Mais de 70% dos brasileiros estão de olho na gastronomia na hora de viajar

Da Redação

Na hora de escolher uma viagem, a maioria dos brasileiros busca apreciar novos pratos e conhecer um pouco mais da culinária local. Uma realidade que vem ganhando cada vez mais força e despertando a atenção do mercado.

Um levantamento do site booking.com apontou que sete em cada 10 brasileiros escolhem o destino pelas ótimas comidas e bebidas. Seguindo essa preferência, turistas do mundo todo analisam a gastronomia local para escolherem a viagem, como é caso do México que representa 84% dos turistas e na Colômbia, com 82%.

Já os turistas argentinos (49%) e suecos (35%) não se importam muito com isso na hora de viajar. Outro dado interessante da pesquisa é que 45% dos brasileiros que planejam uma viagem com foco em gastronomia pretendem experimentar as comidas típicas da região visitada.

Henrique Mol, diretor executivo da Encontre Sua Viagem conta que vem crescendo o número de turistas que buscam explorar a gastronomia. “Uma boa refeição pode criar experiências incríveis em uma viagem. A comida já é algo que faz parte das nossas vidas, por isso alguns destinos exploram um pouco mais a culinária típica”, diz.

Pego pelo estômago

O planeta tem belíssimos lugares onde a gastronomia é de “comer com os olhos”. Alguns cardápios são exóticos, outros leves e tentadores. No Brasil, por exemplo, a região Sul é muito conhecida pelas vinícolas, o que possibilita a degustação de vinhos irresistíveis, além da culinária de imigrantes alemães e italianos, como é o caso de cidades como Florianópolis (SC) e Vale dos Vinhedos (RS).

Já no Sudeste, a capital São Paulo se destaca pela quantidade de estabelecimentos gastronômicos, sendo a segunda maior cidade da América Latina, com cerca de 15 mil restaurantes. A feijoada é o prato queridinho dessa região.

Já Teresópolis (RJ) é palco anual de diversos festivais gastronômicos, o que faz com que o lugar receba muitos turistas para quem busca uma viagem enriquecedora quando o assunto é sabor. Nem só de pão de queijo vive Minas Gerais, mas a verdade é que as cidades como Ouro Preto reservam muito da história brasileira com projetos arquitetônicos de tirar o fôlego. Com certeza, o pão de queijo, o tutu e o frango com quiabo ganham um novo sabor ao ser apreciado nesse lugar.

No Nordeste predomina a comida um pouco mais apimentada, além de pratos típicos como tapioca, acarajé e o cuscuz, e também de pratos ricos em frutos do mar. Salvador, por exemplo, iguarias como caldinho de sururu, moqueca e bobó de camarão são os mais pedidos por lá. Enquanto que o Norte do país Belém, no Pará, atrai turistas do mundo todo em busca de provar pratos como o tacacá, pato no tucupi e maniçoba.

“O Brasil concentra uma grande gama da culinária, basta preparar o estômago e abrir a cabeça para novos sabores, pode ser um restaurante muito conhecido, chef renomado, comida de rua, enfim, o que importa são as descobertas de sabor que ficarão para sempre na memória”, conclui o empresário Henrique Mol, da Encontre Sua Viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend