Presidente inicia curto período de férias em Porto Santo na Madeira

Da Redação
Com Lusa

Nesta quinta-feira, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, inicia um curto período de férias no Porto Santo. A chegada de Marcelo Rebelo de Sousa está prevista para esta tarde num voo da TAP, não havendo programa oficial estabelecido para a viagem.

O chefe de Estado vai permanecer na ilha até sábado, concretizando a décima visita à Região Autônoma da Madeira no decurso do mandato, agora a título particular e sem agenda conhecida, embora o presidente da Câmara Municipal, Idalino Vasconcelos, vá deslocar-se ao aeroporto para recebê-lo.

“Recebê-lo no Porto Santo é uma grande honra”, disse o autarca à Lusa, indicando que pretende apresentar “três grandes preocupações” ao Presidente da República, ainda que o faça de forma informal.

Transportes aéreos, mobilidade marítima e transferência de verbas do Orçamento do Estado para o município são os assuntos que Idalino Vasconcelos quer abordar com o chefe de Estado.

“O Porto Santo vive única e exclusivamente do turismo e não há turismo se não houver transportes”, afirmou, alertando para os “poucos voos e a preços incomportáveis” operados pela TAP, sobretudo no período de inverno – de outubro a maio – em que a companhia realiza apenas uma viagem por semana.

Por outro lado, Idalino Vasconcelos alerta para a operação do “Lobo Marinho”, que estabelece a ligação marítima entre a Madeira e o Porto Santo, suspensa todos os anos no mês de janeiro para manutenção do navio e que não se realiza às terças-feiras no resto do ano.

O autarca social-democrata quer pedir a ajuda de Marcelo Rebelo de Sousa para “pensar o inverno no Porto Santo” e, por outro lado, pretende alertá-lo para método utilizado na transferência de verbas do Orçamento do Estado para o município.

“Recebemos 1,4 milhões de euros e há municípios na Região Autónoma da Madeira com metade da nossa população, com metade da nossa área geográfica, que recebem três vezes mais do que nós”, afirmou.

Na última deslocação que efetuou ao Porto Santo, a 01 de novembro de 2018, Marcelo Rebelo de Sousa disse estar “atento” aos problemas da mobilidade que afetam a Região Autónoma da Madeira e às críticas à TAP, mas advertiu que não estava em condições de se pronunciar.

“Para já, não digo nada. Antes de dizer, ouço”, afirmou então, à chegada ao centro da cidade Vila Baleira, onde presidiu às comemorações dos 600 anos da descoberta da ilha do Porto Santo.

Turismo no Algarve

Em visita a Faro neste dia 05, Marcelo Rebelo de Sousa destacou a recuperação do turismo no Algarve através de empresários, trabalhadores e autarcas que contribuíram para essa melhoria.

Em uma visita ao Zoo de Lagos, no Algarve, o presidente pontuou o trabalho dos agentes no setor. “Quem teria uma positiva muito elevada seria quem no Algarve tem feito de tudo para mudar [o turismo] de 0%, para 50% e em alguns casos 60%”, afirmou o chefe de Estado, adiantando que é necessário que essa nota “seja dada pelos portugueses e estrangeiros” que fazem crescer o turismo no Algarve.

O Presidente da República destacou “os empresários, hoteleiros, trabalhadores, os autarcas e a sociedades civil” que conseguiram ir “arrancando os motores” e recuperar os valores do turismo que “eram zero” no final de junho, quando iniciou as vistas semanais à região.

Na terça-feira, antes de um jantar com autarcas algarvios, o chefe de Estado tinha destacado que, comparado com o que viu “há quatro ou cinco semanas”, a região está no bom caminho. “Lento, mas estamos bom caminho”, declarou.

“Agora estamos entre os 40, 50%. É uma subida muito rápida, mas temos de admitir que é ainda pouca coisa comparado com o panorama em anos anteriores, mas é um esforço muito grande que está a ser feito”, afirmou, destacando o esforço dos autarcas algarvios, que “não pararam”, tendo já apresentado “o seu caderno reivindicativo ao Governo”.

Ainda na terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que vai “continuar a acompanhar a situação” na região e que “vai haver mais vindas em agosto, setembro e outubro”.

“Todos sabem que o Presidente da República dedica ao Algarve mais atenção que às outras regiões do país, porque o turismo tem uma importância fundamental na economia região, em percentagem, em empregos e criação de riqueza e contributo para o país”, declarou.

O chefe de Estado defendeu que são necessárias “verbas específicas para a diversificação” do setor econômico algarvio, que podem ir desde a “investigação à universidade, ao digital, ao mar, à agricultura, à ligação da indústria à agricultura e à criação de novos serviços”.

“Todos temos a noção de que tudo isso é muito importante, mas precisa de uma coluna vertebral que não vacile, que é o turismo e é essencial que recupere”, realçou.

Desde o final de junho, o Presidente da República já visitou os concelhos de Albufeira, Vila Real de Santo António, Tavira, Loulé, Lagoa e Lagos, tendo anunciado que “no fim de semana será a vez de Silves”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: