Ucrânia: Zelensky diz que Portugal tem voz política importante

Mundo Lusíada com Lusa

Neste dia 23, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, defendeu que a “voz de Portugal é politicamente importante” e agradeceu a visita do homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, a Kiev.

“A voz de Portugal é politicamente importante”, disse Zelensky em conferência de imprensa, na cimeira da Plataforma da Crimeia, em Kiev.

O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, sentou-se entre os jornalistas a ouvir a conferência de imprensa do homólogo ucraniano.

Zelensky acrescentou que Portugal apoiou a Ucrânia desde o início da invasão da Rússia e que está ao lado das autoridades ucranianas “na responsabilização” da Rússia pelo crime de agressão.

O chefe de Estado ucraniano agradeceu o apoio de países como Portugal em várias áreas, por exemplo munições.

“A vitória no campo de batalha é importantíssima, há pessoas a morrer e os países estão a ajudar”, comentou Zelensky, na véspera de se cumprir um ano e meio de guerra na Ucrânia, invadida pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022.

Visitar Lisboa

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa anunciou hoje que está a equacionar convidar o seu homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a visitar Lisboa e que vai aproveitar o encontro na quinta-feira para discuti-lo.

“Nós gostaríamos muito que houvesse uma ocasião para isso. É uma questão que amanhã será tratada porventura e não vale a pena estar a antecipar no encontro de delegações […], a agenda dele é ocupada”, disse o Presidente da República depois de participar na cimeira organizada pela “Plataforma da Crimeia”, sobre a recuperação por parte da Ucrânia daquela península.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que Volodymyr Zelensky “privilegia esses contatos internacionais, mas tem uma guerra” no país.

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, iniciou hoje uma visita de dois dias à Ucrânia para participar, entre outras iniciativas, nas comemorações do Dia da Independência, na quinta-feira, além do encontro com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, que será condecorado com o Grande-Colar da Ordem da Liberdade.

Também nesta quinta, o Presidente Marcelo condecorou o embaixador de Portugal em Kiev, António Vasco Alves Machado, com as insígnias de Grande-Oficial do Infante D. Henrique, justificando a distinção com as circunstâncias excecionais da situação excepcional desta embaixada.

Marcelo Rebelo de Sousa quis surpreender o embaixador com a condecoração, mas assegurou que a sua atribuição já estava planeada desde a visita do primeiro-ministro, António Costa, à Ucrânia, em maio de 2022.

“O primeiro-ministro saiu há muito [da Ucrânia] com essa ideia e concordámos imediatamente. Sinto que é devido um reconhecimento muito especial”, revelou.

Marcelo Rebelo de Sousa recordou não ser habitual a condecoração de um diplomata enquanto está em missão, mas defendeu que como António Vasco Alves Machado e os funcionários da embaixada “são protagonistas ao nível de uma guerra global”, justifica-se a excepcionalidade.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: