Destaques: Sem Cristiano, Portugal se rende a superioridade brasileira

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Sem Cristiano, Portugal se rende a superioridade brasileira

Minuto de silêncio em tributo aos bombeiros mortos no combate aos incêndios deste verão em Portugal. Foto FPF/Francisco Paraíso
Minuto de silêncio em tributo aos bombeiros mortos no combate aos incêndios deste verão em Portugal. Foto FPF/Francisco Paraíso

Portugal jogou amistosamente contra o Brasil nesta terça-feira em Boston, e sem contar com Cristiano Ronaldo (liberado por dores musculares), acabou se rendendo a superioridade da seleção agora comandada por Felipão, ex-técnico luso. Com maior objetividade ofensiva em campo a seleção canarinha, desde o primeiro minuto da partida, sempre tomou a iniciativa de jogo, relegando Portugal apenas aos contra-ataques; e justamente num destes foi que a seleção portuguesa quase abriu o placar, com a infiltração surpreendente de Raul Meireles (um dos destaques da seleção das cinco quinas) por entre a zaga brasileira, para acertar bela cabeçada no pé esquerdo da trave do goleiro Júlio Cesar. Minutos depois, numa bola rebatida à frente da grande área brasileira, Maicon recuou mal de cabeça para Júlio Cesar, sem perceber que entre ele e o goleiro estava Raul Meireles, que com um toque sutil desviou a bola para o fundo das redes brasileiras, abrindo o placar para Portugal (aos 18 minutos) e fazendo vibrar metade da lotação do Estádio, que torceu pela seleção lusa. Porém, a superioridade técnica da seleção verde a amarela era clara, e se traduziu em gol seis minutos depois quando, após cobrança de escanteio, Bruno Alves e principalmente Miguel Veloso permitiram a Tiago Silva subir sozinho e cabear tranquilo para empatar o jogo. Com o gol, o Brasil passou a pressionar mais Portugal, forçando as jogadas com Neimar, que aos 34 minutos evoluiu para a área portuguesa sozinho, passando por Miguel Veloso e Bruno Alves, e fazendo um belo gol aos olhares de Coentrão e Pepe que não conseguiram chegar para intercepta-lo. Para a etapa complementar Paulo Bento fez algumas substituições, principalmente após o gol relâmpago sofrido logo aos 4 minutos quando, de novo, Bruno Alves deixou Jo sozinho para aproveitar um cruzamento da esquerda e fazer o terceiro gol brasileiro. Antunes entrou no lugar de Coentrão, Ruben Micael rendeu João Moutinho, e Postiga substituiu João Alves, com Ruben Micael sendo deslocado para a lateral e Postiga atuando mais a frente, o que rendeu a Portugal inúmeras oportunidades de gols em escanteios e cobranças de faltas, porém todas desperdiçadas. Com a vitória por 3×1 sobre Portugal, Felipão continua invicto no confronto entre as 2 seleções; pois venceu o Brasil duas vezes e empatou uma quando dirigia Portugal; e agora venceu de novo, só que comandando a seleção amarela e verde. Destaque para Raul Meireles e Nani do lado português, e que com certeza seria maior caso Cristiano Ronaldo estivesse em campo.

Jogador português Boa Morte vira nome de estação do metrô em Londres
Um projeto de marketing da empresa Press Association, que visa homenagear o futebol e em especial equipes de Londres, rebatizou com nomes de vários jogadores 11 estações do metro londrino; e a uma delas, que corresponde à equipe do Wast Hum United, deu o nome de um dos seus jogadores, no caso o do português Luis Boa Morte (que também já defendeu, alem do Wast Hum, o Arsenal e o Fulham), que agora fica eternizado com seu nome na referida estação.

TAÇA DA LIGA

Aconteceu nessa terça-feira o sorteio da 2a fase da Taça da Liga, que envolvera agora os 8 classificados da fase anterior (Portimonense, Beira-Mar, S.Clara, D.Aves, Penafiel, Leixões, Moreirense e Sporting da Covilhã), mais os 6 classificados na ultima Superliga do 9o a 14o lugar (V.Setúbal, V.Guimarães, Gil Vicente, Olhanense, Marítimo e Acadêmica) e ainda os 2 clubes que subiram da Liga de Honra (Belenenses e Arouca); que jogarão num sistema de eliminatórias (jogos de ida e volta), conforme tabela abaixo; com as partidas de ida acontecendo entre 25 e 26 de setembro, e as de volta entre 30 e 31 de outubro : Santa Clara – Belenenses Portimonense – V. Setúbal Moreirense – Gil Vicente Leixões – V. Guimarães S.Covilhã – Olhanense Beira-Mar – Arouca Penafiel – Acadêmica Farense – Marítimo

TACAS EUROPEIAS

Liga dos Campeões
Pelo Grupo C o Benfica recebe na próxima terça-feira, dia 17, o Anderletch da Bélgica. Pelo Grupo H o Porto enfrenta na próxima quarta-feira, dia 18, na Áustria, o Áustria Viena.

Liga Europa
Pelo Grupo E o Paços de Ferreira enfrenta na próxima quinta-feira, dia 19, na Itália, a Fiorentina. Pelo Grupo H o Estoril recebe também na próxima quinta-feira, dia 19, a Sevilha da Espanha. Pelo Grupo I o V.Guimarães recebe, ainda na quinta-feira, dia 19, o Rijeka da Croácia.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 4ª jornada teve os seguintes confrontos: No sabado, Rio Ave 0x1 V.Guimarães; Benfica 3×1 Paços de Ferreira e Porto 2×0 Gil Vicente. No domingo, Acadêmica 2×1 Belenenses; Setúbal 2×4 Marítimo; Nacional 0x1 Arouca; Braga 3×2 Estoril; e Olhanense 0x2 Sporting. O Porto lidera o campeonato com 12 pontos, seguido pelo Sporting com 10 e o Braga com 9 pontos. Já a 5ª jornada terá os seguintes confrontos: Arouca x Braga; Estoril x Porto; V.Guimarães x Benfica; Belenenses x Marítimo; Sporting x Rio Ave; Gil Vicente x Olhanense; Nacional x Acadêmica e Paços de Ferreira x V.Setúbal.

Critérios de desempate:   Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:   «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:   a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;   b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;   c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;   d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;   e) Maior número de vitórias em toda a competição;   f) Maior número de golos marcados em toda a competição»   A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação, aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS
Sporting
O Sporting rompeu unilateralmente os contratos de direito de imagem de Labyad e de Elias (atualmente emprestado ao Flamengo) e espera economizar com isso algo em torno de 1,5 milhões de euros por temporada (500 mil de Labyad e 1 milhão de Elias). Com o corte, Labyad recebera mensalmente 1/3 a menos do que receberia, ou seja, cai de 166 mil euros para 110 mil euros. Tal como Elias, que já recorreu a FIFA, o marroquino também o fará, por intermédio de um advogado português que acaba de contratar. O jovem zagueiro Tiago Ilori, recém negociado pelo Sporting com o Liverpool da Inglaterra, caiu nas graças do técnico da seleção inglesa que ate cogita convocá-lo para defender a Inglaterra, visto que apesar de ter defendido todas as categorias do selecionado luso, e ter mãe portuguesa, nasceu em terras britânicas e tem pai inglês. Indagado sobre o assunto o jogador não descartou a hipótese, apesar de reiterar o orgulho que teve por defender Portugal em suas categorias de base.

Benfica
A TV Benfica já chegou à marca dos 190 mil assinantes, e embora o gasto anual com o projeto bata na casa dos 9 milhões de euros, acredita-se num lucro considerável, puxado principalmente pela exclusividade da transmissão da Premier League em Portugal. Portugal e Brasil jogaram em Boston nessa terça-feira, e numa das escadarias que dão acesso às arquibancadas do Gillette Stadium, de propriedade do New England Patriots (time de futebol americano onde joga Tom Brady, marido da modelo brasileira Gisele Bündchen), encontra-se uma estatua de Eusébio igual a presente na Praça Centenarium do Estádio da Luz. As duas foram doadas pelo imigrante português radicado em Massachusets, Vitor Batista.

Nacional
Por cânticos racistas entoados pela sua torcida na 20a rodada da temporada passada da Superliga, em partida disputada contra o Olhanense, o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol resolveu punir o Nacional da Madeira a jogar nesse domingo, em seus domínios, contra o Arouca, com portões fechados e sem a presença de publico nas bancadas.

Paços de Ferreira
Impedido de mandar seus 3 jogos no Estádio do Dragão, nessa fase de grupos da Liga Europa, pelo fato dos mandos dos mesmos coincidirem com a semana em que o Porto mandara seus jogos (o que poderia judiar muito do gramado, que acabaria recebendo 3 jogos seguidos em menos de 7 dias), o time da cidade do móvel optou por realizá-los no Estádio D.Afonso Henriques, em Guimarães.

Seleção Portuguesa
A seleção portuguesa caiu para a 2a posição no Grupo F das eliminatórias, após a vitória da Rússia nessa 5a por 3×1 frente a Israel. Com o resultado os russos sobem para 18 pontos, e Portugal fica com 17. As duas ultimas rodadas do grupo acontecem em outubro, com Portugal jogando ambas as partidas em casa (dia 11, sexta-feira, contra Israel, as 20:45h, no Estádio Alvalade XXI; e dia 15, terça-feira, contra Luxemburgo, às 18h, no Estádio Municipal de Coimbra); e a Rússia jogando ambas fora (dia 11 contra Luxemburgo e dia 15 contra o Azerbaijão). O campeão do grupo assegura vaga direto no Mundial e o 2o colocado vai para repescagem num play-off onde 8 seleções europeias disputarão 4 vagas restantes. No ranking de seleções da FIFA deste mês Portugal caiu 4 posições ocupando agora a 11ª colocação, apesar das vitorias nos jogos das eliminatórias. A Espanha continua na liderança; seguida por Argentina em 2º; Alemanha em 3º; Itália em 4º; Colômbia em 5; Bélgica em 6; Uruguai em 7º; Brasil em 8º; Holanda em 9º e Croácia em 10º.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: