Lançado o primeiro Consulado Móvel Português em Mato Grosso do Sul

Da Redação

Cônsul de Portugal em SP, Paulo Lourenço.

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo lançou, em 04 de dezembro, na cidade de Campo Grande, a 1ª Permanência Consular portuguesa do Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto visa atender portugueses e descendentes que vivem e trabalham nas regiões mais distantes da capital de São Paulo, onde fica a sede do Consulado, diminuindo a necessidade de se percorrer grandes distâncias e os custos com viagem.

A Permanência Consular, uma espécie de Consulado móvel, poderá efetuar todos os serviços consulares como Cartão do Cidadão, Passaporte, Recenseamento Eleitoral e Registro Civil, entre outros. Isso é possível graças a um computador tecnologicamente avançado, intitulado “Pepmóvel”, que permite a um funcionário credenciado captar imagem, assinatura e impressão digital na hora, como se estivesse nas instalações do Consulado. Indiretamente, o projeto servirá também como um meio de aproximação dos portugueses e luso-brasileiros da região.

Os atendimentos estão previstos para 04 e 05 de dezembro, no consulado honorário, na sede da Associação Luso Brasileira, das 9h às 13h e das 14h às 17h, é preciso agendamento prévio pelo site do Consulado (www.consuladoportugalsp.org.br) ou pelo e-mail [email protected].

Dentro da jurisdição do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, que inclui o Estado de Mato Grosso do Sul, a 1ª Permanência Consular foi lançada em Araraquara (SP) em setembro deste ano. Depois a unidade móvel passou por outras cidades de São Paulo: Campinas, Marília, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, e uma segunda visita a Araraquara no último dia 02.

Em MS, a Permanência foi oficialmente inaugurada pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, acompanhado do Cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, que participaram de uma série de encontros neste dia 04 com representantes do governo, Prefeitura, comunidade portuguesa e luso-brasileira, bem como empresas locais.

A assinatura do protocolo aconteceu na sede da Associação Luso Brasileira/Clube Estoril. A noite, uma Sessão solene na Câmara Municipal de Campo Grande contou com as autoridades presentes que receberam condecorações do Legislativo Municipal. Além de encontro com prefeito e autoridades, aconteceu também encontro com a comunidade portuguesa local.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: