Destaques da Semana: Portugal mantem vice liderança com show de Cristiano

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Eurocopa 2020
Portugal mantem vice-liderança com show de Cristiano

Com três mudanças em relação ao jogo com a Servia (Cancelo no lugar do contundido Nelson Semedo, Ruben Neves no lugar de Danilo e João Felix no lugar de Gonçalo Guedes) Portugal foi ate a Lituânia nessa terça enfrentar os donos da casa e manteve a vice-liderança do grupo com mais um show de Cristiano, que marcou 4 dos 5 gols na goleada obtida de 5×1. Logo no começo do jogo João Felix cruzou uma bola para o miolo da área, que foi interceptada pela mão do zagueiro adversário, com pênalti assinalado e convertido por CR7. Aos 28, após cobrança de escanteio, um zagueiro adversário subiu sozinho nas costas de João Felix e empatou o confronto. Mas na etapa final Portugal continuou pressionando e logo aos 17 ampliou, num chute de Cristiano que contou com a colaboração do goleiro adversário. Três minutos após, Cristiano recebeu passe de Bernardo Silva e fez o terceiro dele e de Portugal. Aos 31 minutos novo passe de Bernardo para o artilheiro português quadruplicar o placar. E no ultimo minuto da partida, quando CR7 já houvera deixado o gramado para a entrada de Gonçalo Guedes, num bate e rebate dentro da área Willian Carvalho aproveitou para deixar o seu e fechar o marcador, que eleva Portugal a 8 pontos em segundo lugar no grupo e ainda com um jogo a menos. Portugal volta a jogar em outubro, enfrentando em casa Luxemburgo no dia 11; e depois saindo para enfrentar fora a Ucrânia no dia 14. Já em novembro recebe a Lituânia no dia 14; e termina sua participação na fase de grupos das eliminatórias no dia 17 quando joga fora com Luxemburgo.

CR7, o incansável batedor de recordes

Mesmo aos 34 anos o craque português Cristiano Ronaldo encontra-se no pleno de sua forma física e técnica, perseguindo e quebrando todos os recordes possíveis. Com os 4 gols assinalados frente à Lituânia, Cristiano transformou-se no maior artilheiro de todos os tempos das fases classificatórias dos campeonatos europeus de seleções, chegando aos 25 gols (em 31 jogos nessas fases) e superando o ate então recordista Robbie Keane da Irlanda, que tinha 23. Agora CR7 procura quebrar o recorde de maior artilheiro de seleções mundiais de todos os tempos, pertencente ao iraniano Ali Daei, que marcou 109 gols. Com esses últimos 4 gols marcados o craque luso chegou aos 94 tentos por Portugal.

Tacas europeias

Liga dos campeões

Benfica

O Benfica, integrante do Grupo G da Liga dos Campeões (ao lado de Lyon da França, Leipzig da Alemanha e Zenit da Rússia), inicia sua participação nessa fase na próxima terça, dia 17, quando às 20h de Portugal recebera o Leipzig, enquanto um pouco mais cedo o Lyon enfrentara o Zenit.

Já pela 2a jornada no dia 2 de outubro o Benfica ira ate a Rússia enfrentar o Zenit.

Liga Europa

Porto

O Porto, integrante do Grupo G da Liga Europa (ao lado de Glasgow Rangers da Escócia, Young Boys da Suíça e Feyenoord da Holanda), inicia sua participação nessa fase na próxima quinta, dia 19, recebendo o Young Boys; enquanto o Glasgow enfrentara o Feyenoord.

Já pela 2a jornada o Porto viajara no dia 3 de outubro para enfrentar na Holanda o Feyenoord.

Sporting

O Sporting, integrante do Grupo D da Liga Europa (ao lado de PSV da Holanda, Lask da Áustria e Rosenborg da Noruega), inicia sua participação nessa fase na próxima quinta, dia 19, quando viajara ate a Holanda para enfrentar o PSV; enquanto o Lask recebera o Rosenborg.

Já pela 2a jornada o Sporting recebera no dia 3 de outubro o Lask.

Braga

O Braga, integrante do Grupo K da Liga Europa (ao lado de Bratislava da Eslováquia, Wolverhampton da Inglaterra e Besiktas da Turquia), inicia sua participação nessa fase na próxima quinta, dia 19, quando viajara ate a Inglaterra para enfrentar o Wolverhampton; enquanto o Bratislava recebera o Besiktas.

Já pela 2a jornada o Braga recebera no dia 3 de outubro o Bratislava.

V.Guimarães

O V.Guimarães, integrante do Grupo F da Liga Europa (ao lado de E.Frankfurt da Alemanha, Arsenal da Inglaterra e Standard Liege da Bélgica), inicia sua participação nessa fase na próxima quinta, dia 19, quando viajara ate a Bélgica para enfrentar o Standard, enquanto o Frankfurt recebera o Arsenal.

Já pela 2a jornada o time vimaranense recebera no dia 3 de outubro o Frankfurt.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 5° jornada da Superliga começou nessa sexta:

13/09 (sexta)

V.Setúbal 1×0 Braga (18:30h)

14/09 (sábado)

Famalicão 4×2 Paços de Ferreira (16:30h) – resultado que mantém nessa jornada o time de Famalicão na liderança isolada do campeonato.

Benfica 2x0x Gil Vicente (19:00h)

V.Guimarães 5×1 Aves (21:30h)

15/09 (domingo)

S.Clara 2×0 Moreirense (16:00h)

Rio Ave 2×4 Tondela (16:00h)

Marítimo 1×3 Belenenses (16:00h)

Portimonense 2×3 Porto (18:00h) – o Porto chegou a abrir 2×0, sofreu o empate, e só no ultimo minuto de acréscimos conseguiu fazer o gol da vitória.

Boavista 1×1 Sporting (20:00h)

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas notícias

Benfica

Florentino, que desde a época passada já apresentava dores no joelho direito, foi afastado por lesão no menisco interno desse joelho, para avaliação mais detalhada do tratamento a ser instituído: conservador, com período mínimo de recuperação de 20 dias; ou cirúrgico através de uma artroscopia, com previsão de afastamento em torno de 40 dias. Após exames médicos específicos, decidiu-se, pelo menos por hora, pelo tratamento conservador.

Sporting

O presidente leonino, que na ultima temporada recebeu perto de 120 mil euros de salário bruto anual, passara a auferir nessa temporada 182 mil euros brutos anuais, que poderão ter um acréscimo de ate 50% desse montante em caso de metas esportivas e financeiras alcançadas.

Boavista

Objetivando futuramente não ter que dividir os direitos de formação de seus jovens jogadores das categorias de base, que ate então eram colocados em outras equipes profissionais para ganhar bagagem e experiência, o Boavista fundiu suas categorias sub-15 e sub-17 e criou o Bessa Futebol Clube onde esses e outros jovens vão ganhar rodagem e disputar campeonatos com os dividendos futuros pertencendo a SAD axadrezada, dona dessa nova equipe.

Portugueses no exterior

A Seleção Portuguesa de Futebol de Praia conquistou no ultimo final de semana seu sexto título da Superliga Europeia da categoria ao vencer de virada a Rússia por 4×2; transformando-se na maior vencedora a frente de Espanha e da própria Rússia, que contam com 5 títulos cada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend