São Paulo mantém mais de 200 homens em operação de resgate na Baixada Santista

Da Redação

O Governo de São Paulo mobiliza um total de 210 homens na operação de buscas aos desaparecidos na Baixada Santista. As equipes formadas por policiais civis, militares, técnico-científicos, bombeiros e oficiais da Defesa Civil prestam apoio aos municípios de Guarujá, Santos e São Vicente, que foram fortemente impactados pelas chuvas da madrugada de terça-feira (3). Os trabalhos envolvem resgate, salvamentos e identificação das vítimas.

O balanço mais recente indica que as fortes chuvas que incidiram sobre a região da Baixada Santista nesta madrugada provocaram, até o momento, 21 mortes e 28 pessoas estão desaparecidas, nos seguintes municípios: Guarujá (17 mortes e 21 desaparecidos), Santos (3 mortes e 5 desaparecidos) e São Vicente (1 morte e 2 desaparecidos). O número atual de desabrigados é de 118 no Guarujá, 3 em São Vicente e 150 em Santos. Quanto aos desalojados computados, são 100 em Santos e 20 em São Vicente.

Os trabalhos do Corpo de Bombeiros e das Polícia Militar estão concentrados no Morro do Fontana (Santos), no Parque Prainha (São Vicente) e nos morros do Macaco, Cantagalo e Engenho (Guarujá), pontos de deslizamentos com relatos de familiares sobre desaparecimentos de vítimas. As ações na Vila Valença (São Vicente) e morros da Penha e do Tetéu (Santos) foram concluídos.

Na manhã desta quarta-feira, o Instituto-Médico Legal (IML) de São Paulo liberou os corpos de 15 vítimas, entre eles, os de dois irmãos de 6 e 3 anos, o de um bebê de dez meses e o de uma menina de 11 anos. Há ainda um idoso de 60 anos. A idades das outras vítimas (quatro homens e seis mulheres) variam entre 25 a 43 anos.

A Defesa Civil presta apoio nas buscas, com equipes in loco, e ainda realiza contínuo monitoramento por meio do Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil, localizado na capital. O órgão também tem atuado diretamente no encaminhamento das 15,6 toneladas em itens de ajuda humanitária (colchões, cobertores, cestas básicas, roupas, água sanitária e água potável) enviadas pelo Governo do Estado aos desabrigados da Baixada Santista.

No Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, o Governador João Doria homologou sumariamente os decretos municipais de situação de anormalidade do Guarujá (estado de calamidade pública), Santos e São Vicente (situação de emergência). Agora, seguem para a Defesa Civil Nacional para o devido reconhecimento federal.

A Polícia Civil, por meio da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, realiza a perícia e identificação das vítimas. As ações são feitas pelo Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML), com apoio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD). Até o momento, 15 corpos de vítimas foram liberados às famílias e outro está em processo de necropsia e identificação.

Na tarde desta quarta-feira, a secretária de Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, realiza no Guarujá uma reunião de secretariado com os nove municípios da Baixada Santista, com o objetivo de fornecer orientações sobre antecipação de benefícios e apoio às vítimas das chuvas. Além da visita a um dos abrigos temporários da região, que receberam doações de 500 kits de higiene pessoal para as pessoas desalojadas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: