Embaixador de Portugal conheceu potencial turístico da Primeira Cidade do Brasil

Da Redação

Durante visita ao litoral paulista, o embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, conheceu no dia 1º de dezembro a cidade de São Vicente, onde pôde confirmar o potencial turístico da chamada “Cellula Mater da Nacionalidade”.

Em reunião com o prefeito Kayo Amado, no Salão Nobre do Paço Municipal, o embaixador falou sobre a importância de manter viva a história da primeira cidade do Brasil. “Há importantes projetos de cooperação de São Vicente com cidades portuguesas para os festejos de 500 anos de fundação, em 2032, e existe o interesse em contribuir para que essa comemoração tenha o brilho que deve ter”, afirmou o embaixador, ressaltando a proposta de traçar estratégias para atrair também turistas estrangeiros.

O prefeito apresentou ao representante português o mapa turístico vicentino, com importantes pontos de visitação, como Ponte Pênsil, Monumento Niemeyer e Praia do Itararé, além de locais históricos, entre os quais o Porto das Naus e a Biquinha de Anchieta.

“Temos uma série de outros elementos que remetem à relação histórica com Portugal, como o Marco Padrão, a Igreja Matriz e a Casa Martim Afonso, o que nos faz pensar que São Vicente é a cidade para ser visitada quando se quer conhecer os laços entre os dois países”, pontuou Kayo, completando que “o desafio para os próximos dez anos é de transformar São Vicente em uma referência turística e histórica na conexão entre Brasil e Portugal”.

Luís Faro ainda ficou a par do turismo náutico, com as marinas, a revitalização de toda a orla do Gonzaguinha e o potencial econômico da Área Continental nos segmentos industrial e portuário.

Presente no encontro, o presidente da primeira “Câmara das Américas”, vereador Professor Thiago Alexandre, agraciou o embaixador com um diploma de gratidão da cidade de São Vicente.

Também acompanharam a reunião membros da comitiva; a vice-prefeita Sandra Conti; os secretários municipais Alexsandro Ferreira (Desenvolvimento Urbano), Elizângela Bafini (Cultura), Juliana Santana (Desenvolvimento Econômico e Turístico), Kennedy Lui (Imprensa e Comunicação) e Talita Corrêa Santos (Planejamento e Governança); e os empresário Celestino Alves (Supermercado Ao Fiel Barateiro) e Daniel Alves (José Alves Contabilidade).

Visita a Santos

Além de ter participado do jantar de aniversário do Centro Cultural Português, realizado na noite do dia 30, autoridades fizeram um tour pelo Centro Histórico de Santos, na companhia do prefeito Rogério Santos, do presidente do Centro Cultural José Duarte, e demais diretores da instituição.

O passeio começou pelo Palácio José Bonifácio (Paço Municipal), onde os visitantes conheceram o gabinete do Prefeito, o Salão Nobre, a Sala Princesa Isabel e o Centro de Controle Operacional (CCO), além de terem recebido louças comemorativas do Bicentenário da Independência e camisetas da Portuguesa Santista.

Depois, a comitiva se dirigiu ao Memorial José Bonifácio, na Praça Mauá, onde o prefeito contou mais a respeito da história do ilustre santista. As paradas seguintes foram o Museu do Café, a Igreja Santuário Santo Antônio do Valongo e o Museu Pelé, onde receberam camisetas retrô do Santos F.C; na versão utilizada pelo Rei do Futebol.

O caminho pelas ruas de Santos foi recheado de histórias e curiosidades sobre o município, contadas pelo chefe do Executivo santista, que apontou construções importantes da Cidade e a relação destas com Portugal. “Ficamos contentes em recebê-los na Cidade e apresentá-los ao nosso Centro Histórico”, disse o prefeito Rogério Santos.

O embaixador Luís Faro Ramos, por sua vez, agradeceu pela hospitalidade. “É sempre um prazer vir a Santos”.

Acompanhado pelo Cônsul-Geral adjunto em São Paulo, Jorge Longa Marques, o embaixador também se reuniu com os funcionários do Escritório Consular em Santos, para abordar assuntos de interesse do posto consular. A visita incluiu ainda passagem pela Escola Portuguesa e Beneficência Portuguesa de Santos.

Segundo estimativa da Embaixada, a comunidade portuguesa e luso-descendente em Santos é superior a 50.000 pessoas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: