Brasileiros foram a voto em Portugal, Lula vence em Lisboa e no Porto

Da Redação com Lusa

No meio do dia, quando ainda estavam abertas as mesas de votos em Portugal neste domingo, mais de 5.000 dos cerca de 45.000 eleitores brasileiros já tinham votado em Lisboa, nas primeiras duas horas após a abertura das urnas para o segundo turno das eleições, segundo o cônsul do Brasil em Lisboa.

De acordo com o representante do Partido dos Trabalhadores em Lisboa, Pedro Prola, o candidato às eleições presidenciais Lula da Silva venceu a votação na capital portuguesa com 64,5% dos votos, neste segundo turno.

Em Lisboa, Lula da Silva obteve 12.872 votos contra 7.085 alcançados pelo Presidente do Brasil e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, adiantou o mesmo representante do PT.

No Porto, ainda segundo dados de Pedro Rola, Lula da Silva ganhou com 9.450 votos contra 5.134 de Bolsonaro. Também em Faro, Lula venceu com 52% dos votos válidos contra 48% para Bolsonaro.

Já Bolsonaro venceu em países como Japão, Indonésia, Israel e Grécia. Até as 9h deste domingo, eleitoras e eleitores brasileiros em 22 cidades de 16 países já haviam finalizado a votação para presidente da República.

Brasileiros em Portugal

Numa conferência de imprensa cerca das 10:15, o cônsul Vladimir Waller Filho sublinhou que o número de votantes na primeira hora é “muito positivo” e representa mais de 20% dos cerca de 20.000 que votaram em Lisboa no primeiro turno, dia 02 deste mês.

“Estou muito satisfeito com a afluência de eleitores à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Desde a primeira hora em que foram abertas as portas, às 08:00, o afluxo de pessoas é muito grande e vejo com satisfação que as providências que tomamos para a gestão e administração de filas para agilizar a entrada e saída têm sido muito eficientes”, afirmou o diplomata brasileiro.

“Às 09:58 recebi um primeiro relatório em que já tinham votado cerca de 5.000 eleitores. Isso é muito positivo. O fluxo é permanente e não houve qualquer incidente até agora. Mesmo as 58 mesas eleitorais, com urnas eletrônicas, estão todas as funcionar”, acrescentou.

Mais uma vez, enormes filas encheram, de um lado, a Alameda da Universidade e, do outro, quase até à avenida em direção ao Hospital de Santa Maria. Em Lisboa, realçou Waller Filho, estão inscritos 45.273 eleitores, tendo 20.266 votado no primeiro turno.

“Estamos a administrar tudo com muito cuidado, tanto o pessoal de fora, por nós contratado para a zona externa do local de votação, e dentro da faculdade, em que se está a trabalhar em perfeita coordenação. Isso tem facilitado a entrada e saída muito rápida dos eleitores”, acrescentou.

Os eleitores entram pela porta principal da faculdade e saem pelas traseiras, permitindo escoar as pessoas mais rapidamente e evitar que se cruzem com as que ainda aguardam para votar, observou o diplomata brasileiro.

Cerca das 10:30, as filas para votar ainda eram extensas e até maiores do que as registradas ainda antes da abertura das urnas, às 08:00, quando, segundo as autoridades policiais estimaram à Lusa, rondavam os 7.500 eleitores.

O primeiro eleitor a encaminhar-se para as urnas, logo às 08:00, para votar, Joaquim Maciel, disse ter chegado ao local cerca das 05:30, mostrando-se surpreendido com a enorme multidão de pessoas que, entretanto, encheu praticamente os jardins da alameda da Universidade.

No Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já iniciou a contagem dos votos, que pode ser acompanhado em tempo real pelo site>>

No primeiro turno, Lula da Silva obteve nas presidenciais com 48,4% dos votos enquanto 43,2% dos votos foram obtidos por Jair Bolsonaro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: