Rede hoteleira de Santos tem novo recorde em janeiro

Da Redação

Com 73% na média de 16 estabelecimentos, a ocupação na rede hoteleira de Santos, no último mês de janeiro, foi recorde dos últimos oito anos, de acordo com levantamentos da Seção de Pesquisa Turística da Setur (Secretaria de Turismo).

Esse índice é similar ao registrado em 2011, quando a taxa média foi de 73,40%, embora à época a Cidade do litoral paulista contasse 1.430 apartamentos, contra os atuais 1.965.

A elevação de 12 pontos percentuais em relação a janeiro do ano passado (61%) foi comemorada pelo presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SinHoRes) Heitor Gonzalez.

Para ele, o aumento da taxa de ocupação no primeiro mês do ano é sinal de aquecimento do mercado do turismo, após enfrentar um período de crise nos últimos anos. “Santos é um destino muito procurado pelos turistas por contar com bons hotéis de rede e ótimos restaurantes”.

O secretário de Turismo Odair Gonzalez atribui o bom desempenho da rede hoteleira também ao tempo firme e ensolarado registrado em janeiro, à diversidade de atrações turísticas na Cidade para todas as faixas etárias e à programação de verão desenvolvida por vários equipamentos e pela Administração, a exemplo das tendas de verão e do Carnabanda.

“Além disso, Santos é a capital dos cruzeiros marítimos e uma parcela desses turistas já fica na Cidade antes ou depois do passeio de navio para conhecer um pouco mais as atrações locais”, comentou o secretário.

Segundo ele, a proximidade com a capital, importante polo emissor de turistas para o litoral, a interligação por meio de excelentes estradas de rodagem (o Sistema Anchieta-Imigrantes foi eleito pela Confederação Nacional do Transporte uma das melhores rodovias do País e a Imigrantes é a primeira concessionária no mundo a obter a certificação ambiental ISO 14001), infraestrutura local, as condições de segurança pública e a possibilidade de ampliar o passeio pelas demais cidades da região da Costa da Mata Atlântica fazem de Santos um destino diferenciado.

Cruzeiros em Santos

Também nesse começo de ano, os navios transatlânticos movimentam a região. O navio de luxo Prinsendam atracou neste dia 22 no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini-Concais, após duas temporadas sem escala na Cidade.

Com cerca de 800 turistas estrangeiros em trânsito, ele chegou no mesmo horário do Sovereign (Soberano, operadora Pullmantur), em sua 19ª escala no porto, nesta temporada de cruzeiros.

Para recepcionar os cerca de seis mil passageiros das operações de desembarque, embarque e trânsito, o duo Rômulo e Leandro, no violino e violão, respectivamente, apresentaram às 11h30 peças do repertório brasileiro, iniciativa das secretarias de Turismo (Setur) e Cultura (Secult).

O Prinsendam segue às 23h para Ilhabela, tendo como destino final em Fort Lauderdale (EUA) – ele fará escalas no Rio de Janeiro; Ilhéus (BA); Recife (PE); Fortaleza (CE); Belém e Santarém (PA); Boca da Valéria, Manaus, Parintins e Santarém (AM), seguindo depois para a Guiana Francesa, Barbados, Ilhas Granadinas, Antilhas e Aruba.

Já o Sovereign chega de quatro noites no Rio e em Búzios (RJ) e segue mesmo roteiro de destinos e ainda o Balneário Camboriú (SC).

No sábado (23), é a vez do Seaview (MSC) fazer a 15ª escala em Santos. Maior transatlântico a vir ao País, com capacidade para 5.429 hóspedes, ele chega de minicruzeiro de quatro noites no litoral Sul e parte por volta das 19h para roteiro de quatro dias com destino a Balneário Camboriú.

Os navios Poesia (MSC) e Favolosa (Costa) chegam domingo e os cerca de 14 mil passageiros em operações de desembarque e embarque serão recepcionados por quarteto de cordas, com repertório de MPB e peças internacionais.

Em sua 13ª escala da temporada, o primeiro chega de sete noites em Buenos Aires (Argentina), Punta Del Este e Montevidéu (Uruguai), e parte às 17h para cruzeiro de igual duração e destino. Já o Favolosa (15ª escala) segue uma hora depois, com Búzios (RJ), Salvador (BA) e Ilhabela (SP) – ele veio de minirroteiro de quatro noites em Ilhabela e Balneário Camboriú.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend