Temer adia Cimeira Luso-brasileira

Mundo Lusíada
Com agencias

A XIII cimeira luso-brasileira, prevista para 02 de fevereiro, em Lisboa, foi adiada após acordo entre os chefes de Estado dos dois países.

O Presidente brasileiro, Michel Temer, pediu ao seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, o adiamento para permanecer no país para angariar apoios e garantir a aprovação da reforma da previdência, projeto que voltará a ser discutido no próximo mês pelo Congresso brasileiro.

Questionada, a Secretaria de Comunicação da Presidência do Brasil disse que ainda não há uma nova data prevista para o encontro, frisando que a cimeira foi adiada e não cancelada.

A cimeira luso-brasileira iria realizar-se pouco mais de um ano após a última reunião de alto nível entre os dois países, em novembro de 2016 e a delegação portuguesa seria chefiada pelo primeiro-ministro, António Costa, e a brasileira pelo Presidente, Michel Temer.

Temer colocou a reforma da Previdência como prioridade em 2018 e explicou que o déficit tem crescido rapidamente, o que tem causado problemas para as contas públicas do País, segundo defendeu.

O presidente brasileiro ainda lembrou das dificuldades enfrentadas por Grécia e Portugal, que adiaram suas reformas e chegaram a cortar aposentadorias.

Temer e ministros tem divulgado o discurso de que sem a reforma “não haverá aposentadorias” no futuro.

De acordo com aliados do governo, o Planalto contabiliza 275 votos a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Previdência.

O governo precisa de 308 dos 513 votos dos parlamentares para o texto ser aprovado na Câmara dos Deputados. A votação da reforma está marcada para 19 de fevereiro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: