023.

  7. Robevaldo disse:

    Boa tarde,

    Pela data, penso que já esteja ocupado, mas mesmo assim gostaria de saber se ainda está disponível essa proposta?

    Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade