Nos EUA, presidente vestiu camisa dos Giants e fez o lançamento inaugural em noite portuguesa

Da Redação com Lusa

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, vestiu na terça-feira a camisa dos Giants, equipe de beisebol de São Francisco, e fez o lançamento inaugural, numa noite de homenagem a Portugal.

A presença de Marcelo Rebelo de Sousa como convidado de honra dos San Francisco Giants foi anunciada através dos altofalantes do estádio Oracle Park cerca de meia hora antes do início do jogo contra os Colorado Rockies, na noite de terça-feira na Califórnia, de madrugada em Portugal.

“Nem quero pensar na aventura que é atirar uma bola”, disse o chefe de Estado aos jornalistas, quando se preparava para entrar em campo para o chamado “first pitch”.

Com o seu nome, Marcelo, e o número 73, a sua idade, nas costas da camisa, o Presidente da República lançou a bola para as mãos do japonês Taira Uematsu, um dos treinadores dos Giants.

“Ficou muito bem na fotografia”, comentou o embaixador de Portugal nos Estados Unidos, Francisco Duarte Lopes, quando Marcelo Rebelo de Sousa abandonou o campo depois deste momento simbólico.

Pelo oitavo ano consecutivo, os Giants dedicaram um dos seus jogos em casa à celebração de Portugal, em parceria com organizações portuguesas da Califórnia, que é o estado norte-americano com maior número de emigrantes portugueses e lusodescendentes: mais de 300 mil segundo dados dos censos oficiais.

Os bilhetes para o jogo de beisebol entre os Giants e os Rockies incluíam uma camisa alusiva a esta celebração. No Oracle Park estava hasteada a bandeira portuguesa, ao lado da norte-americana, e uma das mascotes da noite era um enorme Galo de Barcelos.

Antes do jogo, o Presidente português conversou brevemente com Brandon Crawford, jogador dos Giants, com origens madeirenses, um dos mais aplaudidos no estádio, e saudou alguns adeptos nas bancadas.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou “espetacular” ver a bandeira portuguesa erguida “no estádio de um dos maiores clubes da América e que tem centenas de milhares de adeptos” e ter ainda “ranchos folclóricos portugueses a dançar e, sobretudo, líderes do clube que são portugueses”.

Jorge Costa, vice-presidente do Oracle Park, natural da Madeira, que trabalha no beisebol há 34 anos, recebeu o chefe de Estado e comitiva nesta visita “muito especial”.

“Isto tudo é emocionante para mim. É um dia muito especial para mim, para a minha família e toda a gente que trabalha aqui no estádio e para a comunidade portuguesa”, declarou Jorge Costa à comunicação social.

No decurso do jogo, a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, que não ficou até ao fim da noite para ver a vitória dos Giants, foi novamente anunciada no estádio e o Presidente da República levantou-se para agradecer os aplausos, com a sua imagem em destaque nos ecrãs gigantes.

Visita

O chefe de Estado deslocou-se à Califórnia para contactar com as comunidades emigrantes e lusodescendentes, cumprindo uma promessa de 2018, numa visita que começou no sábado em San Diego e termina hoje na Área da Baía de São Francisco.

Nesta visita iniciada no sábado, Marcelo Rebelo de Sousa passou pelos principais centros da emigração portuguesa neste estado: San Diego, Los Angeles, a região agrícola do Vale de São Joaquim, onde nunca tinha estado um Presidente português, São José e São Francisco.

Na Área da Baía de São Francisco, foi também à Universidade de Stanford, em Palo Alto, e aos condados vinícolas de Sonoma e Napa Valley, onde há uma fábrica da Corticeira Amorim.

Hoje, o chefe de Estado continuará nos arredores de São Francisco, para assistir à colocação da primeira pedra de um monumento aos produtores de laticínios portugueses de Tiburon, no condado de Marin, do lado de lá da ponte Golden Gate.

O último ponto do programa é um passeio em Sausalito, cidade geminada com Cascais, também no condado de Marin.

Acompanharam Marcelo Rebelo de Sousa nesta deslocação à Califórnia o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e os deputados Eurico Brilhante Dias, líder parlamentar do PS, João Moura Rodrigues, do PSD, Rui Paulo Sousa, do Chega, e Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do BE.

A Califórnia é o estado norte-americano mais populoso e mais rico – se fosse um país seria a quinta maior economia do mundo – e com o maior número de cidadãos de origem portuguesa: acima de 300 mil segundo os censos oficiais.

A emigração portuguesa para a Costa Oeste norte-americana remonta ao século XIX e é maioritariamente oriunda dos Açores.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: