Portugal preside a União Européia

 

Estela Silva/Lusa

Presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, durante a conferência em Lisboa. 4 Julho 2007

Presidir a União Européia é presidir o Conselho da UE, que representa o conjunto dos governos dos Estados-Membros (atualmente 27), é a mais importante e poderosa das três principais instituições que participam no processo de decisões comuns do bloco.

O Conselho da UE é a instituição que decide, que tem a “palavra final” na aprovação ou não de todas as decisões internas e leis comuns. O Conselho é também quem representa externamente a UE, no seu conjunto.

A UE é presidida todos os semestres pelo governo de um Estado-Membro diferente, de acordo com um calendário estabelecido com grande antecedência. Esta presidência, iniciada em 1º de julho se estendendo até 31 de dezembro, cabe a Portugal. Esta é a terceira vez os lusos lideram os destinos do bloco. Depois de Portugal, deverão liderar o Conselho, a Eslovênia (1º semestre 2008) e a França (2º semestre 2008).

Neste semestre, no mês de julho, Lisboa vai acolher a cúpula UE-Brasil; em outubro, acontece uma cimeira informal de chefes de Estado e de Governo; a cúpula UE-África acontece em dezembro, além de quase uma dezena de reuniões ministeriais setoriais informais. A cimeira UE-Rússia será em Mafra (Grande Lisboa).

A Embaixada de Portugal em Brasília também comemora a presidência portuguesa da UE com uma extensa programação de eventos em diversas partes do Brasil. Leia mais >>Parceria estratégica com UE é positiva para BrasilEmbaixada cria programação de eventos na Presidência Portuguesa da UE

Presidência Portuguesa da UE apresentada ao Mercosul

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: