Deputado do PSD convida candidata derrotada do PS para cargo na Secretaria de Estado das Comunidades

Mundo Lusíada

José Cesário, Secretario de Estado das Comunidades Portuguesas (Foto MANUEL DE ALMEIDA/LUSA), e a candidata do PS, Carolina Almeida (Foto Ronaldo Andrade).

Um mês após as eleições legislativas de Portugal, a imprensa portuguesa divulgou que José Cesário (PSD), Secretario de Estado das Comunidades Portuguesas no cargo que era ocupado por Antonio Braga, nomeou para o seu gabinete a candidata do PS, Carolina Almeida.
Funcionária do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, e candidata ao partido da oposição pelo círculo da emigração, Carolina não conseguiu sua eleição e teve confrontos com o então candidato Cesário em debates na RTP (Rádio e Televisão de Portugal, durante o período de campanha.
Após saber do convite, o deputado eleito pelo Círculo da Emigração, Carlos Páscoa, divulgou um comunicado se dizendo “perplexo” com a notícia.
“Fui hoje (sexta-feira, 1 de julho) informado que a candidata do Partido Socialista pelo círculo de Fora da Europa, Carolina Almeida, foi nomeada pelo Sr Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Sr José Cesário, para aquela Secretaria de Estado. Foi uma decisão pessoal do Sr Secretário de Estado, que respeito, mas que certamente causará alguma perplexidade nas estruturas do PSD do Brasil, em particular de São Paulo e Santos, que com seu sacrifício pessoal e profissional, ajudaram a dar ao PSD uma vitória histórica” afirma Páscoa em sua nota.
“A mim, devo confessar, causou a mesma perplexidade que causou a todos que se envolveram na última campanha no Brasil. Quero deixar claro que é uma decisão pessoal do Sr Secretário de Estado e que só a ele caberá esclarecer os reais motivos que o levaram a tal nomeação” declara.
O deputado ainda menciona que vai solicitar ao Ministério dos Negócios Estrangeiros uma “inspeção rigorosa” no referido Consulado. “Quanto ao Consulado de São Paulo, apresentarei um requerimento na Assembleia da República, no sentido de solicitar ao Ministério dos Negócios Estrangeiros que promova uma inspeção rigorosa para que se possa apurar o que realmente ocorreu com os Serviços Consulares em São Paulo, nos momentos anteriores à campanha eleitoral e no decorrer dessa mesma campanha”.
Em São Paulo, a notícia também teria causado indignação e poderá ainda provocar a renuncia ao cargo de presidente do PSD secção São Paulo, pelo David Augusto da Fonte, o qual o Mundo Lusíada tentou contactar, porém o mesmo se encontra em Portugal e não foi encontrado para maiores esclarecimentos.
Órgãos da comunicação portugueses tentaram obter um comentário por parte dos Ministério dos Negócios Estrangeiros, sem sucesso.
Os deputados José Cesario e Carlos Páscoa foram os eleitos pelo Círculo Fora da Europa nestas últimas eleições.

1 Comment

  1. Francamente que não percebo quais as dúvidas do Sr. Carlos Páscoa.
    Parece que o problema reside no facto de o Consulado de São Paulo ter passado a fazer uma coisa correta que é alertar os cidadãos para se recensearem, coisa que foi proibida, de forma ilegal, durante anos, em que se criaram os maiores obstáculos ao recenseamento.
    Já não se lembram das guerras encabeçadas pelo Joaquim Magalhães?
    O que seria bom é que se fizesse um inquérito a todos os consulados no Brasil e se questionasse porque é que nalguns dos outros o recenseamento é tão débil, como se estivessem a escolher os recenseados pela cor.
    O facto de um dos funcionários mais zelosos ser marido da Carolina, só abona a ambos. Mal seria se ele tivesse escolhido para recensear apenas aqueles que fossem votar na mulher.
    A melhor prova da qualidade do trabalho está no facto de ela ter perdido.
    Carlos Páscoa só ganhou com esse bom trabalho que foi feito no recenseamento. O PSD não teria tantos votos.
    O que deve ser apurado é o que aconteceu no Rio.
    Mas por outras razões…
    Talvez o Licinio conte história, num dia destes. Ou a Benvinda…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: