Destaques: Taças Europeias de 2014 podem ter uma final disputada em Portugal

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Taças Europeias de 2014 podem ter uma final disputada em Portugal

Antes de terminar seu mandado, Gilberto Madail solicitou ao presidente da UEFA, Michel Platinni, que avaliasse a possibilidade de Portugal sediar a finalíssima de uma das Taças Europeias de 2014, ano do centenário da Federação Portuguesa de Futebol. Embora o país não tenha um Estádio com a capacidade exigida pela entidade (muito acima dos 60 mil lugares do Estádio da Luz) para sediar a final da Champions League, uma exceção poderá ser aberta para que isso ocorra. Mas mesmo se isso não acontecer, Portugal tem os Estádios dos 3 grandes clubes em condições de sediar, pelo menos, a final da Liga Europa. Platinni prometeu estudar com carinho o pedido.

Seis clubes da Superliga terão Equipe B na Liga de Honra da próxima temporada

Segundo noticiou a Rádio Renascença, na próxima temporada a Liga de Honra passará a ter mais seis equipes, pulando de 16 integrantes para 22. Serão elas as equipes B de Porto, Benfica, Sporting, Braga, Marítimo e V.Guimarães; que porém não poderão nunca disputar a Taça de Portugal, a Taça da Liga e nem ascender à divisão maior do futebol português.

CNN indica dois estádios portugueses dentre os mais sui-generes do mundo

A CNN divulgou esta semana uma lista com os 8 Estádios de Futebol mais “sui-generis” do mundo, levando em conta a arquitetura e localização paisagística dos mesmos; e Portugal foi agraciado com 2 indicações: Estádio Axa do Braga; e Estádio do Nacional da Madeira. Kantrida (Croácia), Allianz Arena (Alemanha), Hernando Siles (Bolívia), Velodrome (França), Svagaskard (Ilhas Faroé) e Cidade do Cabo (África do Sul) são os outros 6 indicados.

TAÇA DE PORTUGAL
Os jogos das quartas de final da Taça acontecem na próxima semana, de 21 a 23 de dezembro, conforme calendário abaixo:

Dia 21, quarta-feira:
Acadêmica x D. Aves, às 19h

Dia 22, quinta-feira:
Oliveirense x Olhanense, às 19h
Sporting x Marítimo, às 21h

Dia 23, sexta-feira:
Moreirense x Nacional, as 20:15h

TAÇAS EUROPÉIAS
Benfica pega russos do Zenit, fazendo o jogo de volta na Luz

Dirigentes e torcedores encarnados ficaram satisfeitos com o que ditou o sorteio desta sexta-feira, definindo os jogos das oitavas de final da Liga dos Campeões; que terá os confrontos de ida sendo disputados entre 14 e 22 de fevereiro; e os de volta, entre 6 e 14 de marco. Coube ao Benfica enfrentar os russos do Zenit (onde jogam Bruno Alves e Danny) fazendo a primeira partida fora (dia 15 de fevereiro, às 17h de Portugal), e a de volta na Luz (dia 6 de março às 19:45h). Os demais jogos desta fase marcam os seguintes confrontos:
Lyon – APOEL
Nápoles – Chelsea
Milan – Arsenal
Basileia – Bayern
Leverkusen – Barcelona
CSKA – Real Madrid
Marselha – Inter Milão

Com time misto, Sporting perde na Itália, mas fica em 1º e agora pega o Legia Warszawa

Jogando nesta quarta em Roma, frente a Lazio, com muitos juniores e com apenas 2 titulares (Onyewu e Schaars); o Sporting perdeu por 2×0, levando um gol no final da primeira etapa (que foi toda dominada pela Lazio) e outro no inicio da etapa final (cujo domínio das ações foi do time luso). Mesmo assim, o Sporting terminou com líder do grupo com 12 pontos em 6 jogos; seguido pela Lazio, com 9 pontos em 6 jogos. Como o Vaslui perdeu fora para o Zurique por 2×0; a segunda vaga deste grupo D ficou com os italianos; que, portanto evoluem para a próxima fase ao lado do time de Alvalade.
No sorteio desta sexta para a próxima fase, coube ao Sporting o desconhecido Legia Warszawa, da Polônia; sendo a primeira partida fora, a 16 de fevereiro, e o jogo de volta em Portugal, a 23 do mesmo mês. O vencedor deste confronto pega na próxima fase (a 8 e 15 de marco) o vencedor do duelo Porto x Manchester City.

Com 10 por 75 minutos, Braga empata fora, fica em segundo, e agora pega o Besiktas

O Braga, que desde a penúltima rodada já tinha matematicamente garantido sua passagem para a próxima fase da Liga Europa, jogou nesta quinta-feira na Bélgica, frente ao Brugge, e por mais de uma hora com apenas 10 jogadores, visto que aos 15 minutos de jogo Elderson foi corretamente expulso pelo árbitro da partida. Mesmo assim, o time arsenalista resistiu bravamente durante toda a primeira etapa, só levando um gol no início do tempo final; gol este que porem não abalou o time português; visto que aos 19 minutos, Ewerton conseguiu desviar de calcanhar um chute de Hugo Viana, para igualar o marcador, que assim permaneceria até o final da partida. Com este resultado, o Brrugge terminou em primeiro no grupo com os mesmos 11 pontos do Braga, mas vencendo-o no confronto direto (visto que em Portugal os belgas bateram o Braga por 2×1). Já o Birmingham, mesmo vencendo o Maribor por 1×0, ficou com 10 pontos e foi eliminado.
No sorteio desta sexta, coube ao Braga como adversário nos dezesseis avos de final a equipe do Besiktas (dos portugueses Quaresma, Simão Sabrosa, Julio Alves, Manuel Fernandes, Hugo Almeida, Bebe; e do técnico Carlos Carvalhal, ex-jogador bracarense); sendo o primeiro jogo em Portugal, a 14 de fevereiro; e o jogo de volta a 23 do mesmo mês na Turquia.  O vencedor deste confronto enfrenta na próxima fase (a 8 e 15 de marco) o vencedor de Atlético de Madrid x Lazio.

Com retrospecto desfavorável, Porto enfrenta o Manchester City na próxima fase

Depois de ser relegado da Liga dos Campeões a Liga Europa (e apenas como o 5º melhor terceiro colocado da fase de grupos da Liga maior da Europa); coube ao Porto, no sorteio desta sexta-feira, enfrentar na fase de dezesseis avos da Liga Europa os ingleses do Manchester City; sendo a partida de ida em Portugal, a 16 de fevereiro; e a de volta, na Inglaterra, a 23 do mesmo mês. O adversário não agradou em nada os dirigentes portistas, ainda mais porque o retrospecto dos dragões com os times ingleses é sofrível: em 30 jogos, 15 derrotas, 9 empates e apenas 6 vitórias; sendo que nas últimas 14 partidas o Porto venceu apenas 2 vezes. O vencedor deste confronto enfrenta na próxima fase (a 8 e 15 de marco) o vencedor do duelo entre Sporting x Legia.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 12a jornada só terminou nesta segunda, dia 12, com o confronto entre Olhanense e Acadêmica, as 20:15h; no qual o time dos estudantes saiu vencedores por 2×0.
Já a 13a jornada começou na sexta, dia 13, com o Benfica recebendo as 20:15h o Rio Ave, saindo atrás no marcador, mas virando com goleada de 5×1.
No sábado dois jogos.
As 18:15h o V.Guimarães recebeu o Gil Vicente, ficando no empate por 1 gol.
E as 20:30h foi a vez do Porto receber o Marítimo, e vencer por 2×0.
No domingo, 4 jogos, sendo 3 às 16h:
Feirense 2×1 U.Leiria; Pacos de Ferreira 0x3 Beira-Mar; e Nacional 1×1 V.Setubal.
A última partida do domingo aconteceu as 19:15h entre Acadêmica e Sporting; que ficaram no empate por 1 gol.
A jornada só termina na segunda, dia 19, com o Olhanense enfrentando as 20:15h o Braga.
Critérios de desempate:
  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS
Sporting
Aproveitando a estada em Roma a par do jogo com a Lazio, pela Liga Europa, alguns membros da comitiva leonina, dentre eles Luis Duque e Pedro Sousa, foram recebidos no Vaticano pelo Papa Bento XVI nesta quarta-feira.

Benfica
A SAD encarnada seguiu os passos de Pinto da Costa (em relação à saída de Villas Boas para o Chelsea, que teve de pagar a multa rescisória ao Porto no valor de 15 milhões de euros, para levar o treinador); e já avisou aos espanhóis do Atlético de Madrid (após o suposto interesse dos mesmos por Jorge Jesus) que seu treinador só sai mediante o pagamento da clausula rescisória fixada em 7 milhões de euros. Além disso, quando questionado sobre o assunto, Jesus afirmou que não pretende sair porque o Benfica é muito maior que o time espanhol. Scolari é outro nome que surge na agenda do Atlético de Madrid.

Embora o acordo seja manter o sigilo ate junho de 2012 (quando então a transação devera ser efetivada); já é dada como certa, na Europa, a venda de Gaitan para o Manchester United por 35 milhões de euros.

O Benfica comprou por 2,7 milhões de euros os 30% restantes do passe de Maxi Pereira que ainda não lhe pertenciam (eram do Defensor Sporting, clube uruguaio de onde o Benfica o contratou em 2006); prorrogando seu vinculo ate junho de 2015; e fixando a clausula rescisória em 20 milhões de euros.

U.Leiria
Depois da ameaça por parte de inúmeros jogadores de romperem unilateralmente seus contratos com o time leiriense, a SAD do União de Leiria quitou todas as dividas pendentes, pagando inclusive o ultimo salário, relativo ao mês de novembro; isto porque nesta quinta venceu o prazo que os clubes tinham para apresentar toda documentação que comprova a adimplência com os funcionários; pois do contrario poderiam ser enquadrados no artigo 58.º-A do Regulamento Disciplinar da Liga que prevê punições para os clubes em descumprimento, que podem, inclusive, provocar a perda de três pontos na classificação.

Portugueses no Exterior
Nada mais, nada menos, do que 8 técnicos portugueses estão classificados para a próxima fase das Tacas Europeias (Liga Europa e Liga dos Campeões). São eles:
Pela Liga dos Campeões, Jose Mourinho (Real Madrid); Andre Villas Boas (Chelsea); Jorge Jesus (Benfica); e pela Liga Europa, Leonardo Jardim (Braga); Domingos Paciência (Sporting); Vitor Pereira (Porto); Carlos Carvalhal (Besiktas) e Jose Couceiro (Lokomotiv). Dentre as 48 equipes classificadas para a próxima fase (16 pela Liga dos Campeões e 32 pela Liga Europa); Portugal é o pais com o maior numero de técnicos.

Nesse final de semana, com a vitória do Real Madrid por 6×2 sobre o Sevilha, com 3 gols de Cristiano Ronaldo, o craque luso se distanciou mais de Messi (que tem 17 gols); chegando ao seu 20º gol no campeonato, em 16 jogos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: