Tenista português vence torneio da ATP pela primeira vez na história

DESTAQUES DA SEMANA

Por Emídio Tavares

 

Tenista português vence torneio da ATP pela primeira vez na história

O tenista português, João Sousa. Foto: Lusa
O tenista português, João Sousa. Foto: Lusa

O tenista português de Guimarães, João Sousa, entrou para a história do tênis de Portugal como o 1º a conseguir vencer um torneio da ATP, nesse domingo. Depois de eliminar o espanhol David Ferrer nas quartas de final; e o austríaco Jürgen Melzer na semifinal, João Sousa (77º no ranking mundial) garantiu vaga na final do Torneio de Kuala Lumpur na Malásia contra o francês Julien Benneteau (33º no ranking), batendo-o por 2×1 sets (2-6 / 7-5 / 6-4). Com os 250 pontos conseguidos com a conquista João Sousa deve subir no ranking e ultrapassar a melhor posição portuguesa conseguida até hoje e que era a 59ª, conseguida por Rui Machado em outubro de 2011.

 

TAÇA DA LIGA

Aconteceram ao meio desta semana (25 de setembro) alguns jogos de ida da 2ª fase da Taça da Liga (os de volta acontecerão entre 30 e 31 de outubro):

Santa Clara 0x0 Belenenses

Moreirense 0x0 Gil Vicente

Beira-Mar 0x1 Arouca

Farense 0x2 Marítimo

Restam ainda outros jogos de ida, que serão disputados nas seguintes datas:

09/10- Sporting Covilhã x Olhanense

12/10- Penafiel x Acadêmica; e Portimonense x V.Setúbal.

13/10- Leixões x V.Guimarães

 

TAÇAS EUROPEIAS

Liga dos Campeões

Pelo Grupo C o Benfica enfrenta na próxima jornada, que acontece a 2 de outubro, o PSG na França; enquanto o Anderlecht recebe o Olympiakos.

Pelo Grupo H o Porto recebe o Atlético de Madrid a 1 de outubro. No outro jogo do grupo, também a 1 de outubro, o Zenit recebera o Áustria Viena.

Liga Europa

Pelo Grupo E o Paços de Ferreira recebe o Pandurii a 3 de outubro; mesma data em que o Dnipro recebera a Fiorentina.

Pelo Grupo H o Estoril viaja para enfrentar o Slovan Liberec no próximo dia 3 de outubro; mesma data em que se enfrentarão Sevilha e Freiburgo na Espanha.

Pelo Grupo I o V.Guimarães viaja ate a França para enfrentar o Lyon a 3 de outubro; data em que o Rijeka recebera o Betis.

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 5ª jornada só terminou nesta segunda, dia 23, com o Paços de Ferreira recebendo as 20:15h o V.Setúbal, e finalmente conseguindo seu primeiro ponto ao empatar por um gol com os sadinos.

A 6ª jornada teve inicio nesta sexta, dia 27, com o Porto recebendo as 20h o V.Guimarães, e vencendo por 1×0, com um gol polemico conseguido através da conversão de uma penalidade máxima supostamente simulada.

No sábado mais seis jogos.

As 16h o Rio Ave recebeu o Nacional, e perdeu por 3×0; e a Acadêmica recebeu o Arouca, ficando no 0x0.

As 16:15h o Marítimo recebeu o Paços de Ferreira, e perdeu por 4×3.

As 18:15h o Olhanense recebeu o Estoril e perdeu por 2×1.

As 18:30h o Benfica recebeu o Belenenses e apenas empatou por um gol, num jogo polemico em que sobraram reclamações por impedimento no gol do time do Restelo e ainda por suposta penalidade máxima não assinalada em cima de Cardozo.

E as 20:15h o Braga recebeu o Sporting, e perdeu por 2×1; resultado que coloca o time de Alvalade na 2ª posição a 2 pontos do líder Porto.

Não aconteceu jogo algum no domingo devido as eleições em Portugal.

A jornada termina amanhã, segunda-feira dia 30, com o V.Setúbal recebendo o Gil Vicente.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

ÚLTIMAS NOTICIAS

Porto

Nesse sábado o Porto aproveitou a serie de festividades, pela comemoração dos 120 anos de existência, para inaugurar o seu belíssimo museu; bancado pelo banco brasileiro BMG, que pretende alargar os laços com o time portista no sentido de fazer parcerias em relação a jogadores.

Sporting

O presidente Bruno de Carvalho repreendeu o técnico Leonardo Jardim, que após o empate em casa com o Rio Ave teceu criticas a arbitragem. Bruno alertou Jardim que sua função é apenas treinar e orientar a equipe e não tecer comentários sobre arbitragem.

Braga

Principalmente devido as ultimas participações nas Taças Europeias (e em especial na Liga dos Campeões), associadas às vendas de jogadores (Lima, Mossoró, Beto e Ismaily), a SAD bracarense conseguiu nesta temporada de 2012/2013, e pela 4a vez consecutiva, um lucro; desta feita de 5,4 milhões de euros. Atualmente o passivo do Braga é de 22,6 milhões de euros e o ativo é de 37,4 milhões de euros.

Belenenses

Por problemas cardíacos, agravados durante o jogo com o Marítimo, e que o levaram inclusive a ser conduzido ao hospital, o técnico holandês do Belenenses Van Der Gaag anunciou essa semana seu desligamento do clube do Restelo a fim de cuidar da saúde. O novo treinador é Marco Paulo, antigo jogador do Restelo; e que atualmente dirigia a equipe de juniores.

Benfica

Jorge Jesus se envolveu numa confusão ao final do ultimo jogo do Benfica contra o V.Guimarães, ao tentar separar de um segurança um torcedor encarnado que invadiu o gramado. Se for denunciado por agressão ao segurança poderá ser punido com 3 meses a 3 anos de suspensão; já se for denunciado apenas por tentativa de agressão a pena cai de 1 mês a 1 ano de suspensão; e por outro lado, se for denunciado apenas por incitamento à indisciplina poderá ser penalizado de 6 a 18 meses de suspensão; fora a multa pecuniária cabível em qualquer uma dessas denuncia. Jesus já foi convocado pela Comissão Disciplinar da Liga para prestar esclarecimentos; além de ter sido ouvido pela PSP (policia de segurança publica) numa espécie de boletim de ocorrência feito após o ocorrido. Segundo noticias veiculadas na mídia, o BO afirma que Jorge Jesus teria atingido um segurança na face inicialmente e depois no braço; além de ter tentado impedir a ação policial.

Outros Esportes

Depois de sua estreia com vitória por 5×3 contra o Chile domingo passado, no Mundial de Hóquei sobre Patins disputado em Angola, Portugal voltou a vencer nessa segunda, desta feita goleando por 21×2 a Seleção da África do Sul. Na terça, jogando contra a anfitriã Angola, mais uma goleada, desta feita por 5×1 e que serviu para garantir Portugal nas quartas de final como campeão do Grupo C, ao lado do Chile, que se classificou em 2o lugar. O adversário luso na fase seguinte foi Moçambique, que Portugal enfrentou nessa quinta, goleando novamente, agora pelo placar de 6×0, que garantiu Portugal nas semifinais contra a Argentina; jogo que aconteceu nessa sexta, terminando empatado sem gols no tempo normal, e com vitória argentina na prorrogação por 1×0. Pelo quinto mundial consecutivo Portugal perde a chance de ir à final. Na outra semifinal, o Chile (que surpreendentemente eliminou na prorrogação e com um gol de ouro a seleção da Itália por 2×1) enfrentou a Espanha, sendo goleado por 7×0 pelos espanhóis, que fizeram a final com os argentinos nesse sábado; vencendo-os por 4×3 e conquistando o quinto titulo mundial consecutivo. Na disputa do 3º lugar, Portugal bateu o Chile por 10×3.

Portugueses no Exterior

Vieirinha, em partida de sua equipe, o Wolfsburg, pela Taça da Alemanha, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e devera ficar afastado dos gramados por um período previsto de 6 meses para recuperação da cirurgia reparadora da lesão.

Deco, que há alguns dias anunciou o final da carreira, foi punido com suspensão de 1 ano por suposto uso de substancia dopante, acusada há alguns meses num exame antidoping de rotina ao termino de uma partida do Fluminense. O ex-craque luso nem compareceu ao julgamento.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: