Destaques da Semana: Em noite de Galeno, Porto faz 3 fora, no Shakhtar

Destaques da semana
Por Emídio Tavares

 

Taças europeias

Liga dos campeões

Em noite de Galeno, Porto faz 3 fora, no Shakhtar

O Porto iniciou na terça-feira (19/09) sua jornada na fase de grupos da Liga dos Campeões enfrentando fora o Shakhtar da Ucrânia, que agora manda seus jogos em Hamburgo na Alemanha. E com Galeno inspirado dando ritmo ao jogo, o Porto venceu bem o time ucraniano, liquidando a fatura no 1º tempo. Aos 8 Galeno abriu o placar. Cinco minutos depois, numa bobeada da zaga lusa, Kevin empatou para o Shakhtar. Mas a noite era dele, e aos 15 Galeno ampliou. E não parou por aí, aos 29, numa assistência de Galeno, Taremi fez o 3×1 que fechou a fatura na bela e importante vitória portista. Na próxima jornada a 4 de outubro, o Porto receberá o Barcelona.

Braga Deixa Nápoles Vencer No Final

O Braga, de volta a Liga dos Campeões, enfrentou em casa na quarta-feira (20/09) o Nápoles, campeão italiano, sendo muito pressionado na etapa inicial pelo adversário, que deu as cartas da partida, mas só conseguiu abrir o marcador nos acréscimos do 1º tempo. Para a etapa complementar o time napolitano tirou o pé do acelerador permitindo o crescimento da equipe bracarense, que criou várias oportunidades, embora empatando o jogo somente aos 39 minutos, numa bela cabeçada de Bruma. Quando tudo caminhava para o fim, aos 43 minutos Niakate cortou mal um cruzamento de Zielinski, mandando a bola para dentro de suas próprias redes e decretando a vitória adversária. Na próxima jornada, a 2 de outubro, o Braga vai até a Alemanha enfrentar o Union Berlim.

Trubin, Substituto De Vlachodimos, Falha E Benfica Perde Para Salzburgo Na Luz

Também na quarta-feira (20/09), pela Liga dos Campeões, o Benfica recebeu o Salzburgo, e escreveu um capítulo para ser apagado da sua história. Com lambanças da zaga e do goleiro Trubim, que levaram a dois pênaltis e uma expulsão em 13 minutos de jogo. Aos 2 minutos, após um escanteio, Trubin derrubou Pavlovic, para pênalti assinalado e que felizmente foi perdido. Aos 13, num erro de passe de Bah, contra-ataque austríaco onde Trubin sai mal da meta, Otamendi divide com o atacante, a bola bate no travessão e é interceptada com a mão por Antônio Silva antes de ultrapassar a linha fatal. Antônio Silva é expulso e novo pênalti é assinalado e desta vez convertido pelo adversário. Schmidt então tira João Mário para colocar Morato. O Benfica aos poucos vai equilibrando o jogo e Di Maria quase consegue empatar após cobrança de escanteio. No final da etapa inicial nova saída péssima do goleiro encarnado onde por pouco o Salzburgo não marcou. Na etapa complementar o Benfica continuou tentando e aos 5 minutos quase conseguiu com Musa, mas novo contra-ataque austríaco, gerado por outra falha da defesa lusa na saída de bola de Morato e na cobertura falha de Aursnes, gerou o 2º gol do adversário encarnado. David Neres continuava no banco, e mesmo com a insistência da torcida que gritava por seu nome, o técnico Schmidt só o colocou em campo aos 27 minutos, quando já era tarde demais. Decepção para os quase 61 mil torcedores presentes na Catedral da Luz. Na próxima jornada, a 3 de outubro, o Benfica vai até a Itália enfrentar a Inter de Milão.

Liga Europa

Leões vencem de virada na Áustria

Já o Sporting, pela Liga Europa, enfrentou na quinta-feira (21/09) o Sturm Graz na Áustria, com algumas mudanças na equipe em relação ao último jogo pelo campeonato português, inclusive a volta de Daniel Bragança após longo período de contusão. Os donos da casa começaram trabalhando intensamente pressionando os leões, que só conseguiram controlar a situação após os 30 minutos de jogo, inclusive com Paulinho perdendo pelo menos duas chances claras de gol. Na etapa complementar o time luso manteve a pressão, mas foram os donos da casa que abriram o marcador, após rebote da trave de Adam, aos 13 minutos, o que gerou um desânimo nos atletas leoninos. Foi quando então Amorim colocou a campo Nuno Santos e Pote, que mudaram o ânimo da equipe, conseguindo o empate aos 31 com Gyoekeres, e a virada, aos 39 com Diomande. Vitória merecida do Sporting que na próxima jornada, a 5 de outubro, receberá a Atalanta da Itália.

TAÇA DA LIGA

Estão definidos os 4 grupos da Taça da Liga, cujos vencedores de cada um garantirão vaga na “final-four” que será disputada em Leiria:

Grupo A=> Braga, Casa Pia e Nacional

Grupo B=> Benfica, Arouca e Aves

Grupo C=> Sporting, Farense e Tondela

Grupo D=> Porto, Estoril e Leixões

 

Liga Portuguesa De Futebol 2023/2024

A 5ª jornada terminou nessa segunda, dia 18, com o Boavista recebendo às 20:15h o Chaves e goleando por 4×1, resultado este que custou o cargo do treinador do Chaves, José Gomes.

Já a 6ª jornada teve início na sexta-feira com os seguintes confrontos:

Sexta-feira (22/09)

Famalicão 1×0 Arouca (20:15h)

Sábado (23/09)

Estoril 2×2 Vizela (15:30h)

Moreirense 1×0 Farense (15:30h)

Casa Pia 0x0 V.Guimarães (18:00h)

Porto 2×1 Gil Vicente (20:30h)

Domingo (24/09)

Chaves 2×2 E.Amadora (15:30h)

Portimonense 1×3 Benfica (18:00h)

Braga 4×1 Boavista (20:30h)

A jornada só termina na segunda-feira (25/09), com o Sporting recebendo o Rio Ave às 20:15h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Belenenses

Marinho Peres, antigo jogador da Portuguesa e da Seleção Brasileira (capitão na Copa de 74), e treinador em Portugal de V.Guimarães, Belenenses (onde conquistou a Taça de Portugal em 1989), Sporting e Marítimo, faleceu na segunda-feira (18/09) em Sorocaba, aos 76 anos. Desde 2019, Marinho vinha sofrendo por conta de um AVC que sofrera, e mais recentemente do Mal de Alzheimer.

Portugueses pelo Mundo

Na vitória do PSG frente ao Borussia Dortmund essa semana, o português Vitinha foi eleito o craque da partida pela UEFA, com atuação perfeita e ainda assistência para o primeiro gol da partida, na vitória francesa por 2×0.

Outro monstro em campo, também eleito o melhor do jogo, foi João Félix, autor do 1º e último gol do Barcelona, além de assistência para o 2º, na vitória espanhola por 5×0 frente ao Antuérpia.

Pela Liga dos Campeões Asiáticos, o Al-Nassr de Cristiano Ronaldo venceu no Irã o Persépolis por 2×0, numa jornada memorável para o craque luso que viu o treino de sua equipe, antes do confronto, ser cancelado por conta da multidão iraniana que invadiu as ruas para acompanhar a chegada do ônibus onde estava CR7, e também o local do treino, eufórica em poder ver de perto o craque português, sendo posteriormente agraciada com uma mensagem de agradecimento pelo carinho inesquecível, nas redes do madeirense.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: