Receita da Semana: Bacalhau com Natas

Por Renata Goulart

Esse é um prato português bem famoso e super apreciado e também é uma ótima pedida para o almoço de Páscoa!

Essa receita serve 4 pessoas.

Ingredientes:

3 postas de bacalhau (aproximadamente 1 kg); 400ml de leite; 1 kg de batata; 2 colheres (de sopa) de manteiga; 2 colheres (de sopa) de farinha de trigo; 200ml de creme de leite fresco; sal, noz moscada e pimenta do reino branca a gosto; 2 cebolas finamente fatiadas; 4 colheres de sopa de azeite; farinha de rosca e queijo parmesão ralado para polvilhar (opcional).

Modo de Preparo:

  1. Após dessalgar o bacalhau, cozinhe-o no leite de 5 a 10 minutos ou até ficar macio. (Utilize leite suficiente para cobrir o bacalhau. Assim, se for preciso, adicione mais leite que a quantidade indicada nos ingredientes). Após, retire a pele e as espinhas, e desfie-o em lascas grandes. Coe e reserve o leite para fazer o molho bechamel.
  2. Corte as batatas em cubos e frite-as, de preferência, no azeite e retire-as antes de ficarem coradas. Ou, se preferir economizar umas calorias, pode cozê-las na água e sal. Mas não deixe cozinhar muito, apenas 5 minutos depois que começar a ferver. Se quiser, depois de escorrê-las, acrescente sal e pimenta do reino. Reserve.
  3. Prepare o molho bechamel: Leve ao fogo a manteiga e quando derreter junte a farinha de trigo e mexa bem. Após, comece a adicionar, aos poucos, 400 ml do leite onde cozeu o bacalhau. Adicione também o creme de leite fresco. Continue mexendo até que fique na espessura desejada. Adicione o sal, a pimenta e a noz moscada a gosto. Reserve.
  4. Refogue as cebolas com o azeite e quando estiverem murchas, junte as lascas de bacalhau e refogue mais um pouco. Após junte as batatas e 2/3 do molho bechamel e mexa bem para incorporar todos os ingredientes.
  5. Passe tudo para um refratário untado com manteiga e adicione o restante do molho bechamel. Se quiser, polvilhe com a farinha de rosca e o queijo ralado. Leve ao forno pré aquecido em temperatura média por, aproximadamente, 30 minutos. Sirva bem quente, acompanhado de uma salada verde.

Como vocês podem perceber é um prato mega calórico. Então da pra servir só com uma saladinha verde e está ótimo. Mas pra quem não dispensa o arroz, pode ser também! Ah sim, e um bom vinho verde também combina super bem.

 

Por Renata Goulart de Carvalho Costa

Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend