Mostra “119 anos vestindo a camisa” conta história do Club Vasco da Gama

Da Redação

Para comemorar os 119 anos do Club de Regatas Vasco da Gama, acontece a maior exposição de camisas do Vasco em São Januário. Serão mais de 60 camisas expostas, em ambiente dividido de acordo com os títulos e as grandes conquistas vascaínas.

Cada setor terá uma representação diferente, como por exemplo, o gol mil do Romário, a Libertadores, um espaço destinado às camisas de goleiros e aos camisas negras. Haverá painéis informativos e ilustrativos, e outras plataformas de interatividade com o visitante.

“Será uma experiência única de apreciar um acervo inédito de camisas oficiais do Vasco. As camisas foram disponibilizadas por colecionadores cruzmaltinos e conta com peças raras e únicas” divulga o clube.

A exposição “119 anos vestindo a camisa” fica em cartaz de 26 de agosto a 09 de setembro. Aberto ao público, a entrada será feita mediante um quilo de alimento não perecível. Para os sócios estatuários e sócios-torcedores a entrega é facultativa.

A mostra pode ser vista de segunda a sexta de 10h às 20h e sábados e domingos de 10h às 16h, no Estádio de São Januário – área VIP.

Essa é mais uma ação do clube para se aproximar de seus torcedores e mostrar a grandeza da história do Club de Regatas Vasco da Gama.

Fundado em 1898, sessenta e dois idealistas, brasileiros e portugueses ligados à colônia portuguesa radicada na Cidade do Rio de Janeiro, reuniram-se no salão do sobrado da Rua da Saúde (atual rua Sacadura Cabral) decididos a fundar um clube destinado à prática do remo. Inspirados nas celebrações do IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para as Índias, os fundadores batizaram a nova agremiação com o nome do heroico português que alcançara tal feito.

Vasco da Gama ainda abrange outras modalidades como atletismo, vôlei de praia, basquete, futebol de areia, dentre outros, tendo como esporte mais tradicional o futebol. As cores do Vasco guardam forte significação: o preto remete aos mares desconhecidos do Oriente, desbravados por Vasco da Gama, enquanto o branco da faixa diagonal refere-se à rota descoberta pelo almirante. Além disso, estas são cores que se encaixam na ideia de uma comunhão de etnias. A Cruz, principal símbolo, tem forte aspecto religioso, porque a Ordem Militar de Cristo era ao mesmo tempo religiosa e guerreira.

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: