Ministro português se encontra com Ministro das Relações Exteriores do novo governo

Mundo Lusíada com Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal começou 2023 em Brasília, juntamente com o presidente português, para a posse presidencial.

Neste dia 31, João Gomes Cravinho se reuniu com Mauro Vieira, indigitado como Ministro das Relações Exteriores no novo Governo. “Traçamos planos ambiciosos para as relações entre Portugal e o Brasil nestes próximos meses” informou o ministro português, que citou Mauro Vieira como “amigo de longa data”.

Cravinho disse esperar que o primeiro semestre de 2023 seja “muito intenso para as relações bilaterais” com o Brasil, e destacou a cimeira bilateral que os dois governos estão a preparar para abril.

“No que toca ao relacionamento bilateral, é um relacionamento que tem 200 anos, um relacionamento único, e nunca perdemos o contato com o Brasil. Contudo, temos de registar que desde 2016 não houve uma cimeira bilateral e as cimeiras normalmente são anuais. Portanto, isso também mostra alguma dificuldade que houve na interlocução”, disse.

O ministro dos Negócios Estrangeiros apontou a retoma das cimeiras entre governos já “no primeiro semestre deste mandato do Presidente Lula” como “um sinal muito importante”.

“E nós olhamos para essas cimeiras como um momento não só do relacionamento bilateral, mas também para calibrar as nossas atuações dentro das regiões, da União Europeia, do CELAC [Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos] na América Latina”, salientou.

Interrogado se espera mudanças no relacionamento do Brasil com a União Europeia, Gomes Cravinho realçou que “desde logo o Presidente Lula já sublinhou o seu elevado interesse em fechar finalmente o acordo União Europeia/Mercosul”, que qualificou como “absolutamente fundamental para projetar o relacionamento para um outro plano”.

Por outro lado, o ministro dos Negócios Estrangeiros observou que “a relação entre o Brasil e a União Europeia tem o título de parceria estratégica”, mas nos últimos anos “essa relação tem tido muito pouco de estratégico”.

Gomes Cravinho adiantou que deverá voltar ao Brasil no fim de fevereiro na preparação para a cimeira bilateral.

Diplomata experiente, o ministro Mauro Vieira, embaixador do Brasil na Croácia desde 2018, já ocupou o cargo no Itamaraty durante o governo Dilma Rousseff, mas foi exonerado após o impeachment da ex-presidente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: