Programa na residência oficial do Primeiro-Ministro comemora o 25 Abril

Mundo Lusíada

Depois de dois anos em que as tradicionais comemorações do 25 de Abril na residência oficial do Primeiro-Ministro não se realizaram de forma presencial por causa da pandemia, em 2022 o palacete de São Bento em Lisboa volta a abrir as portas para a “celebração da grande festa da democracia” divulga o governo.

O 48.º aniversário da Revolução dos Cravos será celebrado na residência oficial do Primeiro-Ministro com um programa cultural para públicos de todas as idades, uma dezena de espetáculos e atividades a decorrer nos vários espaços dos jardins de São Bento, da música à dança, passando pelas artes visuais e workshops.

A atuação de Dino d’Santiago e da Orquestra Sem Fronteiras são os destaques das participações musicais. Os Pauliteiros de Miranda e o grupo de percussão Bardoada darão as boas-vindas aos visitantes.

Em colaboração com o Arquivo Ephemera, os jardins da residência oficial irão mostrar uma exposição de cartazes do 25 de Abril. Prestando homenagem às oficinas clandestinas de impressão e ao seu papel na resistência à ditadura, a Oficina do Cego – Associação de Artes Gráficas irá proporcionar workshops de impressão de postais tipográficos e de cartazes.

Ainda, será também apresentado o espetáculo musical «Mais Alto!”» que integra as comemorações oficiais da Comissão dos 50 anos do 25 de Abril. “Recorrendo ao poder da música e da palavra, este espetáculo pretende sensibilizar crianças e jovens para a ideia e para a prática da democracia” segundo a organização.

No próximo dia 25 de Abril, a residência oficial do Primeiro-Ministro em Lisboa estará aberta à população entre as 14h30 e as 18h00. A entrada é gratuita.

Confira o Programa das Comemorações do 48.º aniversário do 25 de abril

14h30 – Abertura de portas

14h30 – Animação com os Pauliteiros de Miranda e com o grupo de percussão Bardoada

15h00 – Atuação da Orquestra Sem Fronteiras

15h00 – Workshop de produção de cartazes e postais em tipografia pela Oficina do Cego

15h00 – Espetáculo infantil: As árvores não têm pernas para andar, de Joana Gama

15h30 – Dança: Meio no Meio, de Victor Hugo Pontes

16h00 – Concerto «Mais Alto!»

16h30 – Atuação dos Pauliteiros de Miranda

16h30 – Espetáculo infantil: As árvores não têm pernas para andar, de Joana Gama

16h45 – Leituras: Novas Cartas Portuguesas

17h30 – Concerto de encerramento: Dino d’Santiago

Pelo jardim, exposição de cartazes usados no 25 de abril em parceria com o Arquivo Ephemera

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: