Portugal apóia construção de trem-bala no Brasil

Mundo Lusíada Com Agência Lusa

LuísFortes/MT

>> A Secretária dos Transportes de Portugal, Ana Paula Vitorino, durante visita ao Secretário Executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

Os governos português e brasileiro comprometeram-se, em 13 de abril, a promover as vantagens e potencialidades dos portos portugueses junto às empresas brasileiras que exportam produtos por via marítima para Portugal e União Européia. "Chegamos a um consenso quanto a divulgarmos junto dos exportadores brasileiros e empresas de logística as possibilidades que são oferecidas pelos portos portugueses para os exportadores brasileiros que vendem a Portugal e à União Européia", afirmou o secretário-executivo do ministério brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho.

Segundo ele, que falava aos jornalistas em Brasília, no final de uma reunião com a secretária portuguesa de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, não ficou definido um calendário para a concretização das ações de divulgação dos portos portugueses. "O que está aqui em causa é que nós [portugueses] podemos oferecer cadeias logísticas mais rápidas e baratas do Brasil para a Europa e da Europa para o Brasil", afirmou Vitorino, destacando a importância de demonstrar "que através dos nossos portos é mais barato e demora-se menos tempo".

Os portos portugueses, realçou, "estão desburocratizados, têm capacidade, tem uma eficiência ao nível do que de melhor se faz no mundo e são mais baratos para várias cadeia logísticas". Vitorino explicou que a ação de divulgação dos portos portugueses será apoiada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) e pela embaixada portuguesa no Brasil.

Os dois países assumiram também o compromisso de abrir um centro de negócios brasileiro em Lisboa. "Há um compromisso para abrir um centro de negócios em Lisboa, o que não existe hoje", afirmou Vitorino. No primeiro trimestre, as exportações do Brasil para Portugal totalizaram US$ 171 milhões, menos 50,6% do que no mesmo período de 2008, segundo dados do ministério do Comércio Exterior. Já as importações de produtos portugueses caíram 20,1% entre janeiro e março em comparação ao mesmo ciclo, totalizando US$ 84 milhões.

Cooperação em transporte No final de uma reunião com secretário-executivo do Ministério dos Transportes do Brasil, Paulo Sérgio Passos, em Brasília, a secretária lusa de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, anunciou que a cooperação entre ambos países abrangerá projetos como a alta velocidade ferroviária, a logística e os sistemas ferroviários urbanos. "Não se trata apenas de partilhar experiências. Trata-se de discutir várias soluções possíveis para a implementação de vários tipos de projetos", acrescentou a secretária de Estado dos Transportes.

Ainda, este acordo "servirá de facilitador para uma segunda etapa", que será da competência das empresas privadas. "A segunda fase, que já não será da competência dos Estados mas sim das empresas privadas, servirá para abrir novas oportunidades para as empresas brasileiras poderem trabalhar em Portugal e para as empresas portuguesas poderem trabalhar no Brasil", explicou.

"Interessa-nos estabelecer um diálogo onde, pela convergência de interesses, possamos tirar proveitos mútuos", disse o secretário-executivo do Ministério dos Transportes do Brasil, Paulo Sérgio Passos, lembrando que o Brasil está dando os primeiros passos para a construção de uma linha de alta velocidade ferroviária entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, com uma extensão de 550 quilômetros, um investimento de 8 bilhões (8 mil milhões) de euros. “Com essa experiência podemos ajudar o governo federal do Brasil a encontrar as melhores soluções para implantar o trem-bala que está sendo proposto para os trechos Rio de Janeiro-São Paulo e São Paulo-Campinas", disse Ana Paula Vitorino.

Ao Portugal Digital, Vitorino disse que conhece bem o Brasil – já fez mais de 20 visitas ao país -, mas esta é a primeira a trabalho. "O Brasil é meu destino preferencial de férias", contou. Com tantas visitas, sendo a última em 2003, a secretária de Estado consegue fazer um comparativo do que viu da última vez. "O que noto hoje é uma vontade mais firme e mais pró-ativa do Brasil de investir em infraestrutura e desenvolver mais o país. Notei uma postura mais profissional, mais forte, mais firme e com mais vontade de ir para a frente nesse setor”, exemplificou.

Depois de São Paulo, a secretária de Estado portuguesa e sua comitiva seguiram para Buenos Aires, Argentina.

Portos portugueses: promoção no Brasil Os principais portos portugueses participaram da feira "Intermodal South America", que abriu na terça-feira 14 de abril, em São Paulo. A "Intermodal South America" é considerada a maior feira do setor logístico da América do Sul, e contou com a participação dos portos de Lisboa, Setúbal, Sines, Aveiro e Douro-Leixões. "O objetivo é atrair os empresários da região para os portos portugueses, mostrando as potencialidades da nossa cadeia logística", disse Natércia Cabral, presidente do Instituto Portuário e do Trabalho Marítimo (IPTM), citada pelo Portugal Digital.

A Intermodal de São Paulo reuniu nesta edição 450 expositores, pretendendo atrair 45 mil profissionais, de mais de 40 países. Consagrada como a mais importante feira na América Latina, a 15ª edição da Intermodal trouxe, em três dias de realização, as principais empresas do setor de logística, comércio exterior e transporte mundial. O evento apresenta tecnologia em serviços, equipamentos e produtos, inovação e informação impulsionando negócios e parcerias, servindo de plataforma para lançamentos, reforço de marca, joint-ventures, vendas e networking.

Deixe uma resposta