Receita da semana: Caldo Verde

Por Renata Goulart

Acredito que essa seja a sopa preferida dos portugueses. Inclusive foi eleita como umas das Maravilhas Gastronômicas de Portugal. E com certeza há muito tempo, também, já caiu nas graças dos brasileiros. É fácil, usa poucos ingredientes e é deliciosa.

O autêntico caldo verde português leva chouriço, que é um tipo de linguiça defumada preparada com carne e gordura de porco e temperos, que variam de acordo com a região onde foi produzido.

Como não temos chouriço português aqui no Brasil ou, pelo menos não é muito fácil encontrar, normalmente, nas receitas brasileiras ele é substituído pela linguiça calabresa ou pela linguiça portuguesa ou até mesmo pelo paio.

O modo que eu preparo meu de caldo verde é diferente da maioria das receitas que eu costumo ver por aí. Espero que vocês gostem!

Ingredientes:

– 2L de água

– 2 linguiças (paio, calabresa, portuguesa) cortadas em rodelas

– 5/6 batatas médias

– 1 cebola

– 2 dentes de alho

– 150 ml de azeite

– couve picada (1 bandeja)

– sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela untada com um pouquinho de azeite, leve as rodelas de linguiça ao fogo até elas ficarem tostadinhas. A própria linguiça libera gordura enquanto frita. Retire a linguiça e reserve. Nessa mesma panela “suja” com a gordura da linguiça, refogue a cebola, quando estiver murcha, acrescente os dentes de alho amassados, quando começar a ficar douradinho, acrescente a água, o sal, as batatas e o azeite. Deixe ferver até que a batata fique bem macia.

Após, processe tudo com o mixer na própria panela ou leve tudo ao liquidificador. Ou ainda, amasse tudo no espremedor de batatas. (Passando no mixer ou no liquidificador fica um creme mais lisinho, já no espremedor de batata vão ficar uns gruminhos da batata. Aí vai do gosto de cada um).

Leve o creme de batata novamente ao fogo e acerte o sal e a pimenta. Acrescente a couve. Deixe ferver por mais cinco minutos. Acrescente a linguiça e está pronto. Sirva bem quente.

 

Por Renata Goulart de Carvalho Costa

Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend