Português Rafael Ramos se defende de acusação de racismo em jogo do Brasileiro

Da Redação com EBC

O jogador português Rafael Ramos, do Corinthians, foi detido em flagrante e liberado após o clube pagar fiança na noite de sábado (14), em Porto Alegre. O português foi acusado pelo volante Edenilson, do Internacional, de tê-lo chamado de “macaco” – o que é negado pelo atleta luso – no empate por 2 a 2 entre as equipes no Beira-Rio, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

A acusação consta na súmula do árbitro da partida, Bráulio da Silva Machado. O documento relata que aos 31 minutos do segundo tempo, Edenilson o comunicou de que Rafael Ramos teria xingado e o chamado de “macaco”. O lateral alegou um “mal entendido” por conta do sotaque português. O árbitro registrou que “devido à distância dos atletas e barulho da torcida”, a equipe de arbitragem não conseguiu escutar nenhuma das versões citadas.

No Instagram, Edenilson reafirmou a acusação e disse ter procurado Rafael Ramos após o jogo, nos vestiários, esperando um pedido de desculpas, mas afirmou ter ouvido que “havia entendido errado”. O volante colorado, então, prestou queixa à Polícia Civil gaúcha, ainda no estádio. O Inter, pelo Twitter, manifestou repúdio a “todo e qualquer ato de preconceito” e que apoiará o jogador.

Detido no Beira-Rio e posteriormente liberado, Rafael Ramos também se pronunciou no Instagram. O corintiano garantiu que não foi, não é e nunca será racista. Pelo Twitter, o Timão relatou que o lateral foi ouvido e deu uma “versão diferente” de Edenilson, que o pagamento de fiança “não implica em admissão de culpa” e que “clube e atleta continuarão a colaborar com as autoridades”.

“Foi puramente um mal-entendido entre mim e o Edenilson. No fim do jogo, fui ter com ele e tivemos uma conversa tranquila, expliquei-lhe o que tinha acontecido, ele explicou o que entendeu. Expliquei a verdade, o que eu disse. Ele estava com receio de passar por mentiroso, eu disse-lhe que ele não é mentiroso, simplesmente percebeu as palavras erradas. Apertamos as mãos e desejei-lhe boa sorte. Foi isso que aconteceu”, disse o lateral luso, aos jornalistas, após a partida em Porto Alegre.

Com a bola rolando, o Inter abriu o placar aos 24 minutos do primeiro tempo, com o meia Alan Patrick. Cinco minutos depois, na sequência de uma disputa na área, o zagueiro Raul Gustavo empatou para o Corinthians. Aos 43, o atacante Wanderson aproveitou o rebote do goleiro Cássio para recolocar o Colorado na frente. Aos 19 da etapa final, porém, o atacante Jô recebeu do meia Gustavo Mantuan e driblou o goleiro Daniel antes de finalizar e garantir o ponto fora de casa ao Timão.

O Corinthians volta a entrar em campo na próxima terça-feira (17), contra o Boca-Juniors-ARG em La Bombonera. A partida será válida pela 5ª rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores e acontecerá às 21h30 (horário de Brasília).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: