Portugal faz 3×2 na Eslováquia e garante presença no Euro 2024

Da Redação

Missão cumprida no Estádio do Dragão. Portugal confirmou, esta sexta-feira, a presença no Europeu de 2024, depois de vencer por 3-2 a Eslováquia, em jogo a contar para a sétima jornada do Grupo J de qualificação.

Gols de Gonçalo Ramos, aos 18 minutos, e de Cristiano Ronaldo, aos 29, de grande penalidade, e aos 72, carimbaram aquela que será a 13ª presença consecutiva da Equipe das Quinas em fases finais de grandes torneios – sete Campeonatos da Europa mais seis Campeonatos do Mundo.

Debaixo de chuva, os comandados de Roberto Martínez garantiram cedo a posse de bola e o domínio de todas as operações no terreno de jogo, construindo, por isso, com naturalidade a vantagem no marcador.

Gonçalo Ramos deu a melhor sequência a um ‘nó cego’ de Bruno Fernandes a um eslovaco, cabeceando de forma certeira para o fundo da baliza, aos 18 minutos.

Depois do gol de Ramos, as oportunidades cresceram por parte da Seleção Nacional, no entanto, a equipe só marcaria mais uma vez antes do intervalo, na transformação de uma grande penalidade.

O capitão Cristiano Ronaldo não hesitou na cobrança do pênalti, a castigar uma ‘mão’ de um defesa eslovaco.

No segundo tempo, a Eslováquia cresceu e subiu mais vezes. Depois de um par de ameças, a formação de leste conseguiu furar a baliza à guarda de Diogo Costa, aos 70 minutos, num remate de Hancko, que ainda desviou em António Silva, antes de entrar.

Logo depois, aos 72, Cristiano Ronaldo acalmou a torcida lusa com mais um gol, após cruzamento de Bruno Fernandes. O VAR ainda esteve a rever o lance, devido a um possível fora de jogo, mas o ‘bis’ de CR7 acabou mesmo validado.

A equipe portuguesa conservou a vantagem no marcador até ao final, mas com novo calafrio aos 80 minutos, quando Lobokta disparou com êxito para o fundo das redes, fixando o resultado final em 3-2.

Homenagem

Cristiano Ronaldo foi alvo de uma homenagem no arranque do jogo entre Portugal e Eslováquia, por ter atingido números especiais com a principal camisa das Quinas.

O internacional português, e capitão de Portugal, somou 200 jogos pela Seleção Nacional A em junho passado, em Reiquiavique, frente à Islândia, e recebeu, nessa altura, uma placa do Guiness Book de reconhecimento pelo feito nunca alcançado no futebol masculino.

Esta sexta-feira, a homenagem aconteceu em casa, com direito a uma tarja gigante e com o público luso e a família do jogador presentes nas bancadas do Estádio do Dragão.

“O carinho dirigido pelos adeptos a Cristiano Ronaldo abrilhantou a distinção de um atleta excepcional a todos os níveis no futebol mundial” defendeu a Federação Portuguesa de Futebol.

O trajeto de CR7 na Seleção Nacional A, recorde-se, começou há 20 anos, em 20 de agosto de 2003, quando Luiz Felipe Scolari o lançou ao intervalo de um jogo com o Cazaquistão, com apenas 18 anos. Desde então, apontou 125 gols e marcou em nove várias fases finais, entre Campeonatos da Europa, Campeonatos do Mundo, Taça das Confederações e Liga das Nações.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: