Destaques da Semana: Euro 2012, Portugal no grupo da morte

DESTAQUES DA SEMANA
Euro 2012: Portugal no grupo da morte

Por Emídio Tavares

A Seleção portuguesa antes do playoff para Euro 2012 contra a Bósnia, no Estádio da Luz em Lisboa. 15 Novembro. Foto: MIGUEL A. LOPES / LUSA

Não poderia ser pior e mais difícil o grupo no qual caiu Portugal, para a disputa da fase final da Euro 2012, que será organizada em conjunto por Polônia e Ucrânia. À seleção das cinco quinas coube o Grupo B, ao lado de Alemanha, Holanda e Dinamarca. Todos os jogos de Portugal na fase inicial acontecerão na Ucrânia, sendo o primeiro no dia 9 de junho (sábado), em Lviv, contra a Alemanha; o segundo, ainda em Lviv, dia 13 de junho (quarta) contra a Dinamarca; e o ultimo dia 17 de junho (domingo), em Kharkiv, contra a Holanda.
Paulo Bento e o diretor de seleções Carlos Godinho devem viajar nas próximas horas para a Polônia, mais precisamente para Opalenica (pequena cidade de 9 mil habitantes e que fica a 40 km do aeroporto de Poznan), a fim de avaliar o possível “quartel general” da seleção lusa, no Hotel Remes que tem 16 campos gramados e ótimas instalações, alem de uma localização que facilita as deslocações do selecionado ate as cidades dos 3 jogos
(de Poznan ate Lviv o tempo previsto do trajeto terrestre é de 1.45h; e de Poznan a Kharkiv 2.20h).
Os dois primeiros colocados de cada grupo evoluem para as oitavas de final; sendo que se Portugal se classificar, e em primeiro, pegara o segundo colocado do Grupo A (Grécia, Polônia, Rússia e Rep. Tcheca) em Gdansk (Polônia), a 22 de junho (sexta); porem, caso a classificação aconteça em segundo lugar, caberá a Portugal enfrentar o primeiro do mesmo Grupo A, em Varsóvia (também na Polônia), a 21 de junho (quinta).
Como curiosidade vale citar que de todas as seleções do Euro 2012, a portuguesa só perde para a espanhola em termos de atletas mais caros e melhor remunerados no mundo futebolístico.
Eis os 4 grupos:

Grupo A:
Polônia
Grécia
Rússia
República Checa

Grupo B:
Holanda
Alemanha
Portugal
Dinamarca

Grupo C:
Espanha
República da Irlanda
Croácia
Itália

Grupo D:
Ucrânia
França
Suécia
Inglaterra

Atletas amadores reclamam de salários atrasados no Porto
Nem tudo é festa no Porto. Alguns atletas amadores do Porto, inclusive de várias categorias que se sagraram campeãs recentemente (como e o caso do hóquei, handebol e basquete) divulgaram esta semana que estão com salários atrasados; atrasos esses que em alguns casos vem desde o início a temporada. Enquanto a equipe principal de futebol tem seus atletas recebendo em dia e milhões; as equipes amadoras sofrem com este descaso.

TAÇA DE PORTUGAL
A Taca de Portugal, na sua 5a eliminatória, teve os seguintes jogos realizados esta semana, restando apenas para segunda, dia 5, Sporting x Belenenses, as 20:15h no Alvalade XXI:

Quinta-feira (1 Dezembro):
Moreirense (LH) 2×1 Torreense (II), 16h

Sexta-feira:
Marítimo (L) 2×1 Benfica (L), 20h15h
Numa partida onde o Benfica dominou totalmente a primeira etapa, embora só tendo feito um gol, de pênalti, através de Saviola oas 27 minutos; tudo mudou para a etapa final, com o time madeirense acuando os encarnados e logo empatando o jogo num belo chute de fora da área, desferido por Roberto Sousa, aos 15 minutos. O gol deu mais animo aos donos da casa, que 10 minutos depois, noutro belíssimo gol (com direito ate a chapéu), viraram o placar através de Sami. Ate o final da partida o Marítimo criou outras tantas oportunidades de gol, só não convertidas graças às grandes defesas de Eduardo. Na próxima fase o Marítimo enfrenta o vencedor do confronto Sporting x Belenenses.

Sábado:
Estoril (LH) 2×2 (2×4 nos pênaltis) Olhanense (L), 20:15h

Domingo:
Mirandela (II) 1×1 (3×4 nos pênaltis) Oliveirense (LH), 14h30h
Desp. Aves (LH) 2×1 Ribeira Brava (II), 15h00h
Tirsense (II) 0x0 (3×4 nos pênaltis) Nacional (L), 15h00h
Leixões (LH) 2×2 (0x3 na prorrogação-placar final 2×5) Académica (L), 19h15h

Segunda:
Sporting(L) – Belenenses(LH)

TAÇAS EUROPÉIAS
Já classificado, Sporting vence em casa e garante 1º lugar do Grupo D

Pela penúltima rodada da fase de grupos, o Sporting jogou nesta quinta, dia 1, em casa contra o Zurique; dominando do primeiro ao último minuto da partida, com destaque para o holandês Wolfswinkel (autor do primeiro gol perto dos 15 minutos de jogo) e para o búlgaro Bujinov (que embora tenha feito o segundo e ultimo gol do encontro, aos 13 do segundo tempo, criou muitas situações de gol para seus colegas de ataque, mas perdeu outras tantas). Com a vitória, o Sporting garantiu antes da última rodada (que acontece a 14 de dezembro, marcando os encontros entre Zurique x Vaslui; e Lazio x Sporting), a primeira colocação do grupo D com 12 pontos; seguido por Vaslui e Lazio com 6 (o Vaslui leva vantagem no saldo de gols frente a Lazio).

Braga bate ingleses e também garante vaga para próxima fase

Nesta quarta-feira o Braga recebeu os ingleses do Birmingham, e embora tenha levado um sufoco durante os 20 minutos iniciais, acabou por se sair bem, garantindo já vaga para a próxima fase da Liga Europa. Logo no início do jogo os ingleses reclamaram pênalti por suposta mão de um defensor bracarense dentro da área; mas a penalidade mesmo só foi assinalada aos 10 minutos, quando outro defesa do Braga agarrou escandalosamente na área o jogador adversário Elliot; porem desperdiçada pelo sérvio Zigic, que chutou para a defesa de Quim. Mesmo assim os ingleses não desanimaram e continuaram acuando o time bracarense no campo de defesa, com jogadas estonteantes do atacante Burke, que colocou em polvorosa a zaga do time luso. Após os 30 minutos o Braga conseguiu equilibrar as ações, voltando para a segunda etapa com mais poderio no ataque; tanto que logo no inicio fez o gol solitário, através de chute de Hugo Viana, que ainda desviou em um adversário. Dai para frente foi segurar o placar e garantir a vitória que deu vaga antecipada ao time da cidade dos bispos para os dezesseis avos de final; visto que agora o Brugge (que venceu fora o Maribor por 4×3) lidera o grupo H ao lado do Braga com 10 pontos; e enfrenta o time luso dia 15 em seus domínios; enquanto no outro jogo o Birmingham, que tem 7 pontos (perdendo no confronto direto para o Braga, mas vencendo no confronto direto com o Brugge) recebe o Maribor.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 11a jornada terminou nesta segunda, dia 28, com o V.Guimarães goleando o V.Setubal por 3×0. Devido aos jogos da Taca de Portugal, a 12a jornada só volta no próximo dia 9 de dezembro, sexta, com o Braga recebendo as 20:15h o Pacos de Ferreira.
No sábado 2 jogos: Beira-Mar x Porto as 18:30h; e Sporting x Nacional as 20:30h.
No domingo, às 16h, jogam V.Setubal x Feirense; e Rio Ave x Gil Vicente. As 18:15h jogam U.Leiria x V.Guimaraes; e as 20:15h, Marítimo x Benfica.
A jornada só termina na segunda, dia 5, com o Olhanense recebendo a Acadêmica as 20:15h.
Critérios de desempate:
  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas Notícias

Benfica
Intermediado pelo empresário de Maxi Pereira, Paco Casal, o Benfica esta trazendo 5 uruguaios para os seus juniores; sendo 3 do Penãrol (um atacante, um ponta e um meio-campista); um lateral-esquerdo do Danúbio; e um zagueiro central do Defensor.

Embora só venha a integrar o plantel encarnado no próximo verão português (a principio integrara a equipe de juniores, embora com promessa de também treinar com a equipe principal), o jovem lateral direito sueco, de 17 anos, Victor Lindelof, foi contratado esta semana pelo Benfica, junto ao Vasteras da Suécia.

Porto
A direção da TVI acusa Pinto da Costa de ter agredido seu narrador, ao final da partida Porto x Braga no ultimo final de semana, alem de insultá-lo. A direção portista nega o incidente.

Danilo, que o Porto recentemente contratou junto ao Santos, mas que só chega em janeiro, custou aos cofres portistas, conforme relatório da SAD enviado a bolsa de valores de Portugal, 17.8 milhões de euros.

Sporting
Alguns torcedores leoninos que se recusaram a ficar, no derby lisboeta, na “caixa de segurança” criada no Estádio da Luz para a torcida adversária, foram presos e também acusados de tentar danificar o patrimônio do recinto. Os mesmos foram identificados como integrantes de uma gang neonazista. Na Luz estima-se que o prejuízo causado não só com a depredação, mas principalmente com as cadeiras incendiadas pelos torcedores do Sporting chegue à casa dos 500 mil euros.

Yannick Djaló isentou o Sporting de culpa no processo de envolveu sua fracassada transferência ao Nice da França (devido ao atraso no envio da documentação de registro à FIFA); por culpa única e exclusiva do clube francês e de seu empresário, Leonel da Silva, que agiram de ma fé, prometendo valores muito maiores dos que foram apresentados na hora da assinatura do contrato, o que justificou o atraso na assinatura e no envio à FIFA. Djaló promete recorrer à Câmara de Resolução de Litígios da FIFA para solucionar seu caso, visto que desde a transação não recebeu um centavo sequer; e nem sabe a que clube está vinculado. Sobre os boatos vindo da Inglaterra e confirmados pelo técnico do Aston Villa que garantiu a presença de Djaló num período de testes para avaliação de uma possível contratação; o jogador negou com veemência, garantindo que não precisa mais provar para ninguém a qualidade que tem. Da mesma forma que o jogador, o Sporting também garantiu que ira recorrer aos tribunais competentes para receber o valor da transação fracassada.

Pacos de Ferreira
Depois do empate em casa na rodada passada e que relegou a equipe da cidade do móvel a ultima posição na tabela, sua direção resolveu demitir o técnico Luis Miguel, que foi contratado recentemente para substituir Rui Vitoria que foi para o time de Guimarães. Alem da eliminação da Taca de Portugal pelo Nacional, o time do Pacos, em 8 partidas pela Superliga, só venceu uma vez. Henrique Calixto, que entre 1999 e 2000 dirigiu os pacences antes de se aventurar no Vietnã como treinador, assinou contrato ate o final da atual temporada.

Portugueses no Exterior
João Alves, técnico português que ha 3 anos trocou o comando técnico das equipes juniores do Benfica pelo Servette da Suíça; foi demitido neste final de semana apos ver sua equipe ser eliminada da Taca da Suíça por uma da segunda divisão. Como o relacionamento com o gerente de futebol (Costinha) já não era bom, a eliminação foi a gota d’ água para a sua demissão. Para o seu lugar chega o desconhecido português João Carlos Pereira, que dirigia uma equipe no Chipre.

Fabio Coentrão, que jogou sábado passado pelo Real, esteve no ultimo domingo, na reinauguração no Estádio do Feirense, para acompanhar a partida dos donos da casa, com sua equipe do coração, o Rio Ave.

Villas Boas, que não tem conseguido sucesso na direção técnica do Chelsea, acaba de ver sua equipe ser eliminada esta semana da Taca da Liga Inglesa pelo Liverpool, em seus domínios, apos derrota por 2×0. E a terceira derrota em casa do ex-tecnico do Porto.

Cristiano Ronaldo, Pepe, Ricardo Carvalho e Nani são os portugueses pre-selecionados pela FIFA dentre 55 jogadores que serão alvo de votação por mais de 50 mil eleitores de federações filiadas a entidade, para no dia 9 de janeiro comporem a seleção ideal. A Espanha líder o ranking com 12 jogadores, seguida pelo Brasil com 8 (o único indicado fora da Europa foi Neimar). Em relação a equipes o Barcelona teve 12 indicados, seguido pela Real com 10.

Na temporada de 2012/2013 Portugal terá 3 equipes na Liga dos Campeões, sendo o campeão e o vice da Superliga de forma direta na fase de grupos, e o terceiro colocado disputando uma pre-eliminatória. Já na Liga Europa, Portugal terá 3 equipes. Atualmente Portugal encontra-se na 5a posição do ranking que serve de parâmetro para determinação de vagas, alguns pontos a frente da Franca. Se confirmar esta posição, Portugal colocara na temporada de 2013/2014 as 3 primeiras colocadas da Superliga na Liga dos Campeões, sendo o campeão e o vice de forma direta (fase de grupos); e o terceiro colocado, sem disputa de pre-elimminatória, entrando na fase de play-off (que antecede a fase de grupos).

Gilberto Madail respondeu na imprensa ao falatório de Paulo Bento, que cobrou publicamente uma solução para o seu futuro a frente da seleção (ainda não foi definido ate quando continua como técnico e se será o treinador ate a copa de 2014). O dirigente, em tom de poucos amigos, disse que a única vez em que um contrato com treinador da seleção foi renovado antes da fase final de uma disputa (caso de Antonio Oliveira em 2002) o resultado foi negativo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: