Hotéis do Porto e Norte com reservas a 40% no Natal e 65% a 70% no ‘reveillon’

Da Redação com Lusa

A um mês do Natal, os hotéis da região do Porto e Norte de Portugal estão com taxas de ocupação de 40% e para o ‘réveillon’ entre 65% e 70%, avançou o Turismo Porto e Norte de Portugal na sexta-feira.

“Ainda a um mês [da época do Natal], mas já começamos a notar um ritmo de reservas bastante interessante. Para o Natal estamos com cerca de 40% de taxa de ocupação e em relação à Passagem de Ano, um pouco melhor, estamos entre os 65% e os 70% de taxa de ocupação”, declarou Luís Pedro Martins, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

Para a próxima época natalícia e Passagem de Ano, o Turismo acredita que os números vão crescer mais ao longo dos próximos dias e que vão ser um “grande contributo” para o Norte de Portugal voltar a atingir a meta dos seis milhões de hóspedes, números registrados em 2019, antes da pandemia da covid-19.

“Ainda falta um mês e julgo que estes números poderão ainda ser melhores, mas serão um grande contributo para chegarmos ao final do ano e atingirmos aquela meta muito ambicionada, mas que de facto não era fácil em tão pouco tempo, que era voltar a registar os números de 2019, ou seja, a atingir os seis milhões de hóspedes e passar os 11 milhões de dormidas. Julgo que estamos próximos de que isso aconteça” diz Luís Pedro Martins.

Luís Pedro Martins classifica de “fantástico” o fato de, após dois anos de pandemia, o setor turístico ter tido uma resposta em tão curto espaço de tempo “para o alavancar da economia nacional, conforme os números o indicam”.

Segundo o presidente da TPNP, cerca de 60% das reservas para o Natal e Passagem de Ano 2022 referem-se ao mercado internacional.

“Cerca de 60% das reservas são dos nossos principais mercados. À cabeça França, Espanha, Brasil, Estados Unidos da América, Reino Unido e Alemanha”, disse.

Questionado sobre se a guerra e a inflação não poderão ser fatores que venham adiar as metas traçadas para o final de 2022 – dos seis milhões de hóspedes e 11 milhões de dormidas – Luís Pedro Martins acredita que a localização geográfica de Portugal e a distância do conflito ajudam na procura do destino.

No entanto, avisa que é sempre importante não esquecer que o conflito existe e as empresas têm de estar preparadas, porque, acrescentou, “sabe-se como é que a guerra começou, mas não se sabe como é que ela vai acabar”.

“A Europa está envolvida num conflito e tudo o que daí deriva poderá prejudicar a economia de todos os países – o de Portugal incluído. Apesar de tudo, e talvez pela nossa localização geográfica, por sermos o país mais afastado do conflito, temos vindo a conseguir conquistar aqueles que querem viajar para a Europa, mas que não se querem colocar em perigo. No entanto é sempre importante não esquecer que o conflito existe e as empresas têm de estar preparadas (…), porque sabe-se como é que a guerra começou, mas não se sabe como é que ela vai acabar”, destacou.

Filme vence prêmio de Melhor do Mundo

Em mais uma premiação para região, a TPNP revelou na última semana que “The Majestic Adventures of Ofelia de Sousa” arrecadou o título de Melhor Filme de Turismo do Mundo, na categoria Produtos Turísticos, no World’s Tourism Film Awards.

Esta competição de filmes de turismo à escala mundial, promovida pelo International Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT), decorreu em Valência, Espanha. Porto também levou Melhor Destino de Cidade do mundo este ano.

“É o corolário de um trabalho incrível de posicionamento da região, que nos permitiu aumentar a nossa notoriedade e posicionamento. É uma honra vencermos um prêmio que nunca tinha sido conquistado por Portugal”, considera Luís Pedro Martins, em comunicado.

A cerimônia da 34.ª edição dos World’s Tourism Film Awards decorreu na quinta-feira, tendo sido distinguidos os vencedores das categorias Cidades, Regiões, Países, Serviços e Produtos Turísticos.

Luís Pedro Martins esteve presente no evento para receber o prêmio desta última categoria. “Esta vitória é mais um incentivo para todos os parceiros do Porto e Norte que, após dois duros anos, com o seu esforço, permitiram o regresso fulminante do setor a valores pré-pandemia”, referiu.

De acordo com a TPNP, o filme “The Majestic Adventures of Ofelia de Sousa” teve a melhor pontuação entre todas as categorias a concurso, tendo ficado em primeiro lugar neste ‘ranking’ “graças aos pontos conquistados na sequência dos prémios recebidos nos 10 festivais que compõem o circuito mundial do CIFFT”.

O filme português concorreu com 34 outros filmes promocionais estrangeiros.

Para Luís Pedro Martins, “os prémios conquistados pelo filme ‘Ofélia de Souza’ comprovam a aposta feita numa comunicação muito disruptiva, criativa, original e de certa forma arriscada, no segmento de Turismo de Negócios, no qual a região tem um potencial muito elevado quer pela qualidade dos espaços aqui existentes, quer pela oferta existente na vertente social no pré e pós-eventos”.

O presidente da entidade regional de turismo explica que “só este ano já foi possível captar mais de uma centena de eventos, como o M&I Forum (Porto), a AITO Overseas Conference (Braga), o Wordcamp Europe (Porto), contribuindo para trazer ao Porto e ao Norte mais de 32 mil pessoas”.

Estreado em outubro de 2021, o filme, com cerca de três minutos de duração, “tem como estrela principal Ofelia de Souza, uma experiente e extravagante organizadora de eventos e epicurista de 72 anos, que fielmente acompanhada dos seus assistentes (‘Ofelier’ e ‘Ofeliette’), partilha dicas e segredos para escolher e aproveitar um dos melhores destinos de turismo de negócios do mundo”.

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