Compadres do Fresco querem dinamizar turismo cultural no Alentejo face a “procura crescente”

Da Redação
Com Lusa

Alentejo / Divulgação

A “procura crescente” ao nível do turismo cultural no Alentejo levou duas empresas da região a unirem esforços para criar os Compadres do Fresco, uma nova plataforma que oferece aos turistas um conjunto de produtos nessa área.

O projeto é de duas empresas de turismo cultural baseadas na zona de Alvito (Beja), mas que operam em vários concelhos alentejanos: a Spira – Revitalização Patrimonial, detentora da Rota do Fresco, e a Be Portuguese for One Day, dirigida ao mercado externo.

A marca Compadres do Fresco (www.compadresdofresco.com) pretende dar “uma resposta eficiente à procura crescente, nomeadamente internacional, de produtos de turismo cultural nesta região”, disse à Agência Lusa Catarina Valença Gonçalves, da Spira.

Para tal, explicou, “era absolutamente necessário ganhar escala”, daí a união de esforços em torno da nova marca, criada recentemente e que “é uma plataforma agregadora de produtos de turismo cultural já existentes na região”.

O projeto dirige-se aos turistas, mas ambiciona também ser o “braço direto” dos parceiros nas áreas do alojamento, restauração e comércio, em termos de oferta concertada de produtos de touring cultural que contribua para “aumentar a permanência” dos visitantes.

“O que queremos é que qualquer pessoa que visite o Alentejo, quando o pensa fazer, consulte os ‘Compadres do Fresco’, onde poderá encontrar toda a informação em matéria de produtos de turismo cultural”, disse.

As empresas assumem ainda que visam tornar “mais fácil o consumo de produtos de turismo cultural” na região, acabando com obstáculos que impossibilitam aos visitantes, muitas vezes, à hora ou dia pretendido, desfrutar ao máximo da experiência.

“Não podem visitar a igreja porque uma senhora é que tem a chave ou ir à padaria, para comprar bolos típicos, porque já está fechada. Queremos dar a garantia ao cliente que, ao contactar-nos, poderá visitar o património e, se quiser, levar produtos da região”, disse.

Além dos habituais roteiros da Rota do Fresco, que levam os turistas a “desvendar” pinturas murais de igrejas em vários concelhos, os Compadres do Fresco integram agora a Rota do Fresco ao Luar, em Évora, às sextas-feiras à noite e sem pré-reserva ou número mínimo de participantes.

Outra novidade são os passeios temáticos, em automóveis elétricos, a qualquer dia e hora, para descobrir a “Évora Desaparecida” do final do século XIX.

A juntar a isto, estão os Campos de Férias Património, que a Spira promove para os mais novos, em Alvito, e os produtos da Be Portuguese for One Day, que desafia estrangeiros a “experimentarem tradições tipicamente alentejanas”, referiu Catarina Valença Gonçalves.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: