“Viemos conhecer melhor a comunidade portuguesa em Belém” diz SECP no Pará

Da Redação

Continuando sua visita oficial pelo Brasil, em Belém do Pará, a Secretária de estado das Comunidades Portuguesas (SECP), Berta Nunes, e o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, foram recebidos pelo vice-prefeito Edilson Moura, nesta segunda-feira, 18.

Segundo a prefeitura, a reunião serviu para estreitar os laços entre o país europeu e a capital paraense.

A secretária de estado Berta Nunes ressaltou o objetivo da visita, que visa firmar um intercâmbio em várias áreas. “Viemos conhecer melhor a comunidade portuguesa em Belém. O nosso objetivo com Belém é esse, estreitar as relações no âmbito da cultura, gastronomia e saúde”, informou.

A comitiva portuguesa está na capital desde a madrugada desta segunda-feira, e já visitou algumas comunidades lusitanas em Belém, como o Grêmio Português que recebeu a comitiva portuguesa para um jantar especial.

Durante o encontro, o vice-prefeito Edilson Moura ressaltou a aproximação de Portugal e Belém. “Grande parte das cidades do nosso estado do Pará são co-irmãs e tem nomes de cidades portuguesas. Nós gostaríamos de manter esse laço, essa aproximação e acredito que seja recíproco”, ressaltou o vice-prefeito.

Durante o encontro, o coordenador de relações internacionais da Prefeitura de Belém, Luiz Arnaldo Campos, lembrou que o município voltou a fazer parte da União das Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA). O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, destacou um projeto feito em Portugal e que pode ser desenvolvido em Belém.

“Existe um projeto, que é feito também pela embaixada portuguesa aqui no Brasil, que pretende resgatar o patrimônio literário português em diversas partes do Brasil, e Belém pode ser uma dessas cidades contempladas”, concluiu.

Agenda

Nesse quinto dia de visita ao Brasil, Berta Nunes efetuou visita às instalações do Vice Consulado em Belém do Pará, com a Vice Cônsul Fernanda Pinheiro, se inteirarando “de forma mais profunda sobre o funcionamento e as necessidades do Posto” segundo a Embaixada.

Já numa visita e reunião na sede social do Grêmio Literário e Recreativo Português, que contou com as presenças do Diretor da Biblioteca Joaquim João, com o Reitor da UFPA Emanuel Tourinho, com a Professora Nazaré Sagres e o Professor Aldrin, foram abordados os projetos de recuperação e digitalização de obras raras, bem como o projeto “A Camiliana e outras coleções arquivistas e bibliográficas luso-brasileiras”, contando ambas com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

Após o almoço com a direção da Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará, seguiu-se uma visita e inauguração do Bloco B do Hospital D. Luís, em eventos presididos pelo Presidente Alirio Gonçalves.

O dia culminou com um jantar de fusão de gastronomia e cultura luso-brasileira com a Comunidade Portuguesa no Grêmio Literário e Recreativo Português, que contou com as presenças do Presidente da Comunidade Portuguesa Luís Octávio e com os Presidente da Beneficente Alirio Gonçalves, Diretor do Grêmio Joaquim João, Presidente da TUNA Graciete Maués, Presidente da Câmara do Comércio Reginaldo Ferreira, Presidente da Associação Vasco da Gama Paulo Martins e o Presidente da Loringuense Anésia Meira.

Durante o jantar, a SECP distingiu João Vaz Pisco e Nelson Carrasco com a atribuição de medalhas de mérito das comunidades portuguesas de grau ouro. A noite na sede campestre contou com apresentação do grupo “Sabor Marajoara” que mostrou a dança paraense para os portugueses presentes no evento.

No dia seguinte, a SECP realizou uma visita às instalações da Tuna Luso-Brasileira, tendo sido recebida pela Presidente Graciete Maués e restantes membros da direção, e agraciou a coletividade com a Placa de Honra das Comunidades Portuguesas.

Também uma reunião com o Conselheiro das Comunidades Portuguesas Luís Paulo Pina abordou temas de interesse para as comunidades.

A visita a Belém do Pará encerrou com um encontro com a cantora Fafá de Belém, destacado membro da comunidade luso-brasileira, onde foram debatidos projetos de divulgação e promoção no Brasil da matriz histórico-cultural portuguesa.

A secretária das Comunidades Portuguesa já esteve no Rio de Janeiro, na capital federal Brasília e na sequencia em São Luis do Maranhão, nessa deslocação oficial.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: