São Paulo assume copresidência da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas durante Assembleia Geral

Próximos passos de atuação da UCCI, fórum político de governos locais da América Latina e Península Ibérica fundado em 1982, serão definidos em assembleia que ocorre a cada dois anos; 18 cidades de 15 países já confirmaram participação.

Da Redação

Neste dia 21 de novembro, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, a Prefeitura de São Paulo vai sediar a 20ª Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), à qual estarão presentes representantes de alto nível de 18 cidades de 15 países. Durante a reunião, o Prefeito Ricardo Nunes assumirá a copresidência da rede, exercida ao lado de Madri, onde a UCCI está estabelecida desde sua fundação, no início da década de 80.

Já confirmaram participação no encontro, cujo tema é “Ibero-América: uma região diversa para um futuro de prosperidade compartilhada”, os prefeitos de Lisboa, Carlos Moedas; Madri, José Luis Martínez-Almeida; San José, Johnny Araya Monge e Cádiz, Bruno García de León, entre outros.

Durante a assembleia, a UCCI definirá questões estratégicas e novos titulares do corpo diretivo para o período de 2024 a 2025. Será um espaço de diálogo para que os representantes de alto nível dos governos locais da América Latina e Península Ibérica debatam os desafios, necessidades e objetivos comuns de suas gestões no contexto global. Fundada em 1982, a UCCI é composta por 29 cidades. Mesmo não sendo a capital de jure do Brasil, São Paulo é membro desde 1989, dada a sua relevância nacional e internacional.

“A troca de experiências e atuação conjunta é extremamente importante na construção de políticas públicas efetivas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas”, diz a secretária de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, Marta Suplicy.

A assembleia da UCCI faz parte da programação do São Paulo International Summit 2023 (SPIS). Na ocasião, o prefeito Ricardo Nunes vai assumir a presidência da rede Mercocidades (que une municípios de países do Mersosul), além da copresidência de UCCI. “São Paulo tem se projetado nos últimos anos como capital da diplomacia de cidades, somando mais de 15 grandes eventos até o fim de 2024”, afirma a secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy. Em agosto, por exemplo, São Paulo foi um dos principais articuladores da reativação do Fonari (Fórum Nacional de Gestores Municipais de Relações Internacionais).”

Capital Verde Ibero-Americana
Com forte atuação na temática do Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável, a UCCI reconhece periodicamente a “Capital Verde Ibero-Americana”. A cidade de São Paulo recebeu o título para o período de 2021 e 2022, concedido em reconhecimento aos avanços rumo ao fortalecimento e a consolidação das áreas verdes e da biodiversidade urbana do município.

Agenda 2030
Hoje, a UCCI é parceira da Prefeitura de São Paulo no mapeamento, localização e implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na capital paulista. Um exemplo é o Plano de Ação para Implementação da Agenda 2030, compromisso com o desenvolvimento sustentável reconhecido pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil.

Com 655 ações propostas pela sociedade civil e poder público, o Plano de Ação da Agenda 2030 da Cidade de São Paulo, nos quatro anos da atual gestão, apresenta, concretamente, por meio de programas e recursos, investimentos da ordem de R$ 13 bilhões para o alcance dos ODS.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: