Estado português anuncia “Consulado Honorário” para Campinas

Representação será feita pelo português Pedro Pinto Peixoto, anunciado como Cônsul Honorário para Campinas e região.

 

Por Odair Sene

No último dia 17 de setembro, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo esteve representado na cidade de Campinas, pelo Cônsul Adjunto, Jorge Longa Marques, que aproveitou a presença da comunidade no “Jantar da Primavera” da Casa de Portugal, para anunciar o novo “Cônsul Honorário” para a região: Pedro Pinto Peixoto.

“Nesta ocasião foi possível unir o útil ao agradável, porque tivemos a concordância do Ministério das Relações Exteriores quanto a nomeação do Sr. Pedro Pinto Peixoto como Cônsul Honorário aqui para Campinas e região, portanto achamos essa data ideal para fazer este anúncio perante a comunidade”, explicou ao Mundo Lusíada o Cônsul Adjunto.

Há uma estimativa de que, no Estado de São Paulo se tenha 500 mil pessoas (e provavelmente muito mais) com descendência portuguesa. Também uma estimativa não oficial, de uma instituição de saúde, aponta que existe cerca de um milhão de portugueses em São Paulo.

“O que sabemos é que Campinas é o segundo maior pólo urbano do Estado [com pouco mais de 1.200 mil habitantes], e portanto acreditamos que seja um dos maiores pólos de concentração de portugueses também, acreditamos que a seguir de São Paulo, seja Campinas e depois Santos, terão certamente as maiores comunidades de portugueses”, disse Marques, citando ainda a populosa região do Grande ABC.

Como vai funcionar

Diferentemente de Santos, onde há um escritório consular (com estrutura física) com funções alargadas inclusive, em Campinas haverá, não exatamente um consulado, apenas uma função representativa, um atendimento no sentido de orientar o cidadão sobre os serviços consulares, sem funções executivas e sem o espaço físico estrutural consular.

O português Pedro Peixoto já conta no seu dia-a-dia com um espaço físico cedido pela Casa de Portugal de Campinas, e lá vai seguir orientando a comunidade também na sua nova função.

O Cônsul Honorário antes de tudo é uma pessoa que trabalha em prol da comunidade e sua nomeação é um mero reconhecimento do trabalho que a pessoa faz junto da comunidade. Porém o representante do Consulado Geral deixou claro que Peixoto não fará atendimento consular, não fará nenhum agendamento, não vai receber documentação. É tão somente uma função de apoio à comunidade, um acompanhamento com uma vantagem importante: a ligação direta ao Consulado Geral de São Paulo.

“Ele agora é uma via de comunicação direta conosco, ele já faz muito isso, já ajuda muito em questões de documentação, nacionalidade, então ele não pode fazer, mas pode informar o que o cidadão deve fazer, e com a vantagem de ser uma ligação direta com São Paulo”, explicou Jorge Marques enfatizando que não há funções executivas para um consulado honorário, portanto não importa o espaço físico, mas sim a figura do Pedro Peixoto “que pode ser contatada e isso é o mais importante”, referiu.

Para o presidente da Casa de Portugal, Vagner Vieira, se trata de um reconhecimento muito importante para a comunidade como um todo, e pessoalmente para o português Pedro Peixoto que já ajuda e orienta muitos usuários dos serviços consulares, gratuitamente e há muitos anos.

Também o presidente do Conselho Deliberativo João Batista Meira falou aos presentes parabenizando Peixoto pela nomeação, e ainda o ex-presidente e amigo do Pedro, Jota Santos, não só esteve na casa esta noite do anúncio, como falou exaltando e enaltecendo o amigo pelo trabalho desenvolvido.

Quem é Pedro Peixoto

Nascido a 04 de setembro de 1951, em Portugal, na Freguesia de Moimenta do Douro, Concelho de Cinfães do Douro, Distrito de Viseu, deixou Portugal ainda criança com a família com destino à França, onde viveu até seus 17 anos, quando veio para o Brasil onde morou no Rio de Janeiro, Jundiaí e finalmente Campinas onde se estabeleceu e fixou moradia.

Sem remuneração e já aposentado (reformado), Peixoto trabalha de forma voluntária na Casa de Portugal onde ajuda na secretaria da entidade nas áreas: social, divulgação, eventos, etc. Ele já ajuda, orienta, e atende a comunidade dentro do espaço da secretaria da Casa de Portugal, e já faz este trabalho há cerca de 12 anos.

Sem “poderes” para fazer algum ato consular, certificação, ou atestar algum documento. “Mas já é alguma coisa, e o reconhecimento do Governo português para mim é muito importante, mesmo que eu não tenha nada além da função de orientar, eu já passo ao Dr. Jorge alguns casos de pessoas mais necessitadas e ele tem nos ajudado, vou seguir fazendo este trabalho”, disse Peixoto que espera estreitar ainda mais sua proximidade com São Paulo a partir de agora.

Peixoto trabalhou por muitos anos com turismo, teve sua própria agência de viagens, e atualmente dá assessoria para não deixar de atender aqueles clientes tradicionais, até faz reservas em companhias aéreas, mas já não atende mais como agente de viagens, apenas como um intermediário para orientar e proporcionar uma viagem de qualidade.

Aos seus 71 anos, Pedro Pinto Peixoto recebe uma nomeação do Governo de Portugal para representar seu país perante seus patrícios lusitanos. Uma representação consular em reconhecimento à sua dedicação perante sua comunidade, o que, segundo ele, é recebido com “muito orgulho”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: