Velejador e diplomata: A vida de Nuno Bello, o novo “carioca” da nação portuguesa

Por Ígor Lopes

 

Aos 50 anos de idade, Nuno de Mello Bello é o novo nome forte de Portugal no Rio de Janeiro. Nasceu em 14 de maio de 1961. Talvez por destino – ou competência -, Nuno ocupa hoje o cargo de responsável máximo do Consulado Geral de Portugal na cidade carioca. Casado e pai de três filhos, o diplomata ingressou na carreira em junho de 1987. Passou por Cabo Verde, África do Sul, Bélgica e Canadá. Seu último posto foi em Roma. Desempenhou funções também em gabinetes da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, em Lisboa.

Nuno Bello está no Rio pela segundo vez. Visitou a nossa cidade em 1977. Ainda como turista. Agora, assume um dos postos mais importantes da diplomacia portuguesa, numa cidade que conta com mais de 100 mil cidadãos portugueses residentes, segundo dados do próprio consulado em 2011.

Nas suas primeiras entrevistas em solo brasileiro, Nuno se mostra acessível e diz que necessita pôr em prática algumas idéias e desenha já um bom relacionamento com a Câmara Portuguesa de Comércio no Rio. Nuno pode ser peça-chave para trazer para a cidade maravilhosa, em 2012, eventos importantes que vão celebrar o ano de Portugal no Brasil. É um homem culto que opta por, nas horas livres – e de lazer-, estar com a família, ler, praticar esporte, conviver com amigos e velejar.

Vive no Rio sozinho, por enquanto. Dos seus três filhos, os dois mais velhos, Marta, 19 anos, e Tomás, de 17, vão continuar estudando em Portugal. No final do ano escolar em Roma, vai poder contar com a presença da mulher, Ana Rita, e da filha mais nova, Maria do Carmo, de 12 anos.

Nuno Bello não esconde a alegria de atuar na nossa cidade. Ele diz esperar que, por aqui, encontre “felicidade e sucesso”. “O meu sucesso será o sucesso da comunidade e de Portugal”, garante.

Sobre o que pensa do Brasil, Nuno Bello prefere conhecer mais para opinar depois. Mas um dos objetivos é desenvolver as potencialidades dos dois países.

“Entendo ser muito cedo para afirmar o que é o Brasil. Trata-se de um país ligado a Portugal por laços históricos muito fortes em que intensas relações afetivas e culturais se desenvolvem com muita naturalidade. Dito isto, no plano econômico, acredito que uma abordagem pragmática poderá explorar e desenvolver potencialidades enormes, numa perspectiva de ganhos para os dois lados”, afirma.

Quando perguntado se tem alguma cultura ou lugar que gostaria de conhecer de imediato na nossa cidade, Nuno Bello é pragmático: “Estou acabado de chegar. Uma cidade como o Rio é para se ir conhecendo a pouco e pouco. Tenho a noção que como Cônsul Geral de Portugal não me vão faltar oportunidades de, nos próximos anos, conhecer o melhor do Rio de Janeiro e do Brasil”.

Por fim, deixa uma mensagem para a comunidade lusa: “Gostaria que a comunidade portuguesa, na sua diversidade, tivesse sucesso pessoal e profissional e que vissem o Consulado Geral como uma instituição que está aqui para a servir”.

 

Currículo recheado

No início da carreira, Nuno Bello começou exercendo funções no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, prestando serviço nos Serviços de Informação e Imprensa (junho de1987 ajunho de 1988). Mais tarde, atuou na Direção de Serviços da África Subsariana (junho de1988 amaio de 1991), foi colocado na Embaixada de Portugal na Praia, Cabo Verde, (maio de1991 afevereiro de 1993), foi nomeado Adjunto no Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas do XII Governo Constitucional (fevereiro de1993 ajaneiro de 1994), foi colocado em Comissão de Serviço na Embaixada de Portugal em Pretória, África do Sul, (fevereiro de1994 aagosto de 1994), regressou ao lugar de Adjunto no Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (agosto de1994 aoutubro de 1995), foi nomeado Adjunto do Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas do XIII Governo Constitucional (novembro de1995 ajulho de 1996), teve a sua colocação na Delegação Portuguesa junto ao Conselho do Atlântico Norte (DELNATO) e da União da Europa Ocidental (UEO) (julho de1996 ajulho de 2000), foi ainda nomeado Cônsul-Geral de Portugal em Montreal, Canadá, e representante de Portugal na Organização Internacional de Aviação Civil, OACI, (agosto de2000 ajulho de 2004), assumiu o cargo de Diretor de Serviços da América do Norte da Direção Geral Bilateral do Ministério dos Negócios Estrangeiros (agosto de2004 adezembro de 2006), foi Diretor de Serviços da África Subsariana (dezembro de2006 afevereiro de 2009), foi colocado como Ministro Conselheiro na Embaixada de Portugal em Roma (fevereiro de2009 afevereiro de 2012) e, por fim, em março de 2012, foi nomeado Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: