Bolsonaro e Lula vão disputar segundo turno das eleições no Brasil

Da Redação com agencias

Com 96,93% das urnas apuradas, está confirmada a realização de segundo turno das eleições presidenciais no Brasil entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Lula está à frente, com 48% dos votos válidos, tendo virado a corrida quando 70% dos votos haviam sido apurados. Bolsonaro está em segundo, com 43,7%. A diferença entre o primeiro e o segundo colocado não permite mais a resolução da disputa no primeiro turno.

Simone Tebet (MDB) aparece em terceiro, com 4,22%. Ciro Gomes (PDT) está em quarto, com 3,05%.

Os mais de 156 milhões de eleitores foram neste dia 02 chamados à voto até às 17:00 de Brasília, nas 577.125 urnas eletrônicas espalhadas por 5.570 cidades brasileiras.

Além de Lula da Silva e Bolsonaro, disputaram as presidenciais brasileiras os candidatos Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Padre Kelmon, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.

Lula vence em Portugal

Das 58 mesas de voto em Lisboa, quando faltam votos de cinco mesas, a maioria deram vitória a Lula da Silva, avançou a CNN Portugal. Os apoiantes do presidente Jair Bolsonaro declararam à CNN Portugal que querem impugnar os resultados.

Em Lisboa, Lula registrou 12.153 votos contra 6.068 votos para Bolsonaro. Segundo avançou a RTP, apenas 60% dos brasileiros registrados votaram.

Lula da Silva também venceu no Porto, com 8.540 votos, enquanto Bolsonaro registrou 4.420. Já em Faro, Lula venceu por 143 votos, ou seja 8,05% dos votos.

Os dados foram enviados para o Brasil através do consulado, e ainda serão divulgados os números oficiais pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mundo – Diversos países já tinham encerrado a votação no exterior enquanto os brasileiros votavam de norte a sul do país.

Até agora, a maioria dos brasileiros no exterior deram vitória a Lula. Nas sessões com resultados já apurados, o petista venceu em pelo menos 43 cidades, enquanto Bolsonaro venceu em 21 cidades.

O petista foi vitorioso em países como China, Austrália, Nova Zelândia, Polônia, Palestina e Hungria.

Já Bolsonaro ganhou a votação nos países Israel, Emirados Árabes Unidos, Japão, Timor Leste, Moçambique e na Grécia.

Foram 697 mil eleitores aptos a votar no exterior nessas eleições, o que representa um aumento de 39,21% em relação a 2018.

Em Portugal, que tinham 80 mil aptos a votar, o horário de votação foi prorrogado devido ao grande movimento, com urnas abertas até às 20h (16h de Brasília).

Quando estão 87,78% das sessões totalizadas no exterior, Lula aparece com 47%, enquanto Bolsonaro aparece com 41%, Ciro com 4,52%, Simone Tebet com 4,41% e Felipe D’Avila com 1,26%.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: